30 abril 2009

||| AS NOSSAS ARMAS DE QUANDO CRIANÇAS!!!

Hoje, na padaria, perguntaram-se se por acaso não queria pão de centeio, em vez da habitual broínha! Isto lembrou-me de cada vez que nós, em crianças, tantas e tantas vezes brincávamos com o centeio que os nossos pais e avós colhiam nos campos...! Utilizavamo-lo como "setas", que arremessávamos com as mãos, ficando espetadas nas camisolas ou no cabelo dos «inimigos» que connnosco brincavam!
À saída da escola, ou da catequese, a correr ruas abaixo e a cima, era um vê-se-te-havias de ataques com centeio. Eram essas nossas «armas». Tínhamos que inventar brincadeiras, à míngua de brinquedos!
Agora, as brincadeiras são outras. Bem mais perigosas e menos sublimes! E muito pouco pessoais e humanas
!

29 abril 2009

||| SORTE OU O AZAR!!!


Amanhã é fim de mês e hoje recebi o meu salário. Mas sei que nem toda a gente tem essa sorte. A mesma sorte nem sempre nos sorri a todos!
Também é verdade que nem sempre o azar nos bate à porta! É como os jogos de azar, por exemplo o das cartas. A vida é feita de altos e baixos, se bem que possamos contribuir em grande medida para a sua ocorrência. Mas há coisas que, como todos sabemos, são inevitavelmente... inevitáveis. Há que estar preparado para elas... para as boas e para as más!
Por ora e por Óis da Ribeira, vamos preparar-nos para olhar melhor e atentamente para as próximas eleições locais. E para elas nem é preciso jogar ao... azar! Temos essa sorte! Sempre há-de aparecer alguém que faça o extremo sacrifício de se candidatar e servir o povo!

28 abril 2009

||| PAGAR IMPOSTOS JUSTOS... EMBORA CUSTE!


Estreei-me este fim de semana no multibanco de Óis e logo a pagar impostos. Não vos vou dizer quanto paguei, mas custou-me. E muito. Antes de mais deixem-me dizer que gostei do multibanco. Para quem, como eu, anda sempre a bater em teclados já partidos e em ecrãs que não se vê nada, o de Óis é moderno. Sim sanhôra!!
O que me lixou foi pagar impostos, logo eu que não quero ser mau contribuinte, o que não paga impostos, os discute, tenta fugir-lhes, exporta capitais, etc. Eu que, para tal combater, nem invento bodes expiatórios para explicar as minhas dificuldades financeiras.
O bom contribuinte, como eu, seria aquele que deixa o Estado pesquisar todos os seus bens, tributá-los como quer, segundo as necessidades do Estado, e paga os impostos pelo máximo. O máximo que devo, bem entendido! O cidadão só é obrigado a pagar impostos justos, não os injustos. Embora custe!

26 abril 2009

||| O DIA DA MÃE!!!

Eu sei que pode parecer um pouco estranho, mas lá por casa nunca se deu muita importância ao Dia da Mãe, o que era um grande desgosto para mim, pois sempre levava da escola uma prenda para ela e ela não ligava nenhuma, mandava-ma pousar na cómoda.
Talvez, por isso, imaginem, passei também a dedicar pouca atenção a essas datas muito especiais, porque, afinal, parafraseando alguém, o Dia da Mãe é sempre que um(a) filho(a) quiser!
Hoje, nã sei porque, dei-me a sentir nostalgias desses dias, porque vi numa revista do social não sei qantas mães dessas modernas a falar dos seus filhos, para o Dia da Mãe!

25 abril 2009

||| CRAVOS DE ABRIL


Do que me lembro do 25 de Abril foi que nesse dia não tive aulas. Foi uma festa! E lá em casa, moita carrasco, nada de dizer tal coisa. Mas a ver o telejornal estava tudo muito sério, sem falar palavra. Até que o meu pai me perguntou: «Mas tu tiveste aulas hoje?»
Já devem ter percebido que a coisa não correu bem para mim.
Chegados ao dia de hoje, 35 anos depois, começo a interrogar-me se valeu a pena a festa.
Hoje, em Óis soube que mais dois rapazes estão desempregados. Um deles, tenho ideia que foi meu colega de escola.
E Portugal tem meio milhão de desempregados e dois milhões de pobres, a ser verdade o que se lê. E na verdade a gente olha para os lados e vê famílias com dificuldades em alimentar os filhos e dar-lhes de vestir. Os velhos e reformados já descobriram que não são cravos os cravos que foram prometidos em Abril.
A televisão mostrou-nos hoje como a elite política continua a enfeitar-se de cravos nas lapelas e embrulhar-se mo melhor que pode arranjar. Para o povo, sobra o que a gente bem sabe!

22 abril 2009

||| OS CONTENTORES DA LAGE NA DA RUA ANTÓNIO BERNA


Alguém acusa este blogue de ser céptico e crítico demais e de às vezes não dizer o que devia, na hora que seria certa.
Não tenho essa ideia e até penso que falamos das coisas de Óis muito pela rama, até porque nem há muita coisa para dizer numa terra tão pequenina quanto é Óis da Ribeira.
De todo o modo, sugeriram-nos que devíamos falar mais das coisas de Óis, do dia-a-dia. Por exemplo, de um ponto de contentores que terão posto nas Lages, na Rua António Berna. Não conheço o assunto e não tenho conhecimento suficiente para emitir opinião abalizada. De todo o modo, não me parece mal.
Retorquiu-me o comentador que estava mal sim senhor, que aquele lugar até área turística. Pois será, quem sou eu para dizer o contrário?! E então não é área turística a entrada do restaurante, onde ainda há uma semana destas lá vi um virado de rodas para o ar?!

20 abril 2009

||| OS RIBEIRENSES SÃO NOSTÁLGICOS...

Os ribeirenses são nostálgicos, isto não é novidade. Muitos dos que nasceram em Óis da Ribeira estão espalhados pelo mundo, roendo as unhas de saudade. Rodeados de água por todos os lados menos pelo dos gatos e uma ponta dos requeixeiros, talvez por isso a partir de certa altura da vida, todos nos tornamos nostálgicos em maior ou menor grau e sem poder fugir para lado nenhum. Mas muitos emigraram!
Há sempre algo que se recorda, há sempre algo que se quer vivenciar (ou não se pode, não se enganem! E não chegamos lá.
Ser de Óis é um bocadinho assim. Às vezes queremos chegar lá e não chegamos, ficamos no mesmo sítio, nem vamos ver quem amamos!

.

19 abril 2009

||| A REFORMA DO MEU TIO...


O meu tio telefonou-me preocupado, por lhe ter sido dito que iam deixar de pagar a reforma. Eu não sabia de nada e valha a verdade que não me preocupei. Esta tarde, estive a ler pela net e em algum lado que não fixei, vi que a Segurança Social está com dificuldades para as pagar.
Bom, se deixar de as pagar, este govermo até consegue uma coisa extraordinária - que é fazer a Segurança Social dar lucro!!
Os portugueses reformados já vão tendo as suas expectativas goradas, como todos sabemos. Desconaram para um fundo que se vai rompendo. E já há quem diga que, daqui a 15/20 anos as reformas terão diminuído a cerca de 50% do último vencimento.
Os mais jovens que se vão prevenindo: estão a ser verdadeiramente enganados e prejudicados. Passarão dezenas de anos a trabalhar para manter as actuais reformas - como a maior parte dos reformados de hoje - e quando chegarem à sua velhice alguém lhe dirá que a Segurança Social faliu como era previsível. Correm esse risco!
Há mais: além do pagamento inglório à segurança social, os jovens de hoje terão de pagar uma carga enorme de impostos, para pagar a gigantesca dívida do país à banca internacional.
Diria Sócrates: «Porreiro, pá!...»

16 abril 2009

||| UM CÃO DE ÓIS PARA A CASA BRANCA, JÁ...

As televisões não se cansaram, ontem, de mostrar o cão de água português que Barack Obama levou para a sua Casa Branca presidencial.
Ao ver esta verdadeira histeria nacional, a propósito de um cão, seja de água ou de vinho, apeteceu-me enviar um mail do presidente Obama para lhe pedir que, agora, escolhesse um dos cães que vagueiam nas ruas de Óis e no largo do centro social me parece que são um problema para as crianças do dito.
E quem sabe se, vendo como reagem os portugueses à presença de um cão de água português na Casa Branca, não ficaríamos nós também tão famosos como ele.
Nem estranharíamos que o dito canídeo, mesmo que cheio de pulgas e carraças, viesse a ser proposto para dar nome a uma rua de Óis. Já se viram coisas piores!

15 abril 2009

||| HÁ 3 ANOS


Um blogueiro mandou-nos um recado, com a referência ao facto de ontem se terem feito três anos desde que começámos a blogar. Fomos ver e é verdade.
Respigamos o primeiro post, até porque hoje não nos apetece fazer nada, depois do Porto ter sido eliminado da Champions.
Foi assim:
«Olá!!! Nascemos hoje, em tarde santa, de uma sexta-feira, 14 de Abril - por pouco o dia do azar, dia 13!!! Que foi mesmo ontem... Olha do que nos livrámos. Nascemos para dizer o que os outros blogues e sites de Óis não dizem e precisa de ser dito. Vamos falar do que for preciso. De cá, dali e de onde calhar. Vamos dizer aqui coisas que podem (não) ser verdade mas podiam (não) ter sido. Ou o contrário. Sempre, sempre do contra (contra qualquer coisa...). O que até pode ser a favor de alguma, ou algo. Mas nunca contra ninguém. Isso é que nunca! Não é do nosso feitio.Vamos ver-nos por aqui!».
Foi muito comentado mas não tardou que, quanto a comentários, tivessemos de lhe pôr freio, pois apareceu gente a abusar.

14 abril 2009

|| IR FALANDO DAS COISAS QUE POR AÍ VÃO...


«Todos os dias é preciso ir falando das coisas», era o conselho sábio de meu avô. Aos dias de hoje é preciso, em Óis, ir falando do saneamento, dos buracos, do cães soltos na rua, no deixa-andar em que se sentou o poder instituído.
Óis não pode ficar no meio da viagem e precisa de lutar, mais..., não que se sentem na sombra do que está por fazer. Todos os dias, para isto melhorar. Lutar todo o dia. Mas as coisas não mudam. Não querem que mudem. Não as deixam mudar. E tudo não muda. E nada muda. Porém, é preciso (re)tomar a luta, as lutas... Retomar e avançar, sem dúvidas... Pode ser que amanhã… que amanhã as coisas mudem. Sem desistir. Isto por cá não anda lá grande coisa, pois não? E pode melhorar, não pode? Onde anda a oposição e onde está o poder dos grandes senhores d´Óis.

13 abril 2009

||| O OVO «GÔLO» DA GALINHA...

Falei aqui de ovos gôlos, os que desperdiçam criação, não fossem eles sair a alguma franga ribeirinha. Pois bem, Conceição mandou-me a piada:
Não é gôlo o ovo, não/Ovo de franga ribeirinha/É ovo bom e bem são/Não é de qualquer galinha.
Gôlo é o galo e a maneira/De falar das nossas franguinhas/São jeitosas, mesmo à maneira/De se fazerem comidinhas.
E quem come e desdenha/É porque gosta do comer/Venha a franga daí, venha/Para se botar já a cozer...

11 abril 2009

||| OVOS DA PÁSCOA À MODA DE ÓIS...

Páscoa é sempre que uma mulher quiser e um ovo (da Páscoa) se descascar!!! E não adianta andar por aí com pensamentos e obras mais ou menos libidinoso(a)s, só porque o pinto que sai do ovo é já uma franga descascada!
Por falar nisso,
como vai o aviário de Óis da Ribeira? Como estão os frangos e as frangas?!
O melhor é nem pensar nisso, antes que o ovo saia gôlo!

09 abril 2009

||| ESTAR DOENTE EM CASA DA AVÓ...


Não creio que exista alguém que goste de estar doente. E não há quem, para conseguir uma cura rápida, não faça de tudo um pouco: vá ao médico, ao hospital, ao curandeiro, ao endireita, à bruxa, faça promessas, vá à Fátima a pé, ponha emplastros, dê pontapés das portas e cabeçadas nas paredes, ou consulte o Professor Bambo.
O prof. Bambo é, como todos sabemos, um poderoso mágico africano, que é perito em magia branca e negra, maus-olhados, amarrações e arranjinhos em geral, ou o que quer que seja o cliente «encomende».. Esta manhã fui a Águeda e encontrei um papel de propaganda dele, no pára-brisas do carro.
Lembrei-me de ser gente pequerruxinha e ter apanhado o sarampo e ter ficado uns dias em casa da minha avó - que depois apanhou a zona, ela própria!
E o que me fez ela? Passou a vida a dar-me umas coisas esquisitas de tomar e a por-me ver tv no sofá, a olhar, olhar ou a ler qualquer coisa. Como é evidente, tudo isso acompanhado pela possibilidade de se lanchar umas cinco vezes por tarde, o que não faz senão bem - e brincar o tempo que me apetecia, embora não me apetecesse nada. Enchia-me de actividades ao ar livre, quando a doença não era o sarampo, desde passear e apanhar flores, até ir comprar um brinquedo qualquer, culminando quase sempre num gelado puramente medicinal, evidentemente. Em conclusão, ir para a casa dos avós é como ir para as termas, sem a chatice da parte das termas. Chato era ter de ir à igreja, para rezar o terço!
Veio tudo isto a propósito dos efeitos curadores das casas dos avós, quando somos pequeninos e ainda andamos ao colo.

08 abril 2009

||| AS PETAS POLÍTICAS DE 1 DE ABRIL




Estamos no mês de Abril, cujo dia primeiro é dito ser o das mentiras. E cada um espeta a peta que quer, a quem melhor lhe apetecer. É a tradição!
Também engoli uma, que me deixou a pensar: aqui no correio chegou-se a notícia de uma nova lista independente em Óis da Ribeira, nas autárquicas que aí vem, talvez lá para Outubro. «Uma lista sem ressabiados», dizia a nossa correspondente.
Não percebi essa dos ressabiados, mas pelos vistos muito atenta, lá explicou ela que a LIOR de 2005 tinha nos três primeiros lugares estavam ribeirenses que já andaram por listas partidárias, dois deles candidatos a presidentes de Junta.
Ficou-se por aqui e chamou a minha atenção para os bastidores locais: vai haver outra lista independente dos partidos, verdadeiramente independente.
Eu não sei bem o que é isso de listas verdadeiramente independentes e acho até a destrinça delas com as dos partidos como um gesto inútil – que não adianta nem atrasa.
Dei-lhe resposta e tive outra: era mentira do 1 de Abril. Não vai nada haver uma lista verdadeiramente independente. E disse ela: vão continuar as raivas, os ciúmes, as acusações, os ataques, o sangue inútil das violações do respeito, as traições aos interesse de Óis, o implacável duelo entre classes separadas pelos quilómetros que os separam no poder - como nas novelas da TVI, cheias de (des)amores e perfídias, para alimentar as históricas desavenças entre os homens.

06 abril 2009

||| DROGA PARA ISTO...

O fim de semana de Óis fez-me deitar com preocupações: disseram-me que anda droga à solta. Interroguei-me e interroguei: mas então o(s) fulano(s) não desapareceu(ram) do mapa? Então se foram de frosques, como é há droga?
Bom, responderam-me com um sorriso
Lembro-me de há alguns anos, ter havido uma reunião na Junta de Freguesia, para o povo analisar a questão da droga, na qual um jovem drogado se confessou publicamente, num depoimentos impressionante e dramático que deve ter constrangido e atemorizado muita gente.
Desapareceram, então - ou não?!... - os pulhas dos traficantes de droga e outros cadastrados! Os assaltos pararam, como que parecendo terem caído num buraco enorme, que como que os engoliu!
O que me dizem agora é que o ambiente se tornou-se de novo irrespirável.
Será que teremos de nos voltar a ralar com estas coisas!

05 abril 2009

||| 50 E TAL CONTOS DE REIS POR MÊS...


Qualquer um de nós gosta de surpresas, embora ninguém goste de ser apanhado de surpresa. Isto que aqui deixo dito, até parece contraditório, mas não é.
Vem isto a propósito de im mal aqui recebido - em contradois@hotmail.com - comentando que este blog se espalhou demasiado, ao entrar em considerações sobre as próximas eleições autárquicas de Óis. Pensando bem, não entendemos porquê. E porquê, realmente?!
Fiz um rápido e sucinto tempo de reflexão, e não vejo modo de perceber onde está o nosso pecado. Limitámo-nos a ver o que toda a gente vê: não se conhece quem possa aventurar-se a ir a votos. Ou há? Eu não conheço e a quem pergunteim não me souberam dizer!
Não errarei se pensar que os mais velhos, não estão para se chatear. E os que se aventuraram a concorrer, levaram que contar!
Os mais novos, viram sempre o sr. Pires na Junta, com o Capitão e o Rui. Então, para quê pensar em ir para o lugar deles? Só para ganhar os tais 50 e tal contos de reis por mês?! Ora, ora... 50 e tal contitos de reis, para acabar com a monarquia laranja?! Não vale a pena! Ou vale?

04 abril 2009

||| O PRAZER DE TER UM BLOGUE!!!


Um comentador deste blogue veio há dias comentá-lo, falando da possível participação das pessoas responsáveis por este blogue nas proximas eleições autárquicas.
- Resposta: Não vamos, nem podemos!
Reclama, depois e em segundo lugar, que não nos ficava mal ter «um bocadinho mais de consideração pelas pessoas que regularmente visitam o vosso blog».
- Ora bem, têmo-la toda. Acontece até uma coisa que passará despercebida: a maior parte das postagens aqui feitas são inspiradas em comentários que nos chegam, no endereço contradois@hotmail.com. E, no blogue, sempre diremos que repetidamente tiramos comentários, por serem impróprios - do nosso ponto de vista! Pode enviá-los para o endereço!
E diz o comentador que, sobre as próximas eleições, «o que vai estar em causa não é o eleitor escolher entre o morto e o defunto, mas sim, entre o agente funerário e o resto!!!!».
- Olhe, concordamos, mas não tínhamos visto a questão por esse ponto de vista. Quer ser dos nossos e colaborar? Olhe o endereço electrónico. Como supomos que mora por aí... será boa ajuda e bem-vinda!
Finalmente, pergunta-nos se preferimos que as poucas pessoas que aqui participam desistam de inserir comentários, ou continuem a fazê-lo, de forma a fazer deste blog uma referência ribeirense?
- Não, não... preferimos que o façam, sempre. Mas daremos sempre prioridade aos comentários para o endereço elctrónico.
Blogue de referência:
- Obrigado, gostámos e desafiamo-lo. Mande sempre!
Equipa Contra d´Óis

03 abril 2009

||| MORDAÇAS MODERNAS...


Ouvi sempre dizer que, no tempo do Salazar a ditadura era às claras, com todas as barreiras bem definidas, todos sabiam com que contavam, o que podiam fazer e dizer. Só se metia em problemas, quem bem entendesse!
A ditadura actual, todavia, é feita veladamente, com uns sins e uns nãos providenciais, ou casuais, fazendo uns favores aos primos do partido, aos filhos, aos genros, às noras, às namoradas, aos amigos e afins! E fecha-se a cancela dos favores a quem não for da cor, ou se atrever dizer não. Ou mesmo nim!
É o país e a terra em que sobrevivemos. Liberdades, pois está bem, é muito justo mas só se fôr para engrossarmos a procissão de devotos do partido do poder elamber as botas à trupe que manda e andarmos por aí a balir a maioria, com o restante rebanho.
Actualmente, para se dizerem umas verdades sobre as trapalhadas que vemos à nossa volta, é preciso ter cuidado!

01 abril 2009

||| GENTE QUE MORRE POR ÓDIO...

As televisões e os jornais todos os dias nos trazem notícia de gente que morre por ódio. O ódio leva pessoas a um sórdido pacto com a morte: matam-se aos poucos. Morrem para arrastar consigo outras pessoas, o maior número possível delas. Não querem morrer a sós!
A indústria do ódio - e há por aí espalhados muitos "empresários" do ódio... - prolifera em grupos organizados e especializados, em certas alturas do ano. São como as moléstias, as ervas daninhas, o gramão das nossas terras, os vírus, os pecados mortais e veniais que se confessam na quaresma! É uma indústria empresariada numa alguma cobardia e em sordidez vegetal que estigmatiza os seus actores. Todos nós conhecemos gente desta!
Esses empresários do ódio prometem tudo e de tudo, falando muitas vezes do que não sabem, mas do que apenas ouviram falar! Em troca, prometem bem-aventuranças para a eternidade, obviamente a pagar - conforme o ancestral método dos caloteiros, sejam civis, religiosos, ateus, altos, lagos, gordos, mas todos gerosamente imbecis...
A vida, no entanto, também nos ensina que há quem morra de desinteressado e gratuito amor. Todos conhecemos quem, após a morte do companheiro, não resista muito e se vá para o além. Também sabemos, e nem precisamos de ir à universidade para saber, que também muitos animais, como os cavalos-marinhos morrem de amor. E os nossos animais de estimação não resistem à morte dos donos!
Os homens são os únicos animais capazes de morrer de ódio...
Que morram em paz e o amor os acompanhe!!