31 agosto 2008

||| FÉRIAS NO PRINCÍPIO E AGOSTO NO FIM!!!




O mês de Agosto está no fim e até que enfim, pois vou de férias, duas semaninhas de papo para o ar e o resto é conversa! Mas vem a tempo de me lembrar das advertências meteorológicas que foram sendo espalhadas no início de Junho, dando origem a notícias alarmistas, sobretudo nas televisões.
Se bem se lembram dizia-se que o Verão de 2008 podia ser o mais quente de sempre. Aqui e aqui, por exemplo, não faltou esse tom convicto e empolgado, com a inevitável caução "científica" que fez muitos correr às lojas para comprar aparelhos de ar condicionado enquanto vários outros sofriam antes do tempo, imaginando-se já com falta de ar, à boa maneira lusa. Nós, portugueses, adoramos sofrer por antecipação.
A táctica é conhecida: espalhar o medo, semear o pânico. Com assuntos de magna importância, como a "grande vaga de crimes", as "doenças do século" ou os "acidentes em série". Se não houver motivo para pânico, as notícias "não vendem". Toca lá, portanto, a apimentar a coisa. Depois logo se vê...
E o que se viu? Apenas isto: há muito não tínhamos um Verão tão fresco como este. As inabaláveis certezas "científicas" emigraram para parte incerta. Até ao próximo rumor, que pode acontecer já em Novembro. Talvez com a "previsão" de que virá aí o Inverno mais rigoroso de que há memória. Vá lá acreditar-se nestes metereologistas!

30 agosto 2008

||| ROUBAR É BONDADE NOSSA!...


José Neto é dirigente do PCP e, ao que li por aí, retomou as teses do anarquismo infantil e semi-analfabeto do século XIX, dizendo que «o PCP considera o aumento da criminalidade violenta consequência da degradação da situação social e económica do País”
Então, se é assim, expliquem-me, porque eu não sou a pessoas mais inteligente do mudo, se quem não gama, não assalta, nem dá tiros, é porque não é “vítima da fome” nem “famélico da terra”. Ou seja, em tempo de crise, é um privilegiado. E, se calhar, até se dá ao luxo de ler livros em vez de assaltar uma bomba de gasolina. Então, metam “chips” nos livros e localizem-se, para procedimentos, os que escapam à “degradação da situação social e económica do País” sem contribuírem para o indicador da correspondência automática entre criminalidade violenta e as carências sociais e económicas.

Ora gaita para este país!...

29 agosto 2008

||| ASSALTOS EM ÓIS DA RIBEIRA, ATÉ À CAPELA!...


Diz-me minha mãe, ao telefone, que assaltaram a capela de Santo António. Não me ocorre que alguma vez tenha entrado dentro da capela, sempre a vi fechada, mas tenho o gosto de muitas vezes ter espreitado pelas janelas da frente, querendo descobrir o que por lá estava dentro.
Era criança e metia-me impressão de lá sempre ver um andor sem santo em cima. Para mim, andar tinha de ter uma imagem, como eu os via nas procissões.
Agora o problema é de assaltos.
Longe, realmente, vão os tempos em que, em Óis, se podia deixar o trinco no ferrolho e se saía de casa com a certeza que não seria devassada por ninguém. Todos eram primos e primas... como dizia a canção.
O progresso tem destas coisas, quando tem em vista os números e os resultados do seu desenvolvimento e esquece que deve estar ao serviço das pessoas, acontece disto. É a factura que se tem que pagar. Já nem a igreja se respeita.

28 agosto 2008

||| POLICIAMENTO À PORTUGUESA... E ÓIS DA RIBEIRA


Não percebo nada de política e muito menos de polícias, mas sei fazer contas, até, na escola, me gabavam os dotes de matemática. E que resultado tive de umas contas feitas hoje? Que Portugal é dos países da União Europeia com mais agentes de polícia por mil habitantes - exactamente 4,5.
Quem o diz é José Alho, que é dirigente da Associação Sócio-Profissional da GNR.
Vamos aos números:
- GNR: 26 mil militares.
- PSP: 22 mil agentes.
Se a estes números juntarmos os do SEF e da PJ, obteremos, então, o rácio de 4,5 agentes por cada mil habitantes. A Espanha só tem 2,4 agentes por cada mil habitantes.
José Alho comenta esta situação dizendo que as forças de segurança de Espanha são de longe muito mais eficientes, mesmo com um rácio menor e aponta duas razões: Primeira só um terço destas forças anda na rua e depois, acrescentou ele, "enquanto não mudarem leis a criminalidade vai aumentar".
Quanto a leis, tambem não entendo nada e a ouvir ali o ininiro da Administração Interna na RTP!, ainda fico a a perceber menos. Mas, pensando à maneira de Óis, diz-me o bom senso e, julgo eu, toda a gente com uma certa preparação na matéria entende, deram-se alguns em falso. Ora, por isso memesmo, não custaria nada ao Governo e em especial ao Ministro da Justiça actual fazer meia culpa. Caso entenda continuar na sua, vai obrigatoriamente perder a corrida e dentro em breve a solidariedade de alguns dos seus colegas de Governação, o que já é visível. E o povo qyue se lixe, ante os assaltos todos que por aí vai.
Por acaso falei hoje com a minha mãe e ocorreu-me perguntar-lhe se se lembrava da última vez que viu a GNR em Óis! Olhem, não se lembrava e ainda se siu com esta:"Só vem cá para passar multas!».

27 agosto 2008

||| INSPECÇÕES DE AUTOMÓVEIS!...




Ando misteriosamente na minha fase de controlo policial: quatro vezes nas últimas semanas. Hoje, voltei a ter alta pela frente e foi-me dito pelo agente policial que o governo alterou as regras das inspecções periódicas dos automóveis.
Ao que parece, os portugueses estavam - imagine-se a surpresa... - a deixar tudo para o fim do prazo. Acumulavam-se todos, em grandes filas, no último dia do mês ao fim da tarde. De facto muito estranho, sabendo-se que está nos nossos genes o nunca deixar as coisas para o fim.
Apraz-me, no entanto, dizer que o meu velho automóvel passou em recente inspecção, tendo revelado uma boa suspensão e uma capacidade de travagem assinalável, apesar de só a ter accionado 15 metros depois de ser necessária.
Ainda assim, tive de ir corrigir um problema da iluminação de nevoeiro
É o preço a pagar para poder andar na estrada e acompanhar este país a andar para a frente. Digo eu, que sou d´Ois!

26 agosto 2008

||| ATÉ NOS CARROS SOMOS UNS POBRETANAS!!!



Uma notícia lida hoje, daquelas que deixa uma pessoa intrigada: Portugal é o país europeu que vendeu carros novos mais eficientes.
Ora vamos lá a ver, pensando à ribeirense: assim, se tivermos em conta que Portugal é dos países europeus com piores salários - logo, por isso mesmo, com um menor rendimento "per capita"... - parece-me fácil concluir o porquê desta notícia.
Isto porque, sendo os portugueses os europeus com menores rendimentos de trabalho, obviamente que isso só lhes permite adquirir automóveis de baixa cilindrada e estes são muito menos poluentes porque têm um menor CO2. O que não acontece com outros países europeus em que o poder de compra é muito mais elevado e, por isso msmo, podem adquirir automóveis de maior cilindrada - logo, e por consequência, muito mais poluentes.
Ora aí está a razão, ribeirense, porque esta notícia não serve de regozijo aos portugueses. Pelo contrário, comprova tudo quando já nós temos a certeza: somos uns pobretanas.

25 agosto 2008

||| A APANHA DO MOLIÇO NA PATEIRA


Hoje é dia 25 de Agosto e um leitor fez-me recordar que, antigamente, era o dia da abertura da apanha do moliço, na pateira. Fui saber melhor o que era isso, piois já não é do meu tempo e descobir que, tempos passados, as gentes ribeirinhas, no dia 25 de Agosto, iam para as margens da pateira, logo manhã cedo, e esperavam o toque do sino da igreja de Fermentelos para iniciarem a faina da apanha do moliço.
Os homens tripulavam os barcos moliceiros e as mulheres, a pé, onde as águas eram mais baixas, juntavam montes de moliço, na margem, para depois serem carregados para os carros de bois.
O moliço era distribuído pelas propriedades de cultivo, uma vez que era considerado um bom fertilizante. Era uma tarefa árdua pois o moliço era arrancado com grandes ancinhos mas compensado com grandes almoçaradas, normalmente de rojões, logo às 8 horas da manhã, e jantarada especial ao meio-dia. Tudo à sombra das margens da pateira. A tarde era de festa e aos ribeirinhos juntavam-se gentes de todos os lados, uma vez que Agosto era mês de férias.
O dia era trabalhoso, mas muito festivo. Vai para mais 20 anos que o dia passa despercebido. Nem sei se há moliço! Mudam-se os tempos, as tradições e as pessoas... Foi isto que descobri sobre o dia 25 de Agosto, como era!

24 agosto 2008

||| OS EXCESSOS DE VELOCIDADE E OS ACIDENTES!!!


Hoje, ao final do dia, mesmo no aterro, tive um furo - o que, vejam lá, me fez sentir uma pessoa de sorte. É que um desconhecido voluntário ajudou-me a mudar o pneu,
Sorte já tivera pelo meio da tarde fora, porque atravessei o trânsito amalucado das praias sem um único arranhão, numa jornada em que contabilizei naquele curto trajecto pelo menos 5 acidentes. Saí incólume mas vi dois dos acidentes e algumas bestas quadradas, verdadeiros animais a fazerem "bailaricos" - com o que deviam considerar uma arma - e muitas outras a ultrapassarem-me a velocidades inimagináveis.
Então mas velocidade máxima não é 70? Mas se eu vou a 70... E isto foi num dia que amanhecera nas rádios com números alarmantes de uma carnificina nas estradas durante o fim-de-semana. Dizia-se não haver explicação para tais fenómenos.
Não querendo ilibar ninguém nem ser simplista, pareceu-me ouvir uma notícia na semana passada acerca do não funcionamento dos radares por falta de pagamento à empresa prestadora do serviço. Então o Governo não é pessoa de bem, não paga aos seus fornecedores de serviços?

23 agosto 2008

||| AS FÉRIAS JÁ FORAM!!!...


Hoje é um dia como os outros, mas não é igual aos outros. Isto porque, não sei bem porquê, o que me apetece hoje é mesmo ir de férias. Ora, a parte mais chata é que já de lá vim.
Apetece-me sair de circulação por tempo indeterminado, esquecer as pressões, impressões, obrigações, silêncios, vitórias, derrotas, conquistas, joguinhos, momentos cheios e vazios de tudo e de nada e só regressar quando se der um clique qualquer que nos permita aguentar mais alguns dias, meses, anos disto a que chamamos vida. Mas que às vezes não é vida nenhuma!!! Ou coisa que se pareça!
Isto até pode parecer exagerado, mas, acreditem, que não me estou a queixar de nada! Mas lá que agora me apetecia desaparecer do mapa, ai isso apetecia. Ir dar uma volta por aí e voltar quando me apetecer. Só mesmo quaando me apetecer!!! Mas as férias já foram!!!

22 agosto 2008

||| O PAÍS SEM NADA E A MEDALHA DE OURO DO NÉLSON

O país português, andava por aí meio triste, a banhos de mar e rio, entre churrascos e carreirinhas na praia e indignado com falta de resultados da comitiva olímpica nacional nos jogos de Pequim.
O espectáculo era absolutamente deprimente, amplificado pela canícula estival, pela falta de futebol e de contratações do Benfica nos últimos três dias. Ou por mais alguma excursão da Junta de Freguesia, agora que estamos a um ano das novas eleições. Era de estranhar!
Íamos-nos contentando com os assaltos televisionados em directo, o televisonamento de reféns, uns roubozitos de carrinhas celulares e algumas extorsões de automóveis pronunciadas em inglês, coisa que dá um irresistível toque de modernidade, mas é uam enorme chatice e não justifica beber umas boas cervejolas!!!

Mas de repente, um rapaz nascido na Costa do Marfim, filho de pais caboverdeanos e que veio para Odivelas aos 5 anos, deu um triplo pulo de 17 e tal na terra dos chinocas e, zás, o país voltou a sorrir!!!
Grande Nélson Évora e grande medalha de ouro!!!

20 agosto 2008

||| COMO VIVEM OS PORTUGUESES DAS ALDEIAS


Há portugueses que trabalham (e no duro...) e têm rendimentos inferiores aos de muitas famílias que recebem o rendimento mínimo. E que vivem em casas bem piores do que aquelas que nos são mostradas na televisão e que são chamadas de guetos. Vivem assim, estees portugeuses, mas nunca lhes passou pela cabeça que o Estado lhes poderia dar dinheiro.
Estou a referir-me a muita gente que insiste em viver nas aldeias - como Óis da Ribeira... - e cuja actividade agrícola é fundamental para assegurar o que resta do equilíbrio ecológico do país e conseguem manter viva uma agricultura que os nossos ministros desconhecem. E dá de comer a muita gente!
Ou seja, o Estado subsidia muita gente que não quer trabalhar e esquece aqueles que desempenham trabalhos essenciais ao país, mas que há muito que não proporcionam o rendimentos que lhes proporcionem um mínimo de dignidade.
Seria interessante fazer as contas e comparar quanto investe o Estado numa família urbana - daquelas que vivem da subsídiodependência e que, sem escrúpulos, «dependem» dos dinheiros e da habitação do Estado - com uma das muitas famílias das nossas aldeias, daquelas que vergam a mola no duro, são mesmo pobres mas não tem o estada a pôr-le a manta por cima, nem a televisão a dar-lhes voz em horário nobre!!!!

19 agosto 2008

||| MÁS DISPOSIÇÕES E A VERDURA DAS ALFACES!


Não gosto muito de admitir que ando com má disposição, mas a verdade é que ando! Estas fases menos boas proporcionam-me momentos menos bons, é verdade, mas também magnificos, nomeadamente aqueles que provam a minha evolução da trelação daqueles que se dizem meus amigos!
Destaco, antes de mais, a importância das "pessoas da minha vida" e as que deixam de ser. Estas últimas são as que pensei que estivessem incondicionalmente do meu lado, "no matter what", mas falharam quando mais precisava delas. Felizmente que só foram um par delas!
Provavelmente, esta "prova de fogo" numa fase fulcral da minha vida acabou por tornar-se num método de selecção natural das pessoas que me rodeiam: as que realmente se importam, estão lá...as que só se importam quando tudo corre bem e quando tudo é festa & paródia, desapareceram pois dá um trabalho enorme apoiar alguém (e note-se que "apoiar" também é saber dar espaço, em vez de chatear, estar sempre a falar em desgraças e dizer coisas do género "há sempre gente pior que tu"!).
Destas, aprendi a não sentir falta, por mais que custe...
O que é que me interessa que haja alguém pior que eu? Será por isso que passarei a sentir-me nas núvens e uma pessoa fresquinha como uma alface?

18 agosto 2008

||| OS JOGOS OLÍMPICOS DOS QUE VÃO LÁ E DESISTEM DAS PROVAS!!!


Já por aqui disse várias vezes que não sou a pessoa mais indicada para falar de desporto, mas não me passam despercebidos os Jogos Olímpicos e a... olímpica descontração e desavergonha dos portugueses a desculparem-se de não ganharem medalhas!!! Um parentisis: acreditam que esta noite fiquei a ver Vanessa até às 5 e tal da manhã?! Pois, muito bem: estive!
Mas o que aqui me traz tem a ver com as desculpas mal engendradas dos nossos perdedores de medalhas.
Aquele rapaz forte do lançamento do peso, um tal Marco Fortes, por exemplo, é de estalo: "De manhã só é bom é na caminha, pelo menos comigo", disse ele.
Pois! E eu digo-lhe que o problema dele foi é não lhe terem explicarem devidamente o sítio para onde vão, e as coisas que têm que fazer, e há aquela coisa do "fuso horário", o que pode explicar a tal estranheza de horários. Mas tudo bem, eu percebo, pessoalmente de manhã também prefiro estar na caminha, e isso de porem uma pessoa a acordar cedo, treinar, atirar bolas de ferro pelos ares, deslocar-se da aldeia olímpica para o estádio e do estádio para a aldeia olímpica.... cansa. São coisas que cansam, e não matam mas moem, e um atleta não é de ferro.
Há também uma tal Jéssica não sei quê que ficou para trás numa corrida e então resolveu não ir correr uma outra, com a estafada desculpa de que não valia a pena, que as africanas era fortes de mais para ela! Então o que é que ela lá foi fazer: passear? Comer os nossos impostos? Devia devolver todo o dinheiro que o Estado gastou com ela!!!

17 agosto 2008

||| TELEVISÃO À PORTUGUESA...


Do meu ponto de vista e não sou naturalmente especializado, a programação televisiva dos quatro canais em sinal aberto é bastante fraca. A grelha é preenchida por horas e mais horas de telenovelas brasileiras e de produção nacional.
Nada tenho, devo dizer, contra esta forma de entretenimento, até porque algumas das produções revelam uma qualidade inquestionável e, não raras vezes, despertam a sociedade para determinadas problemáticas que estão escondidas ou são tabu. Critico é a sequência ciclópica deste produto. Horas a fio a transmitir mais do mesmo, até os actores (alguns, poucos, de grande qualidade) são os mesmos.
Leio hoje a página de televisão e vejo os 10+: 1.º- A Outra (TVI); 2.º - Feitiço de Amor (TVI); 3.º - Fascínios (TVI); 4.º - Jornal Nacional (TVI); 5.º - Jornal da Noite (SIC); 6.º - Malucos & Filhos (R); 7.º - Sabe Mais do que um Miúdo (RTP1); 8.º - Maré Alta (R) (SIC); 9.º - Morangos com Açúcar (TVI); 10.º - Telejornal (RTP1).
Assim, temos quatro novelas no TOP 10 e três no pódio. Para cúmulo, há dois programas de fraca qualidade (Malucos do Riso e Maré Alta) neste top 10, mesmo sendo repetidos os episódios!!! Nalguns casos com intervalo de dias.
O panorama é estarrecedor, mas ainda há esperança para a caixinha mágica, já que a mesma página de jornal dá conta de que a RTP2 alcançou o melhor resultado em sete anos (6,7% de share). O Canal 2 é, de longe, o canal, em sinal aberto, de melhor qualidade. Neste sentido, dou os parabéns aos responsáveis pelo canal e desejo que continue a aumentar a sua audiência.

16 agosto 2008

||| OA IMPOSTOS DOS PORTUGUESES MAIS RICOS E DOS MAIS POBRES


A gente anda aqui por este mundo e mais parece que, em vez de sermos avaliados pelo que valemos como país e sociedade, há é quem queira avaliar quem corre mais depressa, salta mais alto ou acerta melhor, ou quem são os portugueses mais ricos.
A verdade é que isto até parece uma provoção! Eu, pelo menos, sempre que leio estas notícias pergunto-me sempre sobre que valor de impostos pagarão estes cavalheiros? Que percentagens dos rendimentos embolsados ou das fortunas acrescidas lhe serão tributadas?
Não sabemos. Nunca vamos saber!!!! Só sabemos quem são os mais ricos mas não sabemos sequer que parte dos seus rendimentos se apresenta para tributação. Não sabemos que impostos pagam mas sabemos que, seguramente, a contribuição desta gente rica ficará muitíssimo aquém dos 42% que incidem sobre as remunerações mais elevadas do trabalho.
Não sabemos mas deveríamos saber. E é estranho que os partidos que se reclamam de esquerda nunca tenham pensado nisto. Ou, se pensaram, fizeram por esquecer. Porquê? Também escondem contas e ordenados chorudos?!

15 agosto 2008

||| OS GOLFINHOS DA PRAIA NUMA TARDE DE FERIADO NACIONAL!!!

Hoje foi dia de praia, quase sem querer. E eis se não quando, se ouviu um grito: "Está um tubarão na água!...".
Num repente, todos levantaram os olhos para o mar e lá estava, ao longe, ali perto, uma barbatana no ar. E outra, e outra, e mais outra. Muitas, muitas, muitas barbatanas gigantes.
Afinal, não era um tubarão. Eram golfinhos. Muitos golfinhos, aos saltos, como crianças a brincar no jardim infantil.
"Meninos!!....", gritámos nós, «Venham ver, venham ver os golfinhos!...".
Eles vieram todos mas ao fim de uma minuto, encolheram os ombros e exclamaram: "Bora jogar à bola!...".
Nós e a praia inteira continuámos de pé, num ohhh embasbacado a olhar o mar, e a tirar fotografias. Os golfinhos passaram para um lado e depois para o outro. Por fim, foram à sua vida. E nós à nossa! Isto é: fomos dormitar, tomar banho, jogar à bola, ler e pouco mais, à espera, os homens, do Benfica contra o Inter de Mourinho e Figo!!!.

14 agosto 2008

||| OIS DA RIBEIRA E OS JOGOS OLIMPICOS

O que está a dar, actualmente, é ver os Jogos Olímpicos e eu, que nada percebo de desporto, faço minhas as palavras de quem sabe e só espero que os portugueses não venham de lá sem uma ou duas medalhas (três seria uma festa...) para que o ânimo nacional não esmoreça abaixo da linha zero e Laurentino Dias, em defesa da sua honra, não apresente o seu pedido de demissão.
Isto se a arbitragem não nos prejudicar, como, má perdedora, reclamou a judoca Telma qualquer coisa! Ela que me desculpe, mas não me ocorre o apelido!.
Mas ocorre-me, porque sou gente de história, que Óis da Ribeira está ligada aos Jogos Olímpicos. E porquê? Ora porque há dois atletas que vestiram ou vestem as cores da ARCOR e andaram ou andam pelos Jogos.
Há uns anos, não sei quantos, foi o António Monteiro, atletas nos Jogos de Barcelona, em 1992, agora me lembro... Foi e é atleta da ARCOR.
Este ano, está lá a Beatriz Gomes, que foi atleta da ARCOR.
São estes arrebatamentos que me tornam cada vez mais ribeirense, embora valha a verdade que não conheço nem um, nem a outra. Mas são olímpicos de Óis da Ribeira!

13 agosto 2008

||| O GOVERNO ESTÁ A BANHOS E PORTUGAL ANDA MEIO ESQUECIDO....


O assalto ao BES, os Jogos Olímpicos e as apresentações dos clubes de futebol fizeram-nos esquecer que Portugal tem um governo. Que afinal existe mas está de férias, como se um país, com a actual situação de crise económica, financeira e social, pudesse ir a banhos e interromper os trabalhos por três meses.
O "timing" da governação é condicionado pelo aparecimento de factos nos mídia. As férias, os jogos olímpidos, o assalto ao BES, a morte do menino cigano que ia com o pai e o tio fazer assaltos, tudo isso enche os noticiários e faz-nos esquecer que há país e que deveria haver governo.
PRACE, Simplex, restruturação da Justiça, do Ensino e da Saúde, foram também a banhos e não se fala mais nisso. Falar nos assuntos de governação é mau para quem não governa. O pior mesmo, é que a oposição, também foi a banhos, e pactua com a trégua e o silêncio do coma em que está mergulhado o país.
Antes das férias, Sócrates fez um foguetório com o "Magalhães" - que afinal é outra mentira e não é nada português... - e calou as vozes mal-dizentes. Agora sim, os putos vão todos surfar na Net, e o Plano Tecnológico já está ! Será que consegue manter este embuste até ao dia das próximas eleições?
A ver vamos...

12 agosto 2008

||| A LUZ DA INSPIRAÇÃO PARA O DIA-A-DIA DA BLOGAGEM!!!


Nem sempre há ideias luminosas ou temas interessantes sobre o que escrever. Hoje, então, todos os recursos a que poderia recorrer para postar mais vezes no blogue parecem-me fúteis, inúteis e despropositados.
É um dos dias em que apetece vir aqui e ir "sem dizer nada a ninguém", sem colocar o que quer que seja: uma foto, uma frase, um ai ou mesmo um ui. Realmente, parece não haver muito sentido em manter este blogue, o meu dia a dia não mudaria se eu o apagasse e não duvido de que este rapidamente seria esquecido.
Assemelha-se toda esta situação com a minha vida em geral: ora morro de amores com determinada coisa/actividade, ora a enterro no fundo do baú mais próximo, abrindo a boca de bocejo só de pensar nela. Já dei voltas e mais voltas à cabeça ponderando possibilidades infinitas para dar a volta à situação mas neste momento apenas penso: Para quê?
Fora da blogosfera a vida continua igual a si mesma: ora desafiante e inovadora, ora rotineira e aborrecida. Ultimamente, convenhamos, até mais rotineira do que outra coisa...
É a vida!...


11 agosto 2008

||| UMA TARDE DE DOMINGO DE AGOSTO!...


Domingo, ontem, ainda não contei isto, agarrei num pano do pé era meio-dia e só o pousei eram onze da noite. Arranquei tudo das paredes dos quartos, limpei debaixo das camas, por trás dos móveis, em cada canto, e perguntei-me como é que não tenho nenhuma doença respiratória com o pó que fica acumulado por tudo quanto é lado.
Tirei as roupas do roupeiros, os livros das estantes, arrastei as camas, arrastei os móveis, desliguei as fichas, atirei dezenas de revistas e jornais para o lixo e troquei as extensões de sítio.
Nada ficou a salvo, nada ficou no lugar onde estava.
O meu estado era o de gente furiosa e não me ocorreu nada melhor para afastar as fúrias da cabeça. Ao menos agora, apesar das dores em tudo quanto é músculo (e sobretudo apesar das fúrias ainda aqui estarem), tenho uma casa nova.
Digo eu, que pago renda todos os meses!!!

10 agosto 2008

||| ASSALTO A BANCOS POR ESTRANGEIROS OU... PORTUGUESES

Já toda a gente conhece os pormenores do assalto ao BES, em Lisboa. Foi a primeira vez que os GOE tiveram ordem para "neutralizar". E foram eficazes, conseguindo resgatar sem ferimentos os 6 sequestrados. Por uma vez, uma das componentes da Justiça funcionou. Esperemos que os Tribunais façam também a sua parte com o bandido em recuperação e não o coloquem em liberdade já a seguir.
Fica por falar na prevenção destes casos. Porque acontecem e agora com mais frequeência, com os carjackings, assaltos a gasolineiras e violência sobre os taxistas, assaltos a casa com entrada forçada (homejacking). Moita Flores põe o dedo na ferida e avisa - a entrada incontrolada de emigrantes está a fazer aumentar estes crimes mais violentos.

Não há que ter atitudes xenófobas e passar agora a acusar todos os brasileiros. Há é que filtrar criteriosamente a entrada da emigração, numa altura em que o mercado de emprego não é favorável.
Milhares de emigrantes de Leste, muitos com qualificações que o país precisava, já saíram de Portugal por falta de oportunidades. Mas haverá muitos que não têm a proteção da segurança social e o desespero do desemprego os irá empurrar para o crime.

QUEM ERAM OS ASSALTANTES

Os dois homens eram estrangeiros e estariam a viver há poucos meses em Portugal sem autorização de residência. Wellington Nazaré, tem 23 anos e é de Minas Gerais. Resolveu assaltar, com um amigo, a dependência do BES e acabou gravemente ferido nos cuidados intensivos do Hospital de S. José. O outro assaltante, morto pela polícia, chamava-se Nilson Sousa e morava em frente, refere a notícia do Expresso.
A polícia encontrou em sua casa dez mil euros em dinheiro, perucas e algemas de plástico, iguais às que foram usadas para algemar os reféns durante o assalto. E quabtos outros assaltos terão feito?

RESPONSABILIDADE DO ESTADO
Neste momento, e só falando de brasileiros, Portugal terá cerca de 66 mil emigrantes e mais outros 60 mil clandestinos. O que tem sido feito para combater a emigração clandestina ?
Os dois meliantes trabalhavam ilegalmente na construção civil. Ninguém é responsável por isso? Portugal precisa de emigração para suprir a falta de mão de obra em certos sectores e para contrariar a baixa natalidade. Mas precisa de emigração controlada e selecionada, como fazem alguns dos países mais desenvolvidos.
Veja o [VIDEO]

09 agosto 2008

||| (IN)CULTURA GERAL NO VESTIR DA TV


Recentemente, por estar de férias, vi alguns programas do"Sabe mais do Que Um Miúdo de 10 Anos?", um concurso da RTP onde por vezes se apela mais à burrice e à incultura geral que ao conhecimento.
Independentemente desse (in)conhecimento geral o que me mete algunma confusão é ver o apresentador Jorge Gabriel sempre vestido com a mesma t-shirt verde azeitona! Já nem me refiro ao pormenor de usar sempre uma t-shirt com um casaco de fato - o que eu acho feio, e muito mais na TV; mas faz-me muita impressão ser sempre a mesma t-shirt.
No final de cada programa dá para perceber que os miúdos são vestidos pela Zippy, marca de roupa infantil do Continente. Por isso acho que também lhe podiam emprestar umas t-shirts de quando em vez. Ou será que não emprestam por le ter ido da SIC do patrão Belmiro de Azevedo?
Já viram o nosso presidente ir a todas as cerimónias sempre com a mesma camisa?

08 agosto 2008

||| PERIGOS DE ENGORDAR NO VERÃO


Apesar do descanso, da diminuição das responsabilidades diárias, do desaparecimento do stress e da rotina habitual casa-trabalho-casa, há algo que não consigo controlar nesta altura do ano - o meu apetite - que resce consideravelmente!
Para além disso, vejo-me constantemente na cozinha - como um iogurte aqui, uma peça de fruta ali, uma bolachinha acolá e às refeições, repito sempre o prato de comida. Ora, isto traduziu-se em quê? Num aumento considerável de peso... e tendo em conta que não frequento ginásios, estou numa desgraça total. Nem vos conto.
Nunca fui de fazer grandes sacrifícios pela saúde ou pelo aspecto físico; nunca fiz nem pretendo fazer dietas e muito menos tomar aqueles comprimidos miraculosos da farmácia. Gosto muito de comer e apenas tenho os cuidados básicos com a ingestão de gorduras, fritos e alguns açúcares - mas começo a dar conta que tenho de fechar mais a boca ou acabo por aumentar uns quilogramas.
São os perigos do Verão e de andar de barriga para o ar!

07 agosto 2008

||| O DINHEIRO DO IRS...


Recebi hoje o cheque das Finanças que me devolve o IRS que me cobraram a mais em 2007. É a primeira vez que isso me acontece (receber...) e senti-me mal: o Estado que conta todos os cêntimos se não lhe pagarmos em dia, com multas e etcs., não me deu mais um tostão depois de me andar 12 meses a levar-me dinheiro a mais!
Capital sobre capital e juro sobre juro!!!
Chegando ao site das Finanças, deparamo-nos com uma frase emblemática e mentirosa:"Este serviço foi criado para facilitar o relacionamento dos Utilizadores com a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI)."
Pensando bem nisso é a mais absoluta das verdades! Ainda me recordo bem do massacre que era reservar uma tarde para ficar na repartição das finanças à espera da minha vez, em pé, trocando de perna amiúde e entediando-me p'ra lá de muito.
Agora posso fazê-lo na tranquilidade dos deuses, confortavelmente no meu sofá, levantando-me para ir buscar algum papel de que me tenha esquecido ou mesmo verificando quaisquer dados que eu desejar.
Gosto também da possibilidade de emendar na hora os enganos, sem ter que preencher um novo impresso, comprado a mais precisamente para esse fim, e de simular a quantia a receber num futuro que desejo próximo.
Tudo bem, mas o problema é ouro: porque é que o Estado não paga juros do que nos leva a mais durante um ano inteiro?

06 agosto 2008

||| AS ÁRVORES DO PARQUE DA PATEIRA!...

As árvores, são testemunhos de vida e, seja em Óis da Ribeira seja onde fôr, são almas, sentimentos e odores que todos sentimos. São, no fundo, retratos, recordações e memórias de paixões e amores de qualquer um de nós, mesmo que não pensemos ou sintamos isso.
Todos nós, desde pequeninos, aprendemos a amar as árvores, que nos dão sombra e segurança, e olhamo-las como são, na sua própria vida - árvores que sempre passam várias gerações, olhando o fio do seu horizonte e como que sorrindo de nós.
São mais humanas do que os homens, respiram e fazem tudo respirar, sangram, resistem e choram.
A pensar nisso, não compreendo porque, no parque da pateira, não deixam crescer as árvores e as vendem aos bocados - contrariamente ao que acontece em Espinhel.

05 agosto 2008

||| OS EQUILÍBRIOS!...


Já aqui falámos disto, mas vale a pena recordar que a vida é feita de equilíbrios, sempre instável mas de equilíbrios mais ou menos estáveis...
Isto é tanto assim quanto precisamos dessa estabilidade em todos os sentidos para enfrentarmos o nosso dia a dia, que é tão difícil! Quando nos levantamos e mal nos vemos ao espelho, vamos a correr para o comboio ou para apanhar a camioneta, ou a boleia.
Cá para mim e balanço entre trabalho e descanso, entre concentração e lazer, entre algum stresse e um bom relaxamento é que está a chave de uma vida conseguida. É por isso que gosto de passar os fins de semana em Óis. Não se vê ninguém na rua, para além dos velhos do cruzeiro!!! Podemos passear na rua com as crianças a correna rua.
A não ser que apareça algum maluco de carro ou de mota, a altas velocidades pela rua do Cabo abaixo - ou um cão dos abandonados a meter-lhes medo!

04 agosto 2008

||| O PREÇO DA GASOLINA E O PREÇO DO TEMPO!..

Hoje é dia 4, apenas vamos no dia 4 de Agosto, e acabo de ouvir no telejornal que já morreram onze portugueses em acidentes de trânsito - o que, aliás, não admira nada a ninguém, pois ainda esta tarde, numa única viagem até à Barra, assisti a comportamentos de automobilistas mais do que suficientes para perceber o porquê daquela cifra negra.
Conforme já por aqui disse, desde há algum tempo que passei a deixar de andar nas auto-estradas, sempre que é possível, pois, comparando a cotação do tempo com a da gasolina e portagens, optei por gastar no tempo e poupar no resto, numa ida e volta poupo uma maquia razoável, evito ter de aturar umas centenas de doidos desarvorados a ultrapassar-me sem respeitar quaisquer regras.
Hoje, só entre Aveiro e a praia, enquanto circulei no troço da auto-estrada, fomos sucessivamente ultrapassados por largas dezenas de automobilistas cheios de pressa de não fazer nada, coisa que até sou capaz de compreender, em tempos não deixava os cento e muitos cavalos descansados, só que dar de comer a tanta bicheza sai caro.
Os tempos são de aperto e o preço da gasolina é um bom conselheiro em matéria de regras de trânsito.
Mas aposto que muitos dos que passaram por mim a centos e muitos já perderam horas a discutir o preço do combustível. Só que a percentagem de automóveis que circulam nos limites de velocidade são uma minoria, diria mesmo que são uma excepção. Os portugueses são assim...

03 agosto 2008

||| TEMPO DE PRAIA!...

Tem estado calor, que é coisa para tempo e uso de praia.
Vá até lá. mas aconselhamos que tenha... cuidado! Não evidencie demasiado interesse pela paisagem envolvente pois pode acontecer-lhe algo que não lhe agrade, por um qualquer efeito reactivo da senhora sua mulher!!!
Boas férias, para quem as tem!!!

02 agosto 2008

||| AS GALINHAS COM DENTES DE ÓIS DA RIBEIRA


Há dias, a 22 de Julho, falámos aqui na história das galinhas com dentes e eu bem dizia que tinha lido o que fôra em qualquer lado. Consegui descobrir que foi no primeiro site da Arcor e tem realmente a ver com a construção da ponte - como, aliás, um anónimo comentou.
As obras da ponte começaram a 1 de Fevereiro de 1950 e a ponte foi inaugurada a 25 de Maio de 1952. À inauguração está ligada a história das galinhas com dentes, suscitada pelo tom chistoso com que freguesias vizinhas de referiam à ponte - que Ois da Ribeira só teria quando as galinhas tivessem dentes. Pois Gil Martins dos Reis - o Ti Gil… - fez duas galinhas com dentes e colocou-as na entrada nascente da ponte.
A ponte, no entanto, só foi totalmente aberta a todo o tráfego rodoviário a 1 de Agosto de 1954, com farta alegria popular. Nesse dia, «realizaram-se várias festas, abrilhantadas pelas afamadas orquestras «O Central», do Troviscal, e «Os Melros Velhos», dos Covões».
Quem quiser pode ir ver AQUI, no tal primeiro site da ARCOR

01 agosto 2008

||| O GOVERNO ANDA A OFERECER LÂMPADAS!!!...



Li hoje a minha habitual revista semanal, a Visão, na qual me deu comigo a ler que Manuel Pinho, revela, em primeiríssima mão, que "o Governo vai oferecer 4,5 milhões de lâmpadas".
O quê?
Depois dos computadores a preço de amigo para os estudantes, depois do Magalhães e dos grandes negócios com a Líbia, a Venezuela e Angola, agora vamos ter lâmpadas à borla? E ninguém se espanta?
O major Valentim Loureiro, coitado, foi acusado de populismo por oferecer electrodomésticos nas autárquicas de Gondomar, mas Sócrates desata a oferecer bens de consumo doméstico privado em período pré-eleitoral e fica tudo mudo e quedo?
Isto começa a não ser normal. Não devo ter lido bem, devo ter sonhado!