31 agosto 2006

||| O BLOG D´OIS POR TRÊS, PIROPOS E SAUDAÇÕES

O blog d´Ois Por Três interroga-se em post de hoje, 31 de Agosto, dia consagrado aos bloggeres sobre as razões porque lhe chamamos clerical. Então e precisa de perguntar, d´Ois Por Três?
Basta ler... as meias palavras! As vossas!!
Saudamos e agradecemos a simpatia de postar que nos aprecia muito e já não concordamos com aquela de e citamos « nem sempre entendermos muito bem o sentido irónico e interveniente dos seus posts» e de mandarmos piropos.
Ó, então vejam lá: não se incomodem, é tudo sem querer ofender. Mas obrigado pela referência. Retribuímos.
E viva Óis da Ribeira e os dois blogs!!!

30 agosto 2006

||| A FESTA DO AVANTE E OS SEIS OU SETE COMUNISTAS DE ÓIS DA RIBEIRA


Começa sexta-feira, a 30ª edição da "Festa do Avante!", que vai até domingo, na Quinta da Atalaia, no Seixal. A abertura oficial conta com um concerto de homenagem ao maestro Fernando Lopes Graça. Os comunistas prepararam 25 debates de temas da actualidade, concertos, exposições, teatro, culinária, desporto e literatura.
O cartaz é assinado por um espectro musical muito variado e que junta A Naifa com os Gaiteiros de Lisboa, Boss AC, Xutos & Pontapés, The Vicious Five, Cristina Branco, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Kussondulola, Sérgio Godinho, Telectu, Babylon Circus, Tito Paris, Mandrágora e Led On (tributo a Led Zeppelin). Além da música, há outras possibilidades de consumo cultural. Está garantido o desporto, desde artes marciais a patinagem artística, futsal, andebol, xadrez e malha.
O público também pode provar a "cozinha" de Timor, Cabo Verde, Cuba, China, Chile, Uruguai, Catalunha, Angola e Moçambique. No âmbito da literatura, há a festa do livro e o antigo secretário-geral comunista, Álvaro Cunhal será homenageado com uma evocação da sua obra literária. "É tempo de começar a falar de Álvaro Cunhal", de Urbano Tavares Rodrigues e "Álvaro Cunhal e as mulheres que tomaram partido", de João Céu e Silva, serão dois dos livros em destaque. Em debate vão estar a situação de Timor-Leste, o desemprego, os direitos dos trabalhadores e a reforma da Segurança Social. A Festa do Avante! termina domingo com um comício que marca a "rentrée" política dos comunistas, onde marcará presença o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa. A entrada para os três dias custa 25 euros.
Ois da Ribeira terá seis ou sete militantes comunistas, a fazer fé nos resultados eleitorais. Algumns dels irá à festa do Avante?!

29 agosto 2006

||| VALERÁ A PENA?

A Blogdrive esteve, nos últimos dias, com problemas o que me impediu uma actividade regular aqui no conttadois. Ainda pensei que por andar a dar coices no director-geral da DGCI, uma alma protegida por São José Maria Escrivã, tivesse sido alvo de uma vingança divina, encomendada pela tão terrena Opus Dei, mas julgo que não, não se tratou de um Hacker celestial pois se assim fosse também teria atingido a Blogger, o que não sucedeu.
Foi mesmo problema do servidor da Blogdrive, o que me levou a andar pro aí aos coices na internet, sem conseguir entrar no servidor. Agora que tudo está pronto, venho pedir a opinião dos meus pacientes, para saber se vale a pena continuar a blogar.
Valerá?
Alguém me lê?
Alguém me comenta?
Não somos alternativa ao clerical d´Ois Por Três?

28 agosto 2006

||| AQUELE SENHOR DA DIRECÇÃO GERAL DOS IMPOSTOS QUE MANDAR DAR NOTÍCIA DE QUE NOS VAI PAGAR O QUE LHE ADIANTÁMOS

Os dias o sossego da Praia dos Três Pauzinhos foram perturbado duas vezes, a primeira devido à notícia vinda de Londres que dava conta de que estava em curo uma grande operação terrorista, a segunda pela divulgação de mais um grande feito do fisco, os reembolsos do IRS foram processados antes do fim do prazo limite.
Se quanto ao que se passou em Londres temo dificuldades em apreender a realidade, já quanto à grande notícia nacional não temos dúvidas que se trata de pura propaganda que apenas se compreende pela tacanhez de alguns dirigentes do ministério das Finanças, que transformaram em notícia um facto que respeita ao funcionamento interno. Por este andar a EDP vai comunicar para a imprensa que já emitiu as facturas do mês de Setembro, ou ainda seremos informados que o governo garante que o próximo Dia de Natal celebrar-se-á a 25 de Dezembro.
O reembolsos respeitam a impostos pagos a mais durante 2005, as declarações foram entregues em Março e pouco depois foi feita a liquidação. O que o Governo deveria explicar aos contribuintes é a razão porque foram necessários mais de quatro meses para o Estado devolvesse o que cobrou a mais porque utiliza taxas abusivas na retenção na fonte.
Talvez os reembolsos já tenham sido processados mas o facto é que este foi o ano que o meu reembolso tardou mais tempo (ainda não o recebi) e em relação ao passado recente o atraso é de um mês.
Em vez de falsas notícias, a DGCI deveria informar os contribuintes se já resolveu a barracada do imposto municipal sobre veículos (ora vejam lá o que está a acontecer de novo...) e deixar de intoxicar os portugueses com informações falsas ou desnecessárias que resultam mais das ambições pessoais de alguns responsáveis, que chegam ao ponto de evidenciarem que nem sequer têm a noção do ridículo. Alguém tem memória de um governo europeu transformar estes factos em notas de imprensa, como se os reembolsos fossem uma esmola dada por um qualquer subdirector-geral incompetente da DGCI? Ora este país...

27 agosto 2006

||| O REEMBOLSO DO IVA, O DIRECTOR GERAL DOS IMPOSTOS E UM BLOGUISTA NA PRAIA DOS TRÊS PAUZINHOS

Mesmo na Praia dos Três Pauzinhos, aí pelo dia 10 ou 11 de Agosto, soubemos que o Director-Geral dos Impostos foi obrigado a interromper as merecidas férias porque partiu um braço, infelizmente com alguma gravidade. Juramos que não lhe rogámos uma das muitas famosas pragas de Monte Gordo, ainda chegámos a pensar nessa hipótese mas desistimos, chegámos à conclusão que o atraso no reembolso do IRS não seria uma sacanice, o director-geral é uma pessoa tão crente que muito provavelmente quer transformar o reembolso numa prenda de Natal.
Muito provavelmente foi um dos que constam na lista que lhe rogou a praga e, pelos vistos, a apólice de protecção divina conferida pela Opus presença não se revelou eficaz, ou então os pecadilhos que tem cometido levaram ao cancelamento dos seus poderes.
Fiquei a pensar se alguns dos que por aí andam também não mereciam partir um bracito de vez em quando, para não assinarem algumas asneiras.

26 agosto 2006

|||| A SEGURANÇA ANTI-BIN LADEN, O BIG MINISTRO ANTÓNIO COSTA (MAC) E AS ATIRADEIRAS DE ÓIS DA RIBEIRA

A viver ao ritmo de férias, aí pelo ido 11 ou 12 de Agosto, só quando ouvi as notícias das televisões é que fiquei a saber que o Bin Laden andava a fazer mais uma das suas, desta vez no Reino Unido, o que deu para ouvir Bush assumir-se como líder da luta contra o que ele definiu como fascismo islâmico.
O curioso da história é que os especialistas pela segurança aérea andavam tão preocupados em encontrar talheres de plástico e nem se lembraram de algo tão simples como o efeito explosivo da combinação de alguns químicos, algo que qualquer um pode aprender, aliás, quem não sabia produzi-los ficou a saber graças à explicação pormenorizada de um zeloso militar que achou pedagógico ensinar a arte em directo no telejornal.
Mas graças a Deus o sobressalto não durou muito, o nosso BIG MAC – Big Ministro António Costa – logo veio tranquilizar-nos, assegurando-nos que os nossos aeroportos eram seguros. Ainda bem que assim é pois eu pensava que a partir de alguns edifícios de Lisboa quase bastaria uma ‘pressão de ar’ para mandar um avião abaixO.
Em Óis da Ribeira, o assunto seria certamente resolvido à pedrada, com umas atiradeiras de ir aos pardais!

25 agosto 2006

||| O POST DA PREGUIÇA, QUE ERA PARA SER EDITADO ANTES DE IR DE FÉRIAS MAS QUE FICOU NA GAVETA

Claro que "dolce far' niente" é um overstatement (record! 8 palavras, quatro delas sem serem em português!), mas o contradois vai de férias (já devia ter ido na sexta-feira...). Portanto, até ao dia ..., não vai por aqui aparecer nada de novo.
Não vai dar para descansar muito, que agora é que a mudança de casa vai arrancar a todo o gás, mas agora, pelo menos, sou eu quem define o ritmo. Para quem ainda não foi de férias, ou já delas voltou, fica aqui o asterisco sonoro dos próximos quinze dias: já os
Monty Python diziam que as coisas podiam ser bem piores, mesmo quando se está pregado a uma cruz.

24 agosto 2006

||| O CÉREBRO

Há uma razão cerebral para tudo, bem entendido. E nós, afinal, só conhecemos 10% das funções que o nosso cérebro desempenha. Aparentemente, a função dos restantes 90% é impedir-nos de descobrir para que servem.
Uns porque só têm serrim, outros areia, outros...
Assim sendo e cerebralmente pensando, como que havemos de acreditar em quem, desalmadamente, se afirma sempre como o pensador das nossas coisas, solucionador dos nossos problemas e vai-se a ver, e lá nos repetimos, não fazem nada por a gente?!

23 agosto 2006

||| A ARTE DA POLÍTICA E DOS POLÍTICOS QUE FAZEM QUE PENSAM POR NÓS MAS, AFINAL, NÃO FAZEM NADA POR NÓS

A política é a arte de procurar problemas, encontrá-los, diagnosticá-los incorrectamente e depois aplicar-lhes os medicamentos errados - lemos isto algures.
O dignóstico não está mal feito. Falta é passar a certidão de óbito a quem assim se comporta e todos nós, mais ou menos, conhecemos gente desta laia, até pelos nossos lados.

22 agosto 2006

||| O CASO DA CÂMARA DE SETÚBAL E OUTROS CASOS QUE NÓS CONHECEMOS PELAS NOSSAS BANDAS DENUNCIADOS POR UM RIBEIRENSE

O presidente da Câmara de Setúbal, o comunista Carlos de Sousa, deverá amanhã renunciar, por alegadas ilegalidades na gestão do município. Não me parece normal o que está a suceder e estranho que não haja uma única voz que o critique.
O próprio PS parece concordar com aquela anormalidade, ao assegurar que vai ajudar a manter o executivo depois de o aparelho do PCP (é curioso como agora nem se fala de CDU) escolher o novo presidente.
Aliás, a anormalidade começou quando a CM encontrou um estratagema simplório para usar o Estatuto Disciplinar da Função Pública para resolver os problemas de excedentes de pessoal. Não me recordo de, na ocasião, o aparelho do PCP se ter rebelado contra a solução oportunista encontrada pelo seu executivo, mas agora que as coisas se complicaram a sua linha ortodoxa aproveitou para ir buscar ao congelador uma das suas técnicas para afastar as personalidades incómodas.
Este caso faz-nos lembrar uns outros e nomeadamente um que envolveu ribeirense na denúncia - não provada em tribunal - de outros actos autárquicos, cápelos nosso lados. O que é que a gente há-de fazer ou pensar disto tudo?

21 agosto 2006

||| OS COMPUTADORES VÃO SUBSTITUIR AS PESSOAS E A NOSSA POLÍTICA LOCAL VAI SER MUITO MAIS EMOCIONAL E JUSTA

A tecnologia é fantástica, direi mesmo é espantosa! Como se lê numa notícia, o computador, “aquela máquina...”, tem a capacidade de substituir a mão e os miolos humanos e ainda bem.
Desta forma, a competência salta à vista, reduzem-se custos e... acabam-se as greves e os conflitos humanos.
O próximo passo parece consistir em desenvolver esses “cérebros” e mandá-los para o “terreno”, para os campos de batalha, e “eles”, submissos, farão o trabalhinho sem ser preciso o chicote ou sem balbuciar uma lamentação.
Num momento futuro mais evoluído as empresas funcionarão apenas com computadores ou com máquinas ainda mais evoluídas e o departamento de recursos humanos tambem desaparecerá... Finalmente, numa época ainda mais avançada tecnologicamente, as empresas apenas terão um administrador e uma equipa de robots, que, zangados com a incompetência do proprietário, assentarão um valente pontapé no dito cujo do dito, caindo em qualquer campo de golf - para não ficar deprimido...
Essas novas empresas terão uma produtividade e um crescimento superior aos chineses, mas entrarão em falência porque se esqueceram dos clientes... Alguns de nós que nós conhecemos por aqui bem, poderiam ser também substituídos por computadores. Seriam mais justos. Começaríamos pelos políticos!

20 agosto 2006

||| AS DUNAS DA PRAIA DE TRÊS PAUZINHOS, A PESCA CLANDESTINA E A CAÇA ABUSIVA NA PATEIRA DE ÓIS DA RIBEIRA

Lá para os lados da Praia dos Três Pauzinhos foi deprimente ver centenas de idiotas a fazer das dunas locais de passagem habitual, destruindo à força de patadas aquele que é um ambiente extremamente sensível, valioso e de rara beleza. Nem ver um bando de flamingos a sobrevoar ao sol-posto foi suficiente para a tristeza de ver as dunas a desaparecerem, seja por efeito das patas de turistas em busca do bronze ou das bulldozers dos construtores civis.
Como é deprimente, em Óis da Ribeira e na pateira, ver toda a fauna piscícola a desaparecerm na voragen da pesca ilegal ou clandestina com que alguns fazem riqueza. A propósito: têm visto patos, rabilas, achigãs, carpas ou pimpões na pateira? E da caça indiscriminada e abusiva, que terá regras mas não terá fiscalização eficaz. Não é assim?

19 agosto 2006

||| REGRESSO DE FÉRIAS E AS CRÓNICAS DE BEM-DIZER DA PRAIA DOS TRÊS PAUZINHOS


Pronto, para quem gosta e não gosta, cá estamos de volta - com crónicas de férias e de Castro Marim, um dos concelhos mais pobres do país, com acesso ao mar (dividindo o concelho de Vila Real de Santo António em dois) onde se localizam as praias do Cabeço, da Altura e da Praia Verde. Três excelentes praias, das melhores do país, mas sem bandeira verde.
E não têm porque o autarca de Castro Marim embirrrou e em resposta à decisão de não ser atribuída a bandeira azul à Praia da Altura decidiu mandar retirar a bandeira das restantes praias do concelho.

Junto à Praia da Altura, havia um charco que levou à perda da bandeira azul. Só que o corajoso autarca é natural da Altura e, naturalmente, deverá ser aí que tem os votos de que necessita para ser eleito, já que a Altura tem cada vez mais eleitores enquanto a sede do concelho, Castro Marim, que vem definhando há décadas.
O acto corajoso do autarca só lhe podia trazer benefícios, os habitantes da Altura terão apreciado a sua pequena vingança e os que contribuem para os cofres da autarquia, pagando os impostos sobre o património e que usam a Praia do Cabeço ou a Praia Verde, não contam para o rapaz, pois são contribuintes mas não são eleitores.
É assim a política autárquica em Portugal, um país entregue a gente que sofre de nanismo intelectual. E o
nde é que gente já viu democracias como esta, as da vingança, do ódio, do posso, quero e mando? Alguém por acaso se lembrou de Óis da Ribeira?

07 agosto 2006

||| FÉRIAS!!!

Esta noite vou zarpar. Amanhã, quem aqui me vier ler já me terá bem longe.
É um prazer ir de férias e não ter de andar a aturar as patacoadas que todos os dias ouvimos por aqui, de uns lordes feitos senhores feudais em pleno século XXI. Que vão dar todos dar uma volta!
Parto com uma mágoa: nem todos os ribeirenses gozam férias! São os ribeirenses de segunda, ou de terceira!

06 agosto 2006

||| A VERDADEIRA HISTÓRIA DO SUJEITO QUE VAI DE FÉRIAS E SE SENTE COMO SE ESTIVESSE A TREPAR PELAS PAREDES

Agora que já só faltam algumas horas para entrar de férias sinto que já estou como este aqui em cima: em estado de trepar pelas paredes! E sinto-me feliz!!!
Vou uns diazinhos para a para a praiA e quem s abe se de lá, no veraneio e desvaneio das férias, não me dá para continuar a blogar e mandar umas bocas!! Vamos ver!!!
Tudo de bom por Óis!!!

05 agosto 2006

||| AS FÉRIAS, O FISCO, OS SELOS DOS CARROS E AS ASNEIRADAS DE UM GOVERNO QUE ESTÁ SEMPRE DE FÉRIAS

O mês de Julho vai ficar para a história como o mês das asneiras do fisco. Começou com uma barracadex com o imposto municipal sobre veículos e terminou com a idiotex da lista dos devedores - que por pouco tinha menos itens que a lista do pastorinhos de Fátima. Cá por mim, acho que a inteligência meteu férias na DGCI e quem está a tomar conta daquilo foi o Ideafix.
A barracadex do selo dos automóveis teve um epílogo digno da política à portuguesa, o PSD aproveitou o incidente para fazer uma conferência de imprensa a explorar o tema, mas esqueceu-se que toda a hierarquia envolvida foi nomeada pelo PSD ou são simpatizantes incondicionais deste partido, por pouco até o ministro era do PSD.

Entretanto a divulgação da lista dos devedores ao fisco fez esquecer o problema do selo.
A barracadex foi substituída pela idiotex que, como não podia deixar de ser, teve honras de botanex com uma televisão a mostrar-nos que temos um ministro finanças tão modernaço que já consegue escrever num computador com dois dedos, e toda esta figura triste para o ver carregar no botão a imitar Sócrates na botanada de Tróia, só que em vez da implosão das torres ocorreu a implosão de uma lista de que se dizia ter mais de quatro mil nomes e que ficou reduzida a uns caboucos de duzentos e tal devedores.

A este ritmo vamos ter botanada ministerial durante 30 anos, para que a lista esteja completa. Vai parecer uma daquelas telenovelas que só acabam quando deixam de ter audiências.
Se a botanada ministerial, em vez de publicar a lista, tivesse como resultado a implosão dos dirigentes da DGCI que permitiram que as dívidas ao fisco, sem se ter atingido este nível de pouca vergonha, talvez o estrondo tivesse sido maior que o de Tróia, e o PSD em vez de fazer conferências de imprensa oportunistas, estaria a cuidar das feridas dos seus boys do fisco, o pior que colocaram no Estado.

04 agosto 2006

||| FIM DE SEMANA DE CALOR E COMO CAÇA COM COELHO QUEM NÃO TEM CÃO

Tem estado um calor do caneco de... cerveja. Damos em doidos!!! Falta-nos a piscina que em 1997 foi prometida em campanha eleitoral autárquica e não podemos dar um mergulho, a alguns sítios onde se pode beber cerveja, não se pode ir... Que fazer então? Caçar com coelho, sentarmo-nos à sombra e beberricar. Nem para postar dá...

03 agosto 2006

||| O PATO QUE DÁ NOME À PATEIRA E A VISITA DE D. AMÉLIA AO RIBEIRO


A ave é de um porte imponente, majestoso e elegante. Figura emblemática adoptada por reis, como Luís II da Baviera, ou dando nome a obras musicais clássicas, não deixa indiferente ninguém que o observe. Mas não se cheguem perto...!
Será por esta beleza de ave aquática que chamam pateira ao nosso ribeiro - onde a Raínha D. Amélia, mulher do Rei D. Carlos, veio em passeio numa qualquer data entre finais do século XIX e princípios do século XX?

02 agosto 2006

||| D. AFONSO HENRIQUES ESTÁ CHATEADO COM ESSA HISTÓRIA DO «ADN» MAIS E NEM SEQUER CONHECEU ÓIS DA RIBEIRA

D. Afonso Henriques tá chateado com toda a trapalhada à volta da exumação dos seus restos mortais. Já fez saber, através do seu representante legal, que não permitirá qualquer análise do seu ADN, embora não se importe que lhe façam outros testes e TAC's, desde que sejam pagos pelo Serviço Nacional de Saúde.
"Não é agora que irão saber quem é a minha mãe. Era o que faltava. Isso só a mim poderia interessar. Mas realmente estou-me nas tintas para essa m****", confidenciou o nosso primeiro rei, meio passado, a um grupo restrito de amigos.
"Exumem mas é essa múmia da Ministra da Cultura, a ver se faz alguma coisa. E não me chateiem mais, senão isto ainda vai dar para o torto", continuou D. Afonso, em tom ameaçador e já com a espada desembainhada.
O Primeiro-Ministro, José Sócrates, para safar as costas da Ministra da Cultura, já fez chegar ao advogado um pedido de reunião urgente com D. Afonso Henriques, logo que este seja exumado. Desconhece-se a agenda da reunião, mas não andará muito longe da que foi realizada com Joe Berardo. O gabinete de José Sócrates admite que este apresentará um pedido de desculpas a D. Afonso Henriques e que lhe irá pedir que tenha calma e, sobretudo, muita paciência.
Dado que o imbróglio já se arrasta há mais de 15 dias, D. Afonso Henriques admite "transferir o túmulo do Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra para o Louvre e pedir a exumação dos restos mortais em França, porque quer colaborar com a História".
Aguarda-se, à hora dos telejornais, uma reacção de José Sócrates a partir da piscina de S. Bento que, é preciso não esquecer, foi mandada construir por Cavaco Silva quando era primeiro-ministro.
Olhem lá se por Óis alguém se lembra de ir tirar o ADN a algumas múmias que por aí andam!

01 agosto 2006

O ESTADO COBRADOR DE FRAQUE

O Estado arroga-se ao direito de punir os cidadãos na praça pública, à revelia dos mecanismos de justiça estabelecidos, por crimes de que ele próprio – Estado – é um dos principais culpados...
E que tal o Estado Português começar a pensar em pagar as suas dívidas, já que, agora, expõe à execração pública os que lhe devem?Alguém tem alguma dúvida que o Estado é o maior caloteiro do país?
«(...)A pena de exposição pública (trata-se, sim, de uma pena) é perfeitamente inócua ou, eventualmente, até divertida para o devedor que se orgulha da própria ligeireza de carácter, e pode ser mortal (sim, mortal!) para quem tem honra - honra e dívidas: uma não exclui necessariamente a outra.
Parece-me pouco honrado o método de cobrança que se utiliza do aviltamento da honradez do devedor para se fazer eficaz. Soma-se, no caso português, a ligeireza do verdugo, digo, cobrador. Nunca me hei de esquecer da carta violentíssima, com ameaças de cobrança das custas judiciais e tudo, de um processo de cuja existência o «réu» (ouçam-se as aspas) sequer estava informado, por dívidas que nunca existiram junto à Segurança Social. Imagino e espero que as Finanças tenham tido mais cuidado na elaboração desta lista do que a Segurança Social no envio das suas cartas-bomba.
Mas erros sempre podem acontecer. E não estou a ver um cidadão português ser indemnizado por ter tido o seu nome incluído por engano na lista de devedores ao Fisco.(...).