30 julho 2009

||| AS VENTANIAS QUE GERAM ELECTRICIDADE...



A surpresa chegou hoje: pela primeira vez alguém seguiu um conselho do Contra d´Ois e mandou instalar energia eólica em Óis da Ribeira, Bem feita!!!
O gerador eólico da actualidade, o REpower 5M, foi instalado na guarita e capaz de produzir uma potência de 5 MW. O gerador foi construído pela firma alemã RE Power Systems e é a concretização de um projecto financiado pela União Europeia e pelo estado alemão Schleswig-Hölstein. Trata-se de um gerador concebido para ser instalado na pateira - o nosso caso - ou até em parques eólicos offshore, donde decorre que uma das suas principais características é ser capaz de funcionar em modo automático e com necessidades de manutenção ou intervenção humana relativamente baixas.
O rotor tem um diâmetro de 126 metros e pesa 120 toneladas sendo menos de metade deste peso devido às pás da hélice / que têm 61,5 metros de comprimento e são feitas num material compósito (fibras de vidro e carbono agregadas por resinas sintéticas), muito leve e resistente.
A torre onde o protótipo actual está instalado tem uma altura de 120 metros mas quando este tipo de instalação for no mar a torre respectiva terá entre 90 e 100 metros.
Só um senão nisto tudo: é que o presidente da Junta de Espinhel já reinvindicou uma taxa de operacionalidade, argumentando que as pás não funcionam sem os ventos da terra dos gatos e entram na freguesia dele. De certo, que isto vai para ao Tribunal Europeu dos Direitos do Ar.
O que é me dizem a isto os senhores comentadores?

28 julho 2009

||| OS PROJECTOS (DE BRAÇOS CRUZADOS) QUE NÃO SE CONHECEM...

Há cinco anos, a mensagem eleitoral do PSD, em Óis da Ribeira, apareceu assim. Do Bloco de Esquerda e da LIOR, também então candidatos, não temos imagens. Bom, a imagem permite uma série de interpretações: a mais fácil e rápida é a de que os candidatos estavam de braços cruzados diante do futuro de então.
Sendo isso, ou não, a melhor resposta será no dia das próximas eleições autárquicas - em que se oporão dois projectos que ainda não se conhecem. Outros virão? Vamos esperar para ver! É o melhor remédio!
A foto tirada daqui!

25 julho 2009

||| ARBITRARIEDADES E ATREVIMENTOS DO ANO ELEITORAL...

Este ano, como é ano de eleições autárquicas, as forças mais poderosas da política local estão abertamente empenhadas em multiplicar as suas tradicionais bases de apoio, afirmando-se colunas vertebrais da moral e do futuro!
Em nome da liberdade, do progresso e do dinamismo elaboram-se listas de intenções, como quem faz a ementa do restaurante e é só... escolher! Cozinham-se valores à medida da fome de votos e tudo se esquece, doq eu anda à volta: religião é obsoleta, a família tacanha, a ética ridícula. Por fidelidades ideológicas ou simples divertimento, é costume hoje exaltar o atrevimento e a rebeldia. Mas também o desrespeito!
Os valores, realmente, continuam desrespeitados e a vida pessoal dos cidadãos é muitas vezes suja na rua e nos pronunciamentos oficiais. Isso, porque interessa a quem interessa, passa-se mo âmbito da cultura dominante, que não recomenda as algumas arbitrariedades e atrevimentos que todos conhecemos. A vida é assim!!! Mas não devia ser!!!

23 julho 2009

||| BLOGAR POR ÓIS... E GOSTAR D´ÓIS!

Digo-vos com toda a franqueza que não queria cair no lugar comum de dizer que não há ninguém em Óis que mais goste de Óis que eu! Mas eu gosto.
Por exemplo, andar por aqui a blogar é gostar de Óis. E seria absolutamente redundante andar por aqui a falar de coisas inúteis, como se não tivessemos mas nada que fazer, se não quiséssemos - e acho que conseguimos - pôr a mexer a areia da cabecinha de muitos de nós, só porque aqui se fala do que é nosso! E isto nem é presunção!
Aprecio Óis da Ribeira não só porque os meus génes são ribeirenses, mas principalmente pela capacidade que a aldeia tem nos maravilhar e de nos fazer pensar. Pensar por um qualquer tema mais banal, com o facto mais comum, com a ideia mais prosaica, com a trica mais ou menos maldizente, sempre Óis se regenera, acho eu!
Colega de serviço, habitual frequentador dos blogues de Óis sempre me interroga de como é possível resistirem tantos blogues em Óis, e actualizados. Por mim, confesso que conseguem fazer-me sonhar e tenho a certeza que nos faz interrogar e manter a capacidade de espanto. E viva Óis!

21 julho 2009

||| SINALIZAÇÕES DE RUA....


Um destes dias, se um ribeirense for de carro, parar num cruzamento e em vez de um sinal de stop, ou qualquer outro, se se deparar com um cartaz das próximas eleições autárquicas locais a mandar avançar, o que é que deve fazer?
Um bom ribeirense deve respeitar a sinalização e acreditar no que lê, ou mandar o código às malvas e continuar em frente? É um caso bicudo. Por um lado, devemos respeitar as indicações da DGV, por outro ficamos na feia atitude de desrespeitar o quem nos diz que fará tudo por nós e avançar para o futuro!
A bem dizer, nós devíamos era pensar o que deveremos fazer na próxima vez em que votarmos, escolhendo entre nós e quem se diz falar por nós!
Seja quem for o vencedor, seremos sempre nós a perder e alguém a ganhar! Não é?! Falta um bom árbitro, para colocar alguns jogadores no seu devido campo! Vai ser o bom do povo de Óis da Ribeira, vão ver!

20 julho 2009

||| O SENTIDO DAS COISAS D´ÓIS...

Todos nós, ribeirenses - os presentes e os ausentes... - devemos manter o sentido e a prática civilizada das coisas. É um imperativo civilizacional e esteticamente moral.
A moral, como se sabe, é muito mais abrangente e compreensiva que a ideia de beleza. Eu ou tu, ou você, podemos ser muito bonito(a)s, segundo alguns padrões, mas se não tivermos alma e coragem de assumir o que pensamos, quando pensamos sobre os outros, individualmente, a coisa torna-se feia! É a questão civilizacional!
Uma das características da moral que é mais relevante tem a ver com a harmonia e a vivência cívica, a autoridade emocional e pessoal. Há razões e reacções que nos tocam sem que saibamos explicar a razão. Mas devemos saber controlá-las! Essa é exactamente a validade e a perenidade daquilo que podemos fazer para fazer o mundo melhor - e quem diz o mundo, diz Óis.
Pensem nisso, senhores comentadores!
E lembrem-se do que é o amor! Amor é um sonho e o casamento o despertador. Aqui para nós, o amor do «Contra» a Óis é o despertador de um casamento de noivos e noivas que se escondem nos seus próprios véus. O que quererá dizer isto?

19 julho 2009

||| ARRUMAR AS COISAS PARA NÃO NOS ESQUECERMOS DELAS...


Não sou a pessoa mais arrumada do mundo, mas, por mais incrível que pareça, sei onde tenho tudo. A minha secretária é um exemplo de desarrumação absolutamente caótica, onde tudo está desarrumadamente arrumado. Ninguém lhe pode mexer... No carro, na cozinha, na sala, no sótão, na carteira, basta-me pôr o «computador» trabalhar e... pumba, localizo logo tudinho. Mas tudinho mesmo... Sou aquele máquina!!!
Para que isto aconteça, lá tenho de, volta e meia, rearrumar tudo e ir pondo alguma coisa fora, para as coisas não me entediarem a alma.
Assim, regularmente e a pouco e pouco, lá volta tudo à normalidade, tudo arrumadinho!
Devia ser isso que os agentes da vida pública e associativa deviam fazer: para não se esquecerem das suas coisas. Se o fizessem eles (ou elas), não faziam de nós parvos! Nem nós pensaríamos em os mandar para o sítio da foto de hoje!

17 julho 2009

||| À BOLEIA DA MEMÓRIA...


Uma das maiores vantagens de se ter péssima memória - ou fazer que se tem... - é a gente poder divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas, sempre como se fosse a primeira vez.
Ou, se quisermos analisar a questão de outra maneira, quiçá pela componente estética e moral, é absolutamente indispensável não ter memória - quando convém. Isto vem a propósito de um molho de folhas digitalizadas que me mandaram, sobre campanhas eleitorais antigas, com uns sorrisinhos espelhados na mail, acho eu que para me apressar a leitura.
Confesso que ainda não vi, mas mordo-me de curiosidade para ver, se calhar este fim de semana. Certamente, calculo eu, já nem me lembro das coisas que para aí nos andaram a endrominar e que já estão no lugar dessas tais coisas esquecidas num canto da memória. É essa a vantagem de quem promete: as promessas ficam na gaveta e quando as despem parecem-se como coisas novas.
E divertimo-nos muito com o facto de apanharmos essa boleia da memória do que esquecemos!

16 julho 2009

||| AS ENERGIAS RENOVÁVEIS NO CABEÇO DA GUARITA...

Sem que eu saiba explicar bem porquê, exactamente, tenho a certeza de gostar muito de energias renováveis. É uma coisa que dá gosto falar e dá-nos até um ar de gente sabedora.
Acho, acho, não, tenho a certeza que devia haver energias renováveis no mundo todo, para o mundo ser mais limpo e ambiental e nós pagarmos menores contas de electricidade. As energias renováveis são muito importantes para a nossa saúde, até da saúde da carteira.
Toda a gente devia ter energias renováveis em casa para reciclar melhor o ambiente e mais barato. Quando eu puder... zás, ponho ali as pás no telhado! Ponho energias renováveis em casa e no meu computador. As energias renováveis são boas para o nosso país porque gastam menos petróleo.
Em Óis não me sai da cabeça que as pás ficavam a matar no cabeço da Guarita! Toda a gente ficava a olhar para elas! E não entendo porque é nenhum dos candidatos ainda não se lembrou de prometer isso em campanha eleitoral! Tinha logo o meu voto, se votar pudesse em Óis!

15 julho 2009

||| EXPLIQUEM LÁ PORQUE É QUE SE VAI AO FUNDO E NÃO É DAS QUESTÕES

Óis está cercado de água por todos os lados, menos por um - o de Espinhel... - o que é uma boa razão para eu ter um impulso natural por me aproximar da água. E lembro-me bem de ir com a minha avó e dar as primeiras braçadas no rio, com uns machucos sem querer que atrapalhavam toda a gente, menos a mim.
Desses meus machucos sem querer, lembro-me, todavia, que chorava água e ranho, com medo de levar umas palmadas.
Já com o corpo a espigar-me, íamos em grupos, no verão, para a pateira e não era para pescar, que eu ainda hoje e quanto a pescas é mais para o prato. Mas gostávamos de ir para lá e atirar pedras para a água e ir para mota abaixo, ou pelas lajes acima, sei lá...
Não o sei explicar porque é que dávamos estes passeios e também é certo que a falta destas explicações não me tiram o sono. E nem me vou pôr para aqui a especular dos porquês, pois especulação não é o meu forte, nem matéria que me interesse muito.
É evidente, que gosto de perceber as coisas... e percebê-las bem, desde que sejam explicações convincentes. Por exemplo, quem me explica porque é que sendo Óis terra tão pequenina e sem tantos valores quanto isso, a malta anda sempre dividida?
Alguém anda a meter água ou a união é coisa que já foi ao fundo em Óis?

13 julho 2009

||| A CADEIRA DO PODER...

A cadeira do poder não tem sexo, nem é macho nem é fêmea, pode ser o que um ribeirense quiser! Se reparamos bem na foto, não se vê bem quem lá poderá estar: é sapato de homem ou de mulher?! Ambos vestem calças, o que não quer dizer nada, pois também eu tomo banho quase todos os dias e nem por isso não deixo de às vezes andar com os pés a cheirar a cholé!
Então de que sexo será o poder? Macho ou fêmea? Ou misto! Ou casado, solteiro, viúvo ou a viver maritalmente?!
O poder às vezes não tem cor! Traveste-se!!
Boas noites!

10 julho 2009

||| ÓIS DE TGV...


A política é assim como uma casa de Verão à qual nós voltamos de vez em quando, principalmente por todos os meses de Agosto de quatro em quatro anos.
As primeiras luzes da política, embora nunca activa, conheci-as na associação de estudantes e enternecia-me com a coragem daqueles rapazes e raparigas que, sem ganhar nada, se propunham servir aquilo que nós, estudantes mais humildes, reinvindicávamos mas não eramos capazes de pedir.
Se transportarmos isto cá para Óis, sempre achamos alguém que age próximo desses alvores juvenis, gente sempre disposta, como eles dizem, a servir o povo. Como isto é tão romântico!
De tal modo é o desejo de servir que alguns, porque o partido não os deixa participar, por qualquer razão, aí até mudam de partido e de listas, só para poderem servir Óis. Que bonito!!
Podiam é fazer como há dias um comentador aqui sugeria: faziam uma lista conjunta.
Tantos crâneos disponíveis e a puxar para o mesmo lado, isso é que Óis ia de TGV...

09 julho 2009

||| É PRECISO É TER IDEIAS... E SER BOA GENTE!

Um amigo meu encontrou-me hoje na pastelaria e perguntou-me quem iria ganhar as eleições em Óis. Não o via há alguns meses e não lhe soube dizer quem, mas ele apontou-me a candidata socialista como a sua certeza (dele) que vai ganhar, e vou dizer a razão que ele me apresentou: «é boa rapariga».
O Pires «também é», disse ele, mas «já lá estão há muito tempo». Se há momentos em que as pessoas se sentem banzadas, acho eu que este e uma coisa destas é um deles. Foi assim que me senti!...
Este amigo, que eu sei muito bem ser socialista há muitos anos - ele até costuma dizer que «já era no tempo do fascismo» - não é de Óis e esta sua pergunta e conclusão criaram-me intrigas na cabeça. Então o que é este PS sabe que eu não sei, o que é que ele sabe dos conhecidos candidatos que eu não percebo?
Aleguei-lhe eu que dizia ele o que dizia por ser socialista. Riu-se para mim e bateu mais claras na minha inteligência: «É muito boa rapariga, tem ideias...».
Não sei se as tem, ou se, tendo, são iguais ou parecidas, ou pouco ou muito diferentes, das do candidato-presidente, mas confesso que hoje, ao despedir-me dele, esfreguei as mãos de contente: já sabia do que ia falar hoje no blogue.
Foi assim este meu dia de trabalho, para além da chatice de voltar a ter horários para cumprir, o que é sempre uma bodega!

08 julho 2009

||| PROMESSAS, VENHAMM ELAS, CHEIREM ELAS LÁ AO QUE CHEIRAREM...


Cá para mim, andam por aí meias ideias amarradas a projectos. Isto porque se fala muito de muitas coisas e a gente olha para o lado e pouco se vê para além das intenções de pensar em fazer. No fundo e cá para nós que ninguém nos ouve, é mais do mesmo e diz quem pensa que sabe que assim vai continuar a ser.
Por mim, a quem ensinaram a acreditar piamente no que nos dizem, vou continuar a acreditar que vamos ter rede de saneamento antes das eleições autárquicas.
Só não sei é de que ano. Tenho esta certeza porque quem diz que faz vai continuar a prometer. E eu acredito em promessas, cheirem lá elas ao que cheirarem! Nem que seja à falta de saneamento. Nem que lhe punhamos algemas na consciência!
Amanhã vou trabalhar, que chatice...

07 julho 2009

||| NEM ELES DIZEM OS NOMES NEM A GENTE ALMOÇA!...


Já arrumei a tralha das férias e, para esfarelar a curiosidade, alapei-me aqui na frente do PC, pondo o olho no que para aqui andaram a dizer, como elemento fundamental destes tempos políticos que se aproximam - as eleições.
Mas levei quase com um zero nas ventas, pois está tudo quase igual, como dantes, a não ser os comentários de Cusco, que, como sabemos, anda por aí mais a cuscar que a dizer.
Isto fez-me lembrar as idas ao cabeleireiro, onde sempre detestei ir, por causa da coscuvilhice que por lá se faz, e agora chupo aqui no blogue com as marias-zés-marias-rapazes que andam para aqui a fazer borbulhas com a mente. Pronto, é a vida!
Fiz dois telemovelzadelas a amigos e menos fiquei a saber: nem o Pires dá notícias dos nomes da lista (devem ser os mesmos, calculando eles que a velhice será um posto...), nem a Carla anuncia quem lhe vai arredondar o voto - deve andar ainda a namorar malta nova para lhe fazer a corte eleitoral! E fazem eles ambos muito bem!
Isto é, para falar à maneira de Óis: nem eles dizem os nomes, nem a gente almoça!
Então e os cds´s e os bloquistas? Ah, disse-me já não sei quem, que vão eles noivar com a Carla! E terão lá as suas razões!
Xau!... Vou dormir e amanhã venho ver isto com toda a calma, antes que chegue a 5ª.-feira e o caraças do emprego. Pode ser que o Cusco e a antiga namorada do Cusco, mais a Rosinha e outros tais aqui venham coloquiar!