28 fevereiro 2009

||| A CRIANÇA E A FAMÍLIA DE HOJE!!!


Tenho amigos que estão invariavelmente mergulhados numa angústia e numa ansiedade de contornos particularmente patológicos por causa da família! Eu percebo bem porquê.
Há 100 ou 200 anos, a vida dependia do berço, da posição social e da fortuna familiar. Hoje, não. A criança nasce, não numa família mas numa pista de atletismo, com as barreiras da praxe: jardim-escola aos três, natação aos quatro, lições de piano aos cinco, escola aos seis, e um exército de professores, explicadores, educadores e psicólogos, como se a criança fosse um potro de competição. É ou não é assim?
Esta situação está definitivamente instalda nas sociedades modernas: a vida não é para ser vivida - mas construída com sucessos pessoais e profissionais, uns atrás dos outros, em progressão geométrica para o infinito. É preciso o emprego de sonho, a casa de sonho, o maridinho desonho, os amigos de sonho, as férias de sonho, os restaurantes desonho. Não admira que, até 2020, um terço da população mundial esteja amamar forte no Prozac. É a velha história da cenoura e do burro: quanto mais temos, mais queremos.

27 fevereiro 2009

||| A DORMIR EM PÉ!!


A minha última noite foi daquelas em que damos voltas e voltas na cama... e não conseguimos dormir. E vem-nos tudo à cabeça!!! e raramente alguma coisa de bom!
A coisa piora um bom bom bocado quando já cansados do sofá da sala, vamos para vale de lençóis e chegamos ás 4 da manhã sem pregar olho e temos de nos levantar cedo, para o trabalho - que não nos quer por lá ensonados.
Acabei pro adormecer mas acordei com uma pedrada digna de enciclopédia, nem tomei o pequeno almoço, e fui para o trabalho a pregar um olho atrás do outro.
Aguentei-me conforme pude, no trabalho, nem fui almoçar, fui tentar dormir no carro, mas tá quieto. Andei o resto do dia a dormir em pé...
Vou dormir agora, se conseguir adormecer.

26 fevereiro 2009

||| O NARIZ GRANDE DOS NOSS0S ADOLESCENTES SONHOS...

Qualquer um de nós já pelo menos uma vez na vida se julgou o melhor do mundo e até aumentou um bocadinho da força da sua (nossa) pequena história. Nos meus tempos de criança, ouvia os adultos dizerem: «olha aquele está a regar".
A medida mais recente para avaliar quem aldraba, tomando como exemplo o crescimento do nariz, tem a ver com o pinócrates. A sério: há sempre uma altura na vida em que julgamos possível mudar o mundo e fartamo-nos de inventar cenários, que nos têm como os melhores do mundo, connosco a receber o Óscar de actor principal.
Somos sempre sonhadores!

24 fevereiro 2009

||| AS BRINCADEIRAS DOS OUTROS TEMPOS MENINOS!...



A minha criancice e adolescência foi passada entre os cheiros do estrume e da terra fresca de recém-lavrada, do nascimentos das novidades semeadas que espreitavam a colheita, entre os olhares da lavoura ao campo.
Das primeiras coisas que me impressionaram foram nas areias aos portalvares, ver os motores de rega: como é que aquele monte de ferros puxava a água para regar o milho?
Mas a recordação mais doce é a das tantas e tantas vezes que brinquei com o centeio que colhia nos serrados..! Utilizavamo-lo nós como "setas", que, filhos da mãe que éramos, atirávamos para espetar nas camisolas de com quem brincávamos! ERa um gozo danado!
Naquele tempo, e não foi assim há tantos anos, não havia brinquedos e playsations, computadores e essas modernidades. E jogar ao peão, e ao ringue! Saudades.


22 fevereiro 2009

||| O NÃO CARNAVAL DE ÓIS DA RIBEIRA E OS BRASILEIROS

Não sou a pessoa mais apaixonada pelo carnaval, mas recordo-me de na minha primeira infância andar de cara enfarruscada, enfarruscava-me a minha avó, a passear pelas ruas de Óis, com a outra garotada. E com as bisnagas a esguichar água uns contra os outros.
Ou das bombas de que eu tinha um medo de chorar, e as de cheirinho, os confetis e as serpentinas. Eram as nossas brincadeiras de criança e das brincadeiras de criança, lembro-me também de ir uma vez à Mealhada, com os meus primos e de lá ter apanhado uma grande seca, por causa de ver um casal de actores brasileiros, cujos nomes já nem me lembro.
Isto vem a propósito do que tem de muito de ridículo o abrasileiramento do carnaval português, numa altura do ano em que está mais frio do que calor e quando os bikinis deveriam estar ainda bem arrumados na gaveta. Somos uns parolos em muitas coisas!
Mais vale fazer-se como em Óis: hoje passei nas ruas todas e não vi o menor cheiro de carnaval. Assim é mais autêntico!

21 fevereiro 2009

||| OS CÃES MORDEDORES DO LARGO DO CRUZEIRO

Já todos nós, ribeirenses, mais ou menos nos incomodámos com os cães que andam pelo largo do cruzeiro. Andam por ali a mais e incomodam muita gente. E são mesmo perigosos, pois nunca sabemos quando os espetam uma ferradela.
Não faço a menor ideia de quem devaria cuidar de os tirar da rua, mas que deveriam ser levados de lá, lá isso deviam. Ainda por cima, agora o largo tem ali o multibanco - onde vai muita gente, que pode ser mordida de repente. Já ia acontecendo isso hoje, à minha prima!

20 fevereiro 2009

||| A PRAIA VAZIA...

A propósito dos camarões de ontem, venho aqui contar que, depois da ingestão, dei uma volta pela paredão. Para desmoer... e olhei pala praia enorme e vazia.
Olhei para aquela imensiadão e fiquei a pensar que a praia devia ser sempre assim: vazia!! Ou quase vazia, para a gente andar por ali a passear sem nos incomodram os miúdos a jogar a bola e os namoradas a fazer de ténis e a atirar aquelas bolas pequeninas para cima de nós!
Pronto, deveriam ser sempre assim, vazias e sem confusões, com sol mas sem muito calor, sem ser preciso tirar a roupa toda e andar a mostrar as partes íntimas a quem não despega o olho de cima de algum corpo mais bem feito! E sem sequer molhar os pés.
As praias deviam ser sempre assim, silenciosas e sem cheiro a cremes e batatas fritas. O miúdo a brincar, o bebé a dormir, e nós a ver o mar, sem fazer nada, depois de ler o jornal e fazer as palavras cruzadas, nessa grande seca que são as tardes que nunca mais acabam!

19 fevereiro 2009

||| QUE SE LIXE A CRISE, VENHAM LÁ OS CAMARÕES...

Os inesperados dias de calor dos últimos dias levaram-me acidentalmente à praia. Não para tomar algum banho de saudades de verão, mas em trabalho. Eu trabalho, não pensem lá...
Encontrei gente amiga e, entre o dizer para aqui e o falar para acolá, fomos parar a um bar. E não é que lá foram uns camarões pela garganta abaixo, regadas com cerveja, por acaso de garrafa - que a máquina dos finos estava avariada!
Digamos lá que, apesar da crise e dos ordenados anões que temos, soube bem esta merenda inesperada. E que se lixe a crise?!

18 fevereiro 2009

||| O MEU VELHO VÍCIO DA LEITURA...

Desde gente pequena que aprendi, mesmo que não quisesse (e até queria...), a ter uma relação muito próxima com os livros, que sempre abundaram lá por casa de meus pais.
E a verdade é que aprendi e aprendo muito com eles, como todos - desde a escola, à profissão, ao ócio e ao prazer de uma boa leitura de verão, ou à lareira de inverno! Recordo-me até que uma das primeiras prendas de um namoro foi um livro. Ficou-se o livro e foram os aneis dessa paixão da adolescência.
Actualmente, confesso, não me viro tanto par as leituras, mais por falta de tempo, mas já houve tempos, realmente, em que li muito mais que agora, mas continua a ter verdadeira paixão por um bom livro. Ainda me apaixonam!

17 fevereiro 2009

||| UNS PARA UM LADO, OUTROS PARA O OUTRO...

Olha-se para a foto, tirada de um qualquer sítio da net, e, à primeira, associamos os pés a quem ou a quê? A Charlot - o Charlie Chaplin! Acredito que a maioria das pessoas assim pensa!
Mas, pensando em Óis, a foto não deixará a muita gente que pense a ideia de divisão, de separação, de desunião, de uns para cada lado? Uns para um lado, outros para o outro!
Pode ser ideia minha, Deus me perdõe, mas é o que parece e acontece nas mais das vezes em terras pequeninas como a nossa: uns para cada lado e a aguilhar o vizinho, a querer pô-lo abaixo, para dizermos que a nossa ideia é melhor que a dos outros!

16 fevereiro 2009

||| VOU CASAR COM A MINHA VIZINHA GAY


Raramente aqui falo de política, nem dela entendo grande coisa. Mas esta é a hora de fazer dizer ao senhor 1º. Ministro par ter juízo e respeito. Isto a propósito de nos querer impôr os seus valores gays.
Eu não sou a pessoa mais indicada para analisar isso que dizem ser a liberdade de uma pessoa ter ou não ter relações de qualquer tipo com quem quiser. O que está em causa, quanto a mim, é a institucionalização dos gays ao estatuto de "casamento", com todos os direitos e deveres inerentes, relações que são estranhas a esse conceito e ao arrepio do direito civil.
Li algures e fui confirmar que o artigo 1577º. do Código Civil português define o casamento como “um contrato celebrado entre duas pessoas de sexo diferente que pretendem constituir família mediante uma plena comunhão de vida”.
Como, então, aceitar casamentos homosexuais, mas não aceitar casamentos poligâmicos, ou homoparentais? Como aceitar casamentos homossexuais e ao mesmo tempo colocar reservas à adopção de crianças? E que argumentos apresenta contra a pedofilia consentida por ambas as partes ? Que porra de terra é esta e que governantes temos? Puxa, pá!

11 fevereiro 2009

||| TENHO DÍVIDAS E NÃO SABIA!!!


Li já não sei onde que cada português (seja homem, mulher ou criança...) deve 45.100 dólares, da dívida externa aos bancos internacionais. Ou seja, cerca de 7060 contos!
Eu que tenho a mania que não devo anda a ninguém, afinal sou pessoa caloteira como qualquer outra! E não sabia, sou como o outro, que é o último a saber!
Mas afinal devo este dinheiro todo, porquê, se não pedi nada emprestado a ninguém?
Leio melhor e verifico que a dívida externa portuguesa aumentou 3072% entre 2003 e 2008. Ai é isso? É por isso que eu devo?! E eu sem saber de nada! É um salve-se quem puder. É um fartar vilanagem. Isto é que é governar, meus amigos! E Sócrates prepara-se para endividar ainda mais o país com os empréstimos necessários para obras como o TGV!! Ora gaita para esta gente!

10 fevereiro 2009

||| IGUALDADE NO CASAL E NO CASAMENTO...

O mundo do trabalho na cozinha até que também podia ser lindo. Mas não é tanto! Se as pessoas o quisessem, mas não querem! E a repartição das tarefas caseiras, já agora, até que ficava bem a uns certos casalinhos que eu cá sei e que por aí andam. Eu, que há dias queimei dois dedos, bem me apetece gritar por igualdade no casamento e no casal!

08 fevereiro 2009

||| OS HOMENS ENGOLIDOS PELAS ÁGUAS DA PATEIRA


Hoje, ao passar frente ao restaurante, com o parque sujo das cheias, lembrei-me, aos arrepios, das pessoas de Óis que já morreram na pateira, por andarem na pesca.
Senti um choque, porque não sei nadar e sei que se caísse à água, como a da pateira, não teria hipóteses de sobreviver.
Ensinaram-nos na escola que a água e o fogo são os elementos mais poderosos da natureza, os mais potentes e perigosos.
As águas da pateira são disso exemplo e já qualquer um de nós teve um amigo de perto que nos fez sofrer por causa das águas.
Talvez por isso eu não entenda lá muito bem como os pescadores se arrimam aos mares e, aqui pelos nossos lados, se aventuram tão desprevenidamente na pateira, na pesca, sendo engolidos pelas águas!

06 fevereiro 2009

||| O HOMEM RIBEIRENSE...



O homem ribeirense, seja ele qual for e pelo que for, tem que se encarar de uma vez por todas a verdade universal das coisas e dos factos, verdadeiros!
Realnente, digam lá o que disserem não vale a pena andarmos a fingir que está tudo bem e que quem vier a seguir que feche a porta.
O contributo tem (e só pode...) ser exigido a todos, por todos e para todos. É o bem de todos! Afinal não somos todos parte desta terra a que chamamos Óias da Ribeira?!