31 janeiro 2008

||| SÓCRATES A FINGIR REMODELAR O GOVERNO!!!



O 1º. Ministro mostrou mais uma vez a habilidade para dar a volta à volta à oposição e à meia-dúzia de chicos-espertos que nos enchem os ouvidos com as suas doutas opiniões.
Na verdade, fingindo fazer uma remodelação ministerial que envolveria com toda a certeza Manuel Pinho e Mário Lino, para além da despachada Ministra da Cultura, aproveitou foi mais é para resolver a enorme animosidade das populações com as alterações à política de Saúde.
Ora lembrem-se ali da malta de Anadia!!!
Efectivamente, José Sócrates quis resolver só este pequeno problema e a Ministra da Cultura serviu somente para chamar a esta alteração uma remodelação.
Na verdade, o Ministro da Saúde tinha mesmo que sair depois de se saber (
com o telefonema de Alijó) como estava a decoordenação entre o INEM e os Bombeiros, retirando às populações a hipótese de ter acesso a hospitais que passaram a estar a muitos quilómetros de distância.
Campos cai sem glória quando estava a defender uma nova reorganização do SNS, bem pensada, mas muito mal implementada.
O seu enorme erro, cá para mim, foi ter delegado no INEM e Bombeiros, a estratégia do transporte de doentes. Estes dois organismos andam numa guerra permenente, pelo controle desta àrea que é muito rentável nas facturas apresentadas ao governo para pagamento.
Ficamos a aguardar a verdadeira remodelação. Certamente, vai chegar, quando menos esperarmos! Quem sabe se no fim de uma corrida pedestre de José Sócrates, chateado com alguma bolha dos pés! Digo eu!!!

30 janeiro 2008

|||| LONGE DA VISTA, DO DINHEIRO E DO CORAÇÃO


A maior parte do que vemos à nossa volta é realidade, mas ainda resta uma zona importante que também anda à nossa volta e não passa de cenário. Isto parece ficção, mas não é.
O relacionamento entre as pessoas exibe exactamente a mesma coisa. Há sempre uma dose de cenário, consciente ou inconsciente, que ocupa um lugar importante e há que saber que existe, tem a ver connosco e com o vizinho - coisas e loisas sobre o que não podemos assobiar para o ar e olhar para o lado.
Na verdade, todos nós, a mais ou a menos, sempre ficcionamos o que nos faz mais próximos ou mais distantes das pessoas. Quando encenamos não ver o amigo que passa do outro lado do passeio ou mais à frente, apeado e na rua; quando, a conduzir, nos damos por muito atentos ao trânsito para disfarçarmos o não querer olhar para o outro. Já não diremos o mesmo para a... outra!
Isto tudo a propósito de amigo nosso, que em agradável terça-feira de sol, mesmo ontem, fez de conta que não nos viu, ao fundo da avenida Lourenço Peixinho, em Aveiro. Vá lá, tinha uma boa razão: uma dívida com mais de 3 anos! Ficou-me longe da vista, com o meu dinheiro e fora do meu coração!!!

29 janeiro 2008

||| AS REFORMAS DESTE PAÍS DE (MEIOS) CEGOS!!!...




Vivemos, todos sabemos, num país de originalidades... aberrantes e injustas. Onde a justiça social é «faz de conta» e quem tem olho no agreiro do poder é rei!!! A professora Odete ter leucemia, não foi suficiente para ser reformada. O pedido foi indeferido. Paulo Teixeira Pinto (ex-BCP) - foi reformado por invalidez aos 46 anos, recebeu dois milhões de contos de indemnização e vai recever vitaliciamente uma reforma mensal de 35.000 - 7 000 contos!!... - E vai continuar a trabalhar numa consultora financeira !
Marques Mendes, como exemplo da nunca farta classe política, pediu reforma vitalícia e prepara-se para receber por ano 20 mil euros, o que dá uma pensão mensal média de 1666 euros.
A gente olha para isto e para as reformas que conhecemos aos nossos vizinhos - 40 contitos, 50 contitos!... - e naturalmente concluímos, e sentimos, que cada vez é mais penoso viver e conviver com estas "práticas democratas" deste país das bananas. Andamos de olhos fechados!
Quando o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, chama a atenção para a corrupção declarada, moralmente condenável, legalmente quase impossível de provar, o Estado nega encontrar e punir os autores desses crimes mas tentará perseguir e penalizar quem teve o desplante de denunciar esta corrupção encapotada pelo Estado e pela oligarquia que domina o país.
O roubo da riqueza do país é feita pelos vencimentos escandalosos auto-atribuídos, pelas mordomias e alcavalas adicionais, pelas reformas douradas, pelas indemnizações contratuais em contratos assinados pelos próprios beneficiários. Marinho Pinto diz aquilo que toda a gente sabe mas os visados, com um sorriso de vencedores, só dizem para quem quiser ouvir: prove ! Bolas para este país!... Deixa-me ver se abro os olhos!

28 janeiro 2008

||| UM BLOGUE POLÍTICO !!! OU NEM POR ISSO!!!




Um blogueiro escreveu-nos, considerando este blogue como... político. Imaginem!!!...
Não é!!!
Só muito raramente aqui se falará de política, porque não é um espaço agregado à partidarite assim como só por vezes abordará futebol, neste caso porque não é uma secção de clubite.
Claro que não somos indiferente a nenhuma dessas matérias. Por exemplo, hoje tinha vontade de ser um blog verde, até porque uma vitória lagarta diminuiu a diferença para o clube da margem direita do Douro. Mas não... A minha vida são outras coisas.
Concordamos, por exemplo, com o bastonário dos advogados, quando atira para a praça pública aquilo que toda a gente sussurra, mas ninguém se atreve a dizer. Venderam-nos, em tempo, que para levantar questões é necessário ter provas, condicionando-nos ao silêncio.
Não somos nós, cidadãos, quem tem de provar o que quer que seja, que para investigar existem serviços que os nossos impostos pagam.
Este blogue é só um blogue, é apenas um caderno de pensamentos e experiências que entendo partilhar publicamente. Não pretende ser escola e menos manual de coisa alguma. Por isso muitas vezes a escrita alternativa e introspectiva que aqui se faz não está ao alcance de todos.
Hoje, por exemplo e se quem saber, não sei porque escrevi o que escrevi, mas no entanto isto está escrito e publicado. E se o leitor aqui chegou, é porque o leu e isso é bom, acho eu! Ou não será?!!!.

27 janeiro 2008

||| AS FRONTEIRAS!...


Olivença é território nacional? É, diz o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Pode ser mas não me interessa, faz perceber o Primeiro-Ministro, chamando ao tema «parte do folclore democrático».
Ora, nós sabemos - porque Sócrates dixit - que «não há uma política dos ministros, há uma política do Governo». O que, aqui, é lamentável.
Todos os 27 países da UE têm entre si ccordos de fronteiras. Todos, menos um. O nosso, com a Espanha. Está bem feito. Mas, entretanto, um bocado, uma lasquinha, um bracito de Portugal continua em mãos estranhas.
‘Gatunos’ é um castelhanismo em português. Do adjectivo espanhol gatuno (relativo a gato) fizemos o que se sabe. É, talvez, o momento de devolver o vocábulo à procedência. Em voz alta e bem sonora.
Isto tudo a propósito de uma fronteira mal esclarecida com Espinhel, vizinha a norte de Óis da Ribeira e que continua por se saber de onde é. Como Espinhel, para os de Óis, é terra de gatos!!!... Perceberam?!

26 janeiro 2008

||| AS TEIAS DE ARANHA DAS NOSSAS VIDAS!!!


Alguma vez já todos nós encontrámos uma teia da aranha na nossa casa. Ou na casa de algum amigo. E sempre nos escapa um comentário mais azedo, ou mais doce... - consoante a situação. E a disposição!
Em criança, tinha muito medo das teias. E principalmente das aranhas, pensando que eram venenosas. Repugnavam-me! Uffffff!!!!... Tal e qual como os morcegos! Estes, ainda hoje!
Hoje, compreendo que nada mais natural é que encontrá-las no seu habitat e modo de sobrevivência. Mas, seja como fôr, à volta delas construímos histórias mirabolantes. E dramáticas! Achamos sempre horrorosa a aranha, que metodicamente prepara a armadilha para as suas vítimas... E nós, em que é que diferimos da aranha? Que fazemos de diferente para não sermos chamados de verdadeiras aranhas?! Quantas teias urdimos para "agarrar" quem e o que queremos?

||| DOENTE? QUEM PUDER QUE SE AGUENTE!!!


Não sou muito de ver televisão mas há dias, em casa e a jantar, dei comigo a ver o telejornal e logo com três notícias de saúde. Duas delas, sobre questões que tea ver com a nossa região - o que me despertou a atençã.
A abertura foi sobre o idoso de Estarreja que caiu de uma maca num corredor do hospital de Aveiro e morreu. Logo a seguir, foi sobre a manifestação contra o encerramento da urgência do Hospital de Anadia.
Não fixei a terceira, mas era sobre o recuo do ministro Correia de Campos sobre o encerramento de um serviço qualquer- creio que em Cantanhede. Dias antes, fôra o do hospital de Peniche. E hoje soube que ligou ao presidente da Câmara de Anadia, para o influenciar... Embora me pareça que, melhor dito, seria para o ... pressionar.
O autoritório ministro da Saúde tem-se revelado um dos mais fiéis seguidores do Socrates’ style, confundindo arrogância e prepotência com capacidade e sebedoria de decisão. Para ele, não há pessoas, nem doentes, nem nada. É do bota para a frente e quem puder que se aguente.
Mas será que estes recusos e ameaças não serão já o sinal de que já estará a perceber que a saúde é um terreno perigoso, capaz até de virar gente com predisposição genética para a resignação, como é o povo português? E se algum português se lembra de chegar a roupa ao pêlo a alguém?

25 janeiro 2008

||| FUMAR O NOSSO E O DOS OUTROS!!!...


Ser fumador não é critério que defina identidades, mas gosto de um cigarro aqui e ali. Normalmente, depois de um bom jantar de fim de semana, com o tempo que os jantares da semana não permitem. E com o devido ambiente.
Por isso, sempre abominei o fumo matinal, diligentemente endossado por terceiros em qualquer café ou pastelaria. Na realidade, em qualquer altura do dia. Pessoalmente, como se vê, a actual legislação sobre o tabaco deveria dividir-me. Mas não. Globalmente, não creio que a lei seja especialmente desproporcionada ou impositiva, estabelecendo o devido equilíbrio entre o conhecimento médico-científico e a aceitação social. Existem aspectos que têm de ser apurados, sim, mas isso não chega para a histeria sobre a «deriva higienista» que supostamente vigora em Portugal. Para mais, há qualquer coisa de estranho quando os únicos que contestam a lei com argumentos inauditos, como se a Wehrmacht estivesse a cruzar ali a fronteira de Vilar Formoso, são justamente aqueles que se auto-definem e identificam como fumadores.
Eu conheço o famoso poema de Brecht, meus amigos, mas não exageremos. Adiante, que a vida continua.A fumar, uns! A fumar passivamente, outros!!!

24 janeiro 2008

||| OS FUMADORES E A LEI...


A por ora e enquanto muito falada «Lei do Tabaco» não veio proibir ninguém de fumar. Veio tão só acautelar que os fumadores não incomodem ou prejudiquem a saúde dos não-fumadores.
Dentro desta razão da lei, com a qual estou de acordo, podemos encontrar interpretações limite.
Por exemplo: diz a lei que é proibido fumar nos locais de trabalho. Ora, se alguém trabalha numa ampla sala, sozinho, com amplas janelas para a rua, onde não entra mais ninguém, a proibição de fumar no local de trabalho não se aplica. Neste caso concreto, fumar no local de trabalho não viola o espírito da lei.
No entanto, muita gente viola a lei ao fumar em casa, local onde a lei não proíbe fumar. Porquê? Por ser o local de trabalho da empregada doméstica. Nestes casos, fumar em casa viola a lei. Ou seja, há quem esteja proíbido de fumar no local de trabalho, mas se fumasse não prejudicava ninguém; e há quem fume em casa e com esse acto prejudica a saúde de quem trabalha e não é fumador.
As leis são assim. Como em tudo na vida, é preciso ter calma. A propósito, vai um cigarrinho?!...

23 janeiro 2008

||| A NOSSA SAÚDEZINHA!!!


O subsistema de saúde de que usufruía acabou há mais ou menos um ano, em nome de uma moral que aconselha a igualdade de tratamento para todos os utentes do SNS. Vem ao caso perguntar para quando a aplicação dos mesmos princípios aos nossos estimados deputados e outros priviligiados do sistema.
Eu até concordo como isso! Com a igualdade de tratamento!
Exactamente por isso e em nome dessa moral, acatei pacificamente a alteração - sou pelas igualdades... - e fui adiando como pude o dia em que finalmente tivesse o «privilégio» de sentir no pêlo as condições em que a generalidade das pessoas são assistidas nos Centros de Saúde.
Descobri então que não tenho nem terei médico de famíliA nos próximos tempos. Meses ou anos, não me souberam dizer... Se precisar de consulta, tenho que me inscrever com um mês de antecedência. Nessa altura, serei atendida por um médico qualquer. Se precisar terei de saltitar de médico para médico e só por sorte terei duas consultas seguidas do mesmo médico.
Quanto a exames, fiquei também a saber que há muitos que não são comparticipados e outros são realizados em escassos centros de meios auxiliares de diagnóstico, o que implica um longo tempo de espera. Irritei-me e protestei. A funcionária que me atendeu mirou-me dos pés à cabeça com espanto. Percebi quanto eu lhe parecia fora da realidade, por revelar tanta indignação. Vociferar num Centro de Saúde contra a falta de médicos é quase tão absurdo como reclamar no Inverno por estar mau tempo.
Criticar este governo e este ministro é fazer chover no molhado!!

22 janeiro 2008

||| ALHOS, BUGALHOS E FRIGORÍFICOS!!!


Há dias, coube-me a ingrata tarefa de comprar um frigorífico. Vocês nem acreditam, mas eu nunca tinha comprado um frigorífico e quando me dei num dos hipers cá do sítio, senti-me fora de sítio. Comprar um frigorífico? Mas como é que se compra um frigorífico?
Tenho azar nestas coisas. Em primeiro lugar, detesto fazer compras, com a pontual excepção de livros, e abomino centros comerciais e grandes superfícies, onde o ar pouco saudável nos faz sentir tontos. Já estão a ver como também não suporto fuumo!
Todavia, neste caso, não em restaram poucas alternativas e tornou-se inevitável a frequência de tão indesejados locais. E lá fui, na esperança de resolver rapidamente o problema de um frigorífico avariado e sem conserto.
Comecei logo por estranhar o sorriso da vendedora da loja, bem artilhada de modas e a modos que a gozar comigo. O meu comportamento era certamente o do consumidor racional, presente nos modelos económicos, que toma as decisões visando a maximização da sua utilidade. Ou melhor, ao contrário do que é habitualmente assumido, a maximização da minha utilidade, pelo menos naquele dia, passava essencialmente por não ter de me deslocar para efectuar tal compra?! Bom, que sei eu?!
A partir do momento em que tinha de ser eu a realizá-la, a compra, a utilidade estava irremediavelmente perdida. E lá comprei eu o frigorífico, pago com cartão de crédito. Outra novidade!!!
E sabem como o estreei, em casa? Com alhos, sem bugalhos!

21 janeiro 2008

||| AS RELAÇÕES PESSOAIS E OS ANIMAIS!!!


As relações humanas são tudo menos fáceis. Isto nem é novidade para ninguém!!! Sempre há-de haver uma reizinha a chatear!!
As relações humanas são sempre demasiado complexas para que se possa analisar um comportamento em função de um outro. Podem-se enquadrar em grandes grupos, todavia cada caso é sempre um caso. São ilhas com fauna e flora muito próprias.
As nossas relações com os animais, essas, vêm-nos da infância e são bem mais interessantes. Entendemo-nos bem melhor com os animais do que com as pessoas. Essa é que é essa!!!
Certamente porque aprendemos como eles são importantes para nós, ou permaneceremos amputados dessa sensibilidade. Fui ensinado a gostar deles, a brincar com eles, a ver como podem ser uns verdadeiros amigos. Ainda hoje os procuro. Sinto-lhes a falta. Adoro o meu gato!!!

20 janeiro 2008

||| O BARBEIRO QUE CORTAVA ORELHAS!!!


Nunca gostei de ir ao barbeiro. Desde que sou Gente pequena e nem sequer fazia a barba. E era até muito estranho Para mim que ao homem de ao pé da ponte lhe chamassem barbeiro qando ele, afinal cortava era cabelos.
Ir ao barbeiro era uma das minhas embirrações. Sempre, desde criança, me irritou ir ao barbeiro. Desde o barulho da tesoura, à mania de falarem demasiadamente perto (!!!!!) das orelhas, passando por ver os miúdos a terem de acomodar a cabeça em posições ridículas e finalizando com as conversas que não nos interessam nada, mas a que tínhamos todos de dar assentimento com a cabeça ou com um ocasional "pois"! Era uma tortura de 20 minutos.
Um dia, ao meu irmão, ameaçou-o o dito babeiro que se ele não se portasse bem, lhe cortava uma orelha, com a tesoura. O que aquilo me irritou. E logo preparei uam estratégia, ali mesmo, instantânea! Assim que ele virou costas para buscar a pedra de pomes, zás... roubei o meu irmão da cadeira e, ala... para casa, sempre a correr.
Apanhei uma sova das antigas!!!

19 janeiro 2008

||| O BEIJO NÃO DADO NO CICLO...


Lembrei-me hoje do que me aconteceu no 6.º ano, em Estudos Sociais, hoje Estudo do Meio. Fazíamos muitos trabalhos de grupo e como nos anos 80 não havia computadores e fotocopiadoras, a professora trazia vários tabuleiros de gelatina, onde carimbávamos o texto e depois era só imprimir! Era uma alegria!
Às vezes havia zaragata, porque alguém não resistia à tentação de meter o dedo na gelatina e estragava o texto. Isso explicava alguns espaços em branco que depois preenchíamos a caneta. Uma vez estive no meio de uma dessas brigas e levei uma estalada do Carlos. Não por ter furado a gelatina mas por não querer dar-lhe um beijo.
O Carlos era um rufia de cabelo castanho, lisinho e eu não gostava dele. Era um chato. Nesse dia insistiu no beijo que não lhe dei e por isso bateu-me. Desatei a chorar e ele foi para a rua. Nunca mais nos falámos…
O ano acabou e o tempo passou.
Um dia, andava eu já no 10.º ano, um rapaz perguntou-me se me lembrava do Carlos. O Carlos, nesse dia, enviou-me um pedido de desculpa pela bofetada que me deu pelo beijo que não lhe dei. Se te tivesse reencontrado, Carlos, ter-te-ia dado o beijo.

18 janeiro 2008

||| DIAS DE SAUDADES DE NÃO SER PESSOA ADULTA!



Hoje, estive em Aveiro e, vá lá saber-se porquê, lembrei-me que tinha este blog. Bom, não foi bem assim... Recebi um msn de uma amiga a falar-me dos meus comentários de 13, 14 e 15 deste mês de Janeiro que caminha para o fim! Parei num banco, puxei do PC - eu ia para uma reunião com PC´s... - e reli o que escrito estava. Vá lá, gostei...
E fiquei a pensar na vida!!! Do blogue!!!
O tempo passa, sempre a correr, e nós também mudamos e a vontade de sempre escrever mais e mais cede muitas vezes à falta de espaço temporal, perdeu-se nestes tempos em que também o real e verdadeiro sentimento se tem desvanecido. Ora que chatice, será que me sinto já pessoa adulta de vez e que, afinal, as pessoas grandes são demasiado sérias, aborrecidas e nunca têm tempo para nada?
Mais a sério, interroguei-me, no regresso, em stop ferroviário no apeadeiro de Esgueira, logo depois em Eixo e em Cabanões, sobre o que andamos a fazer aqui pela Terra.
E ocorreram-me coisas de Óis dos últimos dias!!
Interroguei-me sobre o que é feito de mim, uma (breve) eternidade depois? Onde estão as promessas de liberdade em que me construí? Os namoros sem msn e mensagens codificadas! E perguntei-me pelos que já não me amam como me amavam, já não gostam como gostavam? Por onde andam os olhos sem o brilho da confiança no futuro e o castelo de ilusões da adolescência?!
E cheguei a Óis!

17 janeiro 2008

||| O MEU BALOIÇO DA INFÂNCIA!....


Passado o Natal e o Dia de Reis, era eu criatura com uns bons pares de anos a menos e ficava na espera imensa do carnaval - embora nunca o visse com os olhos do que ouvia em casa, contar a meu pai e minha mãe. Nunca vi os tais entrudos de rua acima com a graça que eles contavam e valha a verdade que me irritava solenemente aquela história das bisnagas de água e das caretas. Ou das caras enfarruscadas!!!
Até porque a história do disfarce era sempre igual: os rapazes vestiam-se de raparigas, as raparigas de rapazes. A única graça que achava àquilo era ver as raparigas de bogode.
O entrudo era o tempo de passagem para a feira de Março e aí é que eu queria ir. Pegávamos no comboio em Cabanões e aí íamos nós.
E foi precisamente em Aveiro que me ficou marcado o melhor divertimento de infância, aquele que nos ficou mais gravado na memória. Não foi o automóvel da "Dinky Toys" cheio de cromados, nem a "Nenuca" fofa que piscava os olhos!!! Não!!! Para mim, era um baloiço!!! E ainda hoje sempre um pouco de nostalgia me invade quando vejo as crianças a baloiçar!! Acreditam?!!!!

16 janeiro 2008

||| AS POLÍTICAS E OS SABONETES!!!


Houve um director de televisão que, em tempos, afirmou descontraído e sem grande cuidado, que fazer eleger um político, é como vender um sabonete. Nada tenho contra os sabonetes, até porque deles preciso todos os dias... - mas tenho muito contra os políticos sabonete! Os políticos que se fazem lavar mais branco à custa da espuma bem cheirosa do Lux enxaguado na casa de banho! Isto é: da engenharia de palavras que camuflam menos boas intenções e as mais evidentes incompetências.
Efectivamente, agora, com um à-vontade descartável, chega-se ao ponto de disfarçar e omitir de tal modo o pensamento da classe política, que se o confunde com a realidade. Usando a tal engenharia de palavras, digamos que a classe política, no geral, é do faz-de-conta!!! Um faz-de-conta que ilude e impulsiona as pessoas (!!) a votarem em alegadas virtudes absolutamente laterais, esquecendo o essencial. Optando pelo acessório! E depois o sabonete é que não presta!!!

15 janeiro 2008

||| O TEMPO DA CHUVA, DO ÁRCO-ÍRIS E DE SONHAR!!!


Os dias destes dias tem sido molhados de chuva de fazer um santo cair do altar!!! Isto é maneira de dizer!! Mas chove muito, muito, muito!!!! Chuva e vento que metem medo.
Era eu criança e tinha medo destes dias até me esconder debaixo das camas, para não ouvir as rabanadas de vento que sopravam aido afora. Rabanadas de vento era como a minha avó dizia...
Era nestes dias cinzentos de Inverno que, depois de uma noite debaixo das mantas, acordava com enorme ansiedade, para ir ver se via o arco-íris. E quando a sorte m´ajudava e ao longe me surgia um arco íris repleto de cores, em pensava-me feliz e desenhava no chão um coração e uma seta. Desenhava-o com um graveto e ficava à espara até que o arco-írs desaparecesse e a chuva lavasse o meu coração desenhado no chão.
Era o tempo de sonhar!!! Já lá vai!!!!...

14 janeiro 2008

||| COISAS DE ANTIGAMENTE E AS COZINHAS SEM FRIGORÍFICOS E MICRO-ONDAS!!!


Quando menos contamos, sobem-nos à memória coisas de uso vulgar há uns anos para trás. Por exemplo, estes utensílios da foto, que me trazem boas recordações!!!...
Que nos lê e tem para aí menos de 30/35 anos, se calhar não pode imaginar como eram as cozinhas sem frigoríficos e micro-ondas!!! Como se curava a carne de porco na salgadeira.
Ou como os produtos frescos eram comprados diariamente e aquilo que se conservava era-o feito com o auxílio de sal. Sempre no sal ou, então, alimentos de comida rápida!! Ou curados ao fumeiro!!! Ah, velhas e boas chouriças assadas!!! Ou cozidas com grelos!!!
As comidas, por pouco tempo, eram guardadas em armários arejados com redes mosqueiras. Nós dizíamos mosquiteiros, sempre na ideia de que eram para evitar as moscas. E os mosquitos! Era-se engenhoso nessas alturas... O pão com fio ou bolor era escodeado até ao limite!!! Não se fosse passar fome por isso!! O escoado da véspera era roupa velha na manhã do café!! Café??? Café, não. Cevada «A Camponeza", com um "z"! Outros tempos!
Esta malta nova, precisava era de conhecer ao vivo estas «modernidades» desse tempo!!! Seria certamente mais poupada e menos ligeira no «bota-fora» alimentar!

13 janeiro 2008

||| AS COISAS DO PENSAR ÓIS!!!


O Contra d´Ois nasceu para ser algo diferente do que é hoje. Notou, rapidamente, que não era tempo útil levar para reflexão qualquer coisa de mais relevante de Óis da Ribeira.
Porque em OR não se reflecte, acusa-se. Não se confrontam ideias, insulta-se. Não se promove o diálogo, impõem-se as ditaduras dos que pensam ser maiores. Não se recria a pluralidade de ideias, antes se promove o «quero, posso e mando»!
Por isso tudo, e mais algo, o blogue se auto-reflectiu e se fez no que é hoje.
Um leitor, porém, chamou-nos a atenção para o facto de termos passado das 10 000 entradas. E é verdade.
Então, e para comemorar esse facto ocorreu-nos que nada melhor um nu discreto feminino. Os nossos blogueiros que me perdoem, mas este é um blog franco, totalmente aberto e sem esconder a sua matriz ribeirinha... A foto, juro-vos é de alguém que nós todos conhecemos. E sorriam que é uma foto é bem bonita!
Voltando à vaca fria, passámos das 10 000 visitas, o que não é nada de especial, mas é um número que me deixa contente!
Só que o meu entusiasmo destas coisas já foi outro... Não quero com isto dizer que vá encerrar o «Contra d´Ois» mas não vejo que seja fácil chegar aos 20.000! Bom, mas não é de tristezas que aqui venho falar, antes de um agradecimento amigo a todos quantos vem ao blogue e fizeram com que este número bonito pudesse ter acontecido. Obrigado a todos.
Já agora, umas contas: se um blogue de Óis é visitado por 10 0000 pessoas, multipliquemos por 3000 - o número de freguesias do país (até são mais...). Então, proporcionalmente, o Contra d´Ois teria sido visto por... 30 000 000 milhões!!! Será que estou a fazer bem as contas?!
Se multiplicarmos por 20, o número de freguesias do concelho de Águeda, seriam 200 000!!! Estarei mesmo a fazer bem as contas?
Bom, mas o blogue é mesmo só de Óis e hoje, 13 de Janeiro de 2008, às 22,35 horas, tem 10 072 visitas!! É o que se pode arranjar!!!
Já agora, e por mera curiosidade, o visitante 10 000 surgiu às 23:17 de 9 de Janeiro e é aqui ben de perto, de Águeda.

12 janeiro 2008

||| AS NOITES E OS COPOS DA VIDA!!!




Não sou pessoa propriamente noctívaga. Gosto mais do sossego da casa e, mais agora nestes dias frios, de sentir o calor do lume a crepitar no fogão da sala. E dou aquela coisa e cinco tostões para estar à conversa com alguém, de lareira acesa na casa dos meus avós, a tagarelar em pé, esticando o sapato sobre as brasas!!!

As minhas saídas nocturnas são raras, bem incomuns. E nada de discotecas, onde odeio o barulho infernal e a cheiradeira de fumos e.... ia a escrever drogas! Tenho verdadeiro prazer, isso tenho, é na ida a um pub. Nada de discotecas!

Gosto de poder ter uma conversa, sem ser aos berros para que me ouçam, bem como ouvir uma musiquinha agradável, que não me faça vibrar o corpo todo devido aos excessos de decibeis. Tudo isto acompanhado de uma bebida agradável. Um bom maduro tinto, porque não?!

Ou ir a uma tasca, saborear-me na petisqueira. Ou a um bar, dar dois dedos de conversa! A vida, assim, é melhor para mim!

11 janeiro 2008

||| A VIDA É UM PALCO!!!


A vida é um palco onde nos movimentamos, a correr e sentados, a pensar e a deixar passar o tempo, meditabundos ou exultantes com uma qualquer coisa!!!
É um palco onde muitas vezes nos sentimos surpreendentemente sós, num espaço sempre vazio.
Mesmo assim é um palco!
Um palco de dores e sofrimentos, de arte disfarçada no pó de arroz no rosto, no postiço pendurado na frente do nariz, a roupa larga de outra época, o ponto visto do público onde se compliciam risos largos e gargalhadas fáceis! Afinal, um sítio de faz-de-conta!
Lemos no jornal que o grupo de teatro da Arcor vai voltar ao palco!!! Ficamos contentes e sentimo-nos menos sós no palco. Nós e o grupo, os ribeirenses e todos quantos esperavam este milagre de voltar!!! O grupo de voltar ao palco!! O palco para se encher de vida!!!

10 janeiro 2008

|| OS PEQUENOS PARTIDOS E AS PEQUENAS FREGUESIAS

Anda por aí uma guerra desgraçada, por causa da lei que extingue os partidos com menos de 5000 militantes. Não entendo o alcance deste dispositivo legal. E se o governo se lembra de acabar com as freguesias com menos de 722 moradores? Óis só tem 721!!!
Qualquer grupo de cidadãos deve ter o direito de se unir pelos motivos que entenda - desde que respeite a base Constiticional - e fundar um partido com 50, 100 ou 4999 militantes e concorrer a eleições. A sua extinção será determinada pela concorrência no mercado eleitoral, pela falta de votos, de eleitos, de financiamento ou pelo anquilosamento ideológico. É simples. E democrático. E nem quero pensar no que seria extinguir as freguesias como Óis da Ribeira!! Só porque tem um certo número de habitantes!!! E os tachos?? E as taxas?
O melhor, pelo sim, pelo não, é os ribeirenses e as ribeirenses se porem para aí a fazer filhos!!! Como pede Cavaco!

09 janeiro 2008

||| AS MULHERES!!!



Em questões de mulheres, há sempre mais de uma opinião: são bonitas, são feias!!! São bem parecidas, mal parecidas, gordas ou magras, sensuais ou nem por isso.
Isto é coisa de gostos!!!! E gostos não se discutem!!!
Óis tem mulhers bonitas!!! Pudera!!!
Estas questões são sempre tanto mais curiosas e interessantes quanto o que se intui é mais que o que se vê!!!...
A sensualidade reside essencialmente na criatividade do pensamento. O desconhecimento activa e faz com que a deriva imaginativa se solte. É o empolgamento dos sentidos. Ou o desenhar dos sonhos, diria um amigo nosso - que já andou por todo esse mundo, sempre a partir dos cheiros de Óis. E a conheceu mulheres de todas as raças e feitios, gostos, olhares e odores!!! As mais bonitas são as egípcias, ouvi-lhe dizer muitas vezes!!! Cá por mim, fico-me pelas de Óis. São as mais bonitas e as melhores!!!

08 janeiro 2008

||| REFORMA AUMENTADA 12 EUROS REPARTIDOS POR 14 PRESTAÇÕES!!! QUE VERGONHA!!!




Doze euros de aumento numa pensão miserável, repartidos por suave catorze prestações mensais, é uma medida que espelha bem a pequenez mental em vigor. De quem toma a medida, de quem a defende e de quem a aceita.
Feitas as contas, não chega a um euro/mês, 2 cafés, numeros redondos. A insensibilidade dO Governo para compreender os problemas de quem precisa atingiu os limites do intolerável. E não só dos reformados. Toda a politica(?) é orientadora sem valores. Sociais e morais. Quero, posso e mando. Será que a arrogancia não tem limites? Será a «rosa» mudou de dor? Será que Socrates tem o «sentir » do País?
Esta gajada permite-se a tudo porque sabe que o povo é manso. Somos mansos, não há volta a dar.Mas ainda não perdi a esperança que apareça um desesperado que lhes enfie os 85 cêntimos por um certo sítio acima, moeda a moeda.

Já agora em moedas de 1 cêntimo...

E ainda têm o descaramento de argumentar em defesa do acto. Como é possível arranjar argumentos inteligentes para sustentar uma acção asinina? Não se dão conta de que o que dizem soará aos ouvidos de quem ouve como um zurrar incomodativo? Não têm a noção do ridículo? No mínimo!!!...

07 janeiro 2008

||| COMIDINHAS E GORDINHAS!!!


Já lá vão estas últimas semanas de comer sem fome, em mesas atravancadas de comida a mais, que nunca comemos toda e que sobra sempre para se... estragar.
Foi um mesito a dar ao dente e a alargar a barriga, até que a roupa não sirva, depois de um quase mês de encontros à mesa, na casa do pai e do sogro, da cunhada e da prima, do vizinho e no jantar de natal da empresa.
Fiquei farto e agora, até à Páscoa, vou entrar de dieta curúrgica. Depois, lá virão as vésperas de verão para umas comidinhas mais pró farto, de preferência ao ar livre. Tão bem que sabe esta comidinha com uma aragem a amenizar a temperatura - mesmo que alguma formiga nos suba pela perna acima, até às minudências.
Será bom que se escolha bem o prato. E não se esqueçam do vinho... Um bom maduro tinto, de preferência!!...

06 janeiro 2008

||| ANO NOVO, POLÍTICA VELHA!...


Estamos hoje na primeira meia-dúzia de dias de 2008 e verdadeiramente não se pode dizer que tenha mudado muita coisa nas nossas vidas. Ou sequer alguma coisa.

De facto, ou há engano dos nossos neurónios ou realmente muito poucos factos novos surgiram na nossa vida nesta meia dúzia de dias. Os dias seguem-se uns aos outros de uma forma repetitiva e monótona. Somos um pouco mais que autómatos, gerindo as não modificações do dia a dia sem quaisquer entusiasmos!

Nem a política local nos anima! Calado o PS, ignorado o Bloco de Esquerda, morto o CDS e com apenas os independentes a dizer das suas, nem se ouve falar dela!.... Da tal de política!!! Isto é: ano novo, o de 2008, e política velha, a do costume!!! Tal e qual e sem mais nem menos!

05 janeiro 2008

||| JÁ CHEGA DE NÚMEROS E CÓDIGOs DE BARRAS!!!


A vida moderna fez-nos isto: tudo o que compramos vem etiquetado com um código de barras, que é uma necessidade dos nossos dias, tal é a variedade de produtos; e mesmo dentro de cada género, uma infinidade de oferta.
Até aqui, tudo bem. É mais código menos barras, que se lixe!!
O pior é que qualquer dia, sei lá, até nós... pessoazinhas em carne e osso, também passamos a ter um código de barras onde estará completamente a nu a nossa vidinha toda, se é que já não estamos a ser tratados assim. Eu sei lá, neste país acontece tudo!
Sou contra esta coisificação da espécie humana! Os números, sempre ouvi lá dizer por casa, eram coisa da tropa! Já temos o de contribuinte, de bilhete de identidade, de passaporte, da segurança social, da carta de condução, do telefone e do telemóvel, da conta bancária...
Não são precisos mais números. Eu só admito mais um: o de ribeirense. No cadastro eleitoral.

04 janeiro 2008

||| JÁ NÃO SE PODE FUMAR!!!...


Falar de vícios, de dependências, é como chover no molhado. Como se costuma dizer!!!
Quando se fica adicto de qualquer substância, o corpo exige-nos mais do que a nossa própria vontade. Só o tratamento médico, uma alimentação saudável e a adopção de uma postura mais harmoniosa com a existência, pode levar à superação da dependência e da dor.
Os fumadores são inimigos figadais do Serviço Nacional de Saúde, no qual o Estado português utiliza grande parte dos dinheiros públicos; precisamos de ter uma população mais saudável, e, para isso, era bom que erradicássemos parte das doenças contraídas pelo tabaco e que pesam imenso nos gastos médicos, medicamentosos e de internamento nos nossos hospitais, a cargo e por conta do SNS.
Todos sabem, mas não dizem, que os malefícios do tabaco, começarem por ser apontados nos States,
onde fumar é quase um pecado... Sabem, mas não dizem, que a OMS recomenda a luta contra o tabagismo. Sabem, mas não admitem, que a União Europeia pretende acabar com o tabagismo, porque é um perigo para a saúde pública, para os fumadores e para os fumadores passivos... E cá por Óis? E agora que há essa tal de proibição de fumar!!!


03 janeiro 2008

||| PROIBIR, PROIBIR, PROIBIR!!!...

Não é só a proibição do tabaco que marca o início do novo ano.
A verdade, verdadinha e na verdade, a ser verdade que as referências religiosas vão desaparecer como nomes des escolas básicas e secundárias, até onde chegaremos?!
A determinação é do Ministério da Educação, no âmbito da aplicação do Decreto de Lei n.º 299/2007, da Lei de Bases do Sistema Educativo. Assim sendo, nomes de de santas e santos deixam de aparecer nos momes das instituições de ensino.

E o que se seguirá? Os nomes das ruas? Vamos, em Óis, deixar de ter as Ruas de Santo António e de Nossa Senhora de Fátima?!

02 janeiro 2008

||| ANO BISSEXTO, COM AUMENTO DO CUSTO DE VIDA E SEM CIGARROS !!!



O ano 2008 entrou de mansinho para se não dar por ele e trouxe coisas boas para alguns (falamos da proibição de fumar nos espaços públicos) e más (a proibição de fumar em espaços públicos) e ainda mais coisas boas (ter de renovar a carta aos 50 anos, e mais coisas más (ter de renovar a carta aos 50 anos).
Isto do 2008 que entrou de mansinho até parce brincadeira, com o aumento generalizado dos preços, incluindo nos produtos de primeira necessidade - o pão, os transportes, o gás e a electricidade... - o que deve ter sido bom para muitos, dado os festejos com que comemoraram a sua chegada.
O ano 2008 entrou, lá isso entrou, até porque não havia forma de o fazer esperar e resta-nos, um ano mais velhos e mais sabidos, que seja ano de concretização de muitos dos nossos desejos, daqueles que temos e dos outros que nos desejaram. Principalmente espera-se que seja um tempo em que, mesmo com as calças largas e o cinto apertado, nos traga felicidade e progresso e onde comecemos a preparar a tal felicidade e progresso que tarda em se concretizar.
E como o ano é bissexto, estaremos mais um dia no ar, a blogar!!!

01 janeiro 2008

||| ANO NOVO DE 2008!!!


O dia de ano novo é hoje, mas, no geral, as ideias continuam velhas. Iguais, isto é!!! Dizer-se que hoje é dia de ano novo, é coisa de dizer-se por dizer, é uma espécie de convenção popular mais ou menos aristocrata, ao mesmo tempo.
Bom, mas de todo o modo começa-se uma nova etapa. Ainda que praticamente só no papel!!! O mais importante, por exemplo em Óis da Ribeira, era que cada ribeirense fizesse do seu dia um dia novo. Um dia em que renovasse tudo e acabasse com as intrigas e as guerras da politicazinha, concluísse programas e tornasse os ribeirenses mais fraternos.
Então, hoje, dia de ano novo, que se parta para com uma grande espírito de confiança, olhando para o vizinho como se nos olhássemos ao espelho! Todos os dias!
Um grande ano para todos os ribeirenses!!!