30 setembro 2010

||| A CLASSE MÉDIA QUE PAGUE A CRISE...


Ainda estou na ressaca da comunicação de ontem, da parte dos dois rapazs que mandam neste sítio chamado Portugal. Só me apetece chamar-lhes nomes.
A coisa é imbecilizante: agora, o governo de Sócrates e do tesoureiro Teixeira, de uma penada e com aquelas carinhas de anjo com que ontem se apresentaram na TV, vieram dizer-nos que já não são os ricos a pagar a crise. É a classe média e são os funcionários públicos, desde que ganhem mais de 1500 euros. E somos nós todos, com mais dois ponto zero percentuais de aumento no IVA. E o que para aí vem!!! Paga, Zé Povinho!!!
O país está a ficar descalço! E nu!
Ainda gostava de saber o que pensam os portugueses que votaram neste governo. Vou perguntar aos meus amigos socialistas. Ai vou, vou!!!
Melhor que as minhas palavras», aqui
está o cartoon de Henrique.

29 setembro 2010

||| MAIS IMPOSTOS! ONDE É QUE ISTO AI PARAR?!

Depois de ouvir o nosso primeiro e o tesoureiro das finanças da nação, não me apetece blogar.
Não apetece, não apetece e não apetece, pronto!
Apetece-me é mandar alguém que a gente conhece muito bem - e não é pelas melhores razões... - mandá-lo(s) a um certo sítio. Vou ver mas é o futebol, de que não gosto mesmo nada, mas sempre é melhor de que ter de estar, pacificamente, a ouvir estes gajos a proclamar, com a maior das canduras, que nos vão entrar nos bolsos. Ainda mais!
Puxa, pá.... onde é que isto vai parar?

28 setembro 2010

||| AO QUE CHEGÁMOS... E NÃO SE CHEGA EM ÓIS


Um imagem vale por mil palavras, costuma dizer-se. E o que dizer do actual 1º. ministro e do ministro da oposição? José Sócrates e Passos Coelho chegaram ao mais baixo nível e a única certza que nós temos é que um deles é mentiroso.
Não se entendem e nem se querem entender e quem se lixa é o mexilhão, o povo - enquanto sobe a dívida do Estado e os contribuintes são preparados para a pagar - como nos veio dizer aquele senhor mexicano da OCDE, que se fez gémeo da desgovernação que temos e assumiu dizer-nos o que Sócrates e Teixeira dos Santos já não são capazes!
Ao menos em Óis, nem se ouve falar da oposição e os posicionistas fazem o que bem entendem. E ninguém se chateia.
O cartoon é de http://henricartoon.blogs.sapo.pt

27 setembro 2010

||| OS GÁS A 17 CONTOS A GARRAFA!!!



A gente anda aqui pelo dia a dia, a pagar contas e a ver o ordenado a mingar e apanha um surpresa do caraças: uma garrafa de gás custa 85 euros! Vejam só: 17 contos na moeda antiga.
A falta de hábito de o pagar, pois tal tarefa tem cabido ao meu jurado amor consorte, deixou-me de olhos esbugalhados. Eh pá, 17 contos?!! Pôxa, pá!!!
E não há engano, perguntei eu ao distribuidor, na minha santa ineguidade. Que não, que eram mesmo 85 euros.
Soltei uma blasfémia e corei. E lembrei-me das altas autoridades, das entidades reguladoras das águas, dos vinhos, dos gases, dos pitróis, das concorrências e demais  e múltiplas inutilidades que fazem de contam que regulam e não regulam nada e, por outro lado, se vão é  abifando numa vidinha tranquila e farta, bem paga, com frota automóvel nova, cartões de crédito e demais mordomias - á conta de quem paga o gás e os impostos.
Se ainda ao menos com o gás, viesse a miúda do dito!! Mas não, anda por cima é um gajo de bigode farfalhudo e a cheirar a cavalo que o distribui!

26 setembro 2010

||| CASAMENTOS, CASAMENTOS, CASAMENTOS...

Não sou das pessoas mais reinadias do mundo, mas gosto das minhas brincadeiras, como toda a gente. Gosto de reinar, do pagode, da laracha bem jocosa. Por isso delirei, com uma televisão informção sobre um casamento de ciganos e dos comentários subsequentes. Fiquei a pensar nisto dos casamentos...

Por exemplo, se houvesse casamentos lésbicos  qual delas é que esperava no altar? E qual seria o pai da noiva a pagar?
E se for um casamento lésbico cigano, se forem os dois pais a pagar, quanto tempo é que demora a boda, sendo que o casamento cigano demora em média 3 dias? Vai demorar uma semana? É o Portugal de hoje!

25 setembro 2010

||| PORRA, ESTAMOS FALIDOS...


Assustou-me a leitura da imprensa de hoje, que confirmou nos telejornais de ontem e desta noite: o país está falido.
Normalmente, por razões de trabalho, não costumo ver os telejornais e se querem saber até me chateia ouvir sempre as mesmas coisas, as mesmas caras, as mesmas promessas dos políticos. 

Aquele ilusionismo verbal de José Sócrates, então, esse já me metia fastio e mudava de canal quando o homem aparecia. No entanto e não sei porquê, tinha uma certa confiança no ministro das Finanças - pois do 1º. Ministro já nada me espatantava ou surpreendia, embora  humanamente seja constrangedor assistir à sua degração como governante. Com prejuízo nosso.
O ministro da Finanças, no entanto, com aquele ar sério de homem maduro e cabelos brancos, parecia-me ser muito melhor e acreditava nele. Mas ao que vejo, revelou-se uma supresa negativa para mim e para o país e, ou muito me engano (e tal desejo...) ou vai ficar na história como o grande responsável pela bancarrota das finanças portuguesas.
A gente pode avaliar a coisa pela nossa casa: quando a receita é menor que a despesa e continuamos a ir ao restaurante e a ser clientes das lojas in, gastando à tripa forra e já sem sermos capaz de pagar o que devemos, a coisa torna-se inevitável, vamos à falência. Com o Estado Português é a mesma coisa, por mais malabarismos de José Sócrates e disfarces de Teixeira dos Santos. Porra!!!

24 setembro 2010

||| ÓIS NÃO É UMA FREGUESIA TURÍSTICA?


Soube hoje, em Óis, de uma coisa que me desagradou substancialmente e nem sequer foi por razões pessoais. Foi um daqueles dias em que uma pessoa fica a pensar como há momentos de uma raiva imensa, devido à impotência para mudarmos o rumo das coisas.  
Atenção, é uma impotência que nos é inculcada, porque, efectivamente, não temos o poder de mudar.  Só que,  quem manda parece não saber mandar. E mandar no quê? Pois, numa coisa tão simples como limpar as ervas e lixo das valetas.
Afinal, Óis é ou não é uma freguesia turística! Puxa, pá...

||| OS EQUILÍBRIOS DA VIDA QUE LEVAMOS NO DIA A DIA


Dou comigo a pensar, neste princípio de mais um fim de semana, de como a vida é feita de equilíbrios. Uma vida sempre instável mas de equilíbrios mais ou menos estáveis..., digo eu e muitos outros.Isto, na verdade, é tanto assim quanto precisamos dessa estabilidade em todos os sentidos para enfrentarmos o nosso dia a dia, que é tão difícil! Quando nos levantamos e mal nos vemos ao espelho, vamos a correr para o comboio ou para apanhar a camioneta, ou a boleia, pegar no nosso carro e seguir os custos da vida, para o nosso trabalho, ganharmos algum dinheiro para nos sustentarmos.
Cá para mim, e balanço na maior parte das vezes entre trabalho e descanso, entre concentração e lazer, entre algum stress e um bom relaxamento, para mim é aqui que está a chave de uma vida conseguida. É por isso que gosto de passar os fins de semana em Óis da Ribeira e praticamente fico doente quando, por qualquer razão da vida, não posso lá ir!

23 setembro 2010

||| OS DESEMPREGADOS E A FALTA DE EMPREGO


Hoje na hora do café da tarde, o tema da conversa era a situação desesperada em que estava a amiga da amiga que falava.
Ela e o marido estão desempregados há três anos e vão agora perder o subsídio. O casal tem dois filhos para sustentar, as contas para pagar (e os credores não se compadecem das nossas dificuldades), e as oportunidades de trabalho, essas não há meio de surgirem, pelo que a depressão, o desalento e a indigência estão à espreita dos jovens desempregados.
O exemplo é apenas um, entre tantos outros de novos pobres, que são, na prática, os mais de 600 000 desempregados registados em Portugal. Digo os registados, porque haverá mais! A propósito, alguém sabe quantos desempregados há em Óis?
Dito isto, nada de especial se adiantaria, tão vulgar é termos desempregada gente que nos é próxima. Temos pena! Até aqui nada de especial.
Já mais invulgar foi quando ouvi uma «boca» do empregado da pastelaria: «Pois é, quando ganham bem não o poupam e não saem de lojas de roupa cara!»

22 setembro 2010

||| A POLÍTICA TEM DESTAS COISAS...

A direita ganhou as eleições na Suécia e extrema-direita chegou ao respectivo Parlamento. É-me estranha esta situação, num país de altas benesses sociais e grande nível de vida. Então é assim e a esquerda perde?  O que irá, então, acontecer em Portugal - a esta esquerda que nos põe com um défice de 500 000 contos por hora, aumenta os impostos e corta mais-valias sociais?.
Não é que entenda grande coisa de política, mas isto é para deixar uma pessoa preocupada.

21 setembro 2010

||| FAZER CAMPANHA POLÍTICA À CONTA DA EXCURSÃO DA JUNTA

Gosto de ler, e leio convulsivamente - e avulsamente - tudo o que aparece pela frente. Leio agora que a Junta de Freguesia vai oferecer mais uma passeata à população ribeirinha - desta vez a Fátima.
Nao sei se ache bem, se ache mal. De todo o modo, acho haver um certo aproveitamento... político, digo eu. Com sopas e bolos, se enganam os tolos, diz aquele ditado popular. Bom, eu não quero chamar tolos a ninguém e muito menos aos nossos estimados conterrâneos. Mas que há assim um certo aproveitamento da Junta, lá isso há.
Eu, no lugar da oposição - mas há oposição em Óis??... - inscrevia-me na excursão e também para lá ia fazer a minha campanha. Ai, ia,a ia!!! E à borla, à boleia da própria Junta, o que até daria um certo gozo.
É que não tarda nada e estão aí as eleições!!!

20 setembro 2010

||| DÍVIDAS, PARA QUE (NÃO) AS QUERO...

Uma colega de serviço disse-me hoje, quase banhada em lágrimas, que lhe recusaram um empréstimo no banco e que está atrapalhada para pagar as prestações do apartamento, que nadam em juros altos. O argumento calha aqui com a crise e da inflacção - o que não é novidade para ninguém.
Assim como não é novidade a injustiça financeira que, em vez de penalizar quem tem dinheiro, penaliza quem o não o tem. São sempre os pobres a pagar a crise. Ou seja, quem tem riqueza financeira negativa e por isso tem de pagar juros pesados.
A verdade, porém e como todos sabemos, é que há muito boa gente a endividar-se, na ilusão da propriedade de imóveis, hipotecando os próximos 30, 40 ou 50 anos da vida e indexando-se às euribor e aos spreads - essas coisas com nomes estrangeiros, que nem sabemos como de pronunciam, mas que nos entram nos bolsos.
O problema é que todos os endividados estão sem hipótese de fugir dos empréstimos, dos juros e dos spreads, e o que mais vêem é aumentar a taxa (de imposto). E já há gente, tanto quanto me dizem, que deixa de comer para honrar compromissos. O que vai rareando! Isto de se ser honrado!

19 setembro 2010

||| O QUE SE PASSOU, OU NÃO PASSOU!!!

Nem parece, mas já estamos em meados de Setembro e aproveitam-se os últimos cartuchos para relaxar mais um pouco... Já começa a saber ao fim das férias, mas como já sabíamos... isto era inevitável.

O tempo é assim, não perdoa. Não há pernas que aguentem tanta coisa!!! Ao menos que tenhamos saudades do tempo em que descansámos. Já não é mau de todo! É sinal que alguma coisa ficou.
E neste final de férias o que pensar de Óis da Ribeira e do que por cá se tem passado?!! Ou do que não se passou?!

18 setembro 2010

||| OS HORÁRIOS DAS ESCOLAS E OS INTERESSES DAS FAMÍLIAS


A caminhada educativa dos mais novos cá da casa já recomeçou e, com ela, a maçada (que é um prazer...) de os levar a hora para a escola e de os ir buscar, às vezes com algum atraso, pois o que é que se pode fazer?! Nem sempre pode ir o pai e lá tem de ir a mãe, ou vice-versa.
Os horários é que não ajudam nada, com aulas de tarde e de manhã, desencontrados, o  que nos obrigou, cá em casa e em menos de 24 horas, a montar um sistema para os levar e buscar sem embaraços maiores para todos.
Isto deixou-me cá a pensar se não faria sentido conseguir organizar a vida de pais, alunos e professores, de forma a que ninguém ficasse desarranjado? Cá para mim, ganhávamos todos com um pouco mais de organização e se o processo burocrático da transição de alunos fosse simplificado. E houve tempo para isso: as aulas acabaram em Junho e os meses de Julho e Agosto foram mais do que tempo para fazer programas e horários. Penso eu de que... No meu tempo, os pais não tinham que se preocupar tanto com os horários das criancinhas.

17 setembro 2010

||| ÓIS DA RIBEIRA NO FACEBOOK, SIM «SANHÔRA»!!!

Esta ausência de uma semana começou por uma "avaria" no blogger e já não é a primeira vez que tal me acontece. Depois deu-me a preguiça e, para acrescentar, até falta de tempo.
Andava à espreita de tema, entretanto, e  noutros sítios da blogosfera ribeirense fiquei a ler o que aqui gostaria de ter falado: a falta de obras na capela de Santo António e o fiasco que aparentemente foi o passeio de cicloturismo da santa terrinha.
Outra novidade foi a pagem de Óis na facebook. Pela mão, tá bem de ver, do inevitável Luís Neves. Podem ir ver neste endereço: Clique aqui.
Por mim e por hoje, aqui deixo uma bela foto da pateira, em Óis da Ribeira e de Abel Luís. Nem tudo por aí é mau, valha-nos Deus.

09 setembro 2010

||| BURROS DESTE TEMPO...


Todos nós, em boa verdade - e nem adianta escondê-lo... - temos tendência para julgamentos simplistas do tipo..."Aquele gajo é um burro chapado!...».
E quase sempre, ou nunca, não cuidamos de ver bem o que na verdade se passa. Afinal, coisa de burros!!! Chapados, ou não chapados.

Curiosamente, um cavalo é tido por inteligente, na justa medida em que consegue ser ensinado e conseguimos que execute o aprendido na perfeição. Já o burro, coitado dele, que só faz o que quer e sobra-lhe o tempo, apelidamo-lo de burro por isso mesmo! Afinal, esperto é ele.
Por isso mesmo, quem dera a muita gente ser burro! Burrso como este de que falamos. Mas eu, se me dão licença, sou racional!!!

08 setembro 2010

||| OS REFOGADOS DA CANDIDATA SOCIALISTA, PARA COMER A PIRADA ELEITORAL

A candidata Carla Tavares, do PS e de férias judiciais passadas, prepara-se para campanha eleitoral, treinando-se ao espelho para não falhar uma sílaba no jogo de palavras e mnemónicas que anda a ensaiar para os cenários do assalto ao poder.

Boa cozinheira que parece ser... - é só reparar na lista (ou ementa) que preparou para os refogados eleitorais... - criou uma receita de pirada para acabar com o laranjal ribeirinho.
Vejam melhor o que diz a candidata, batendo com o rato na foto! E pirem-se...
Assim se escrevia no CONTRA D´OIS em 31 de Agosto
de 2000, às 20:08 horas, com 5 comentários
Ver AQUI.

07 setembro 2010

||| ÓIS DA RIBEIRA NA FESTA DO LEITÃO À BAIRRADA

A Junta de Freguesia  de Óis da Ribeira e a Arcor participaram na Festa do Leitão de Águeda de 2006. Mostraram-se num stand comum, como se vê nesta foto. Repetiu  em 2007 e não sei se em 2008. Em 2009, não tenho ideia de as ver por lá. Parece que foi a canoagem.

Será que vão estar na deste ano? É inaugurada amanhã e, se não for antes, irei lá na 6ª. feira à noite.

||| RESPEITEM LÁ OS VOSSOS COMENTÁRIOS POLÍTICOS!!!...

Não há que lhe dar, anda tudo nervoso no reino político-eleitoral de Óis da Ribeira, nuns achegas para lá que eu julgava não serem possíveis nos tempos que correm. Eu habituei-me a ver certas pessoas a terem certos comportamentos e fico-me nas covas quando sei do que ouço.

O nós termos andado aqui a falar de eleições autárquicas foi (e é) apenas por mero exercício de cidadania - a que qualquer um de nós tem direito. Era o que faltava que não tivessemos... Mas há gente que não não pensa e não age assim: critica, ofende, ataca, diminui adversários, transforma um banal direito de opção de voto num pecado capital, ou numa batalha campal.
Infelizmente, nos últimos dias entendemos retirar alguns comentários do blogue!
Fá-lo-emos sempre que necessário.
Mas lamentamos que gente que se diz ribeirense e bate nas costas e se sorri para os adversários políticos, traia esses valores de qualquer maneira. Ouçam lá, senhoras e senhores comentadores: respeitem lá os vossos adversários. Quando chegarmos ao Natal já nem se lembrarão das vesículas que andam aqui a querer descarregar!
Publicada por CONTRA D´OIS em 7 de Setembro
de 2009, às 23:59, com 1 comentário.
Ver AQUI.

06 setembro 2010

||| A INVEJA DE QUEM SE SABE DESENRASCAR...

A inveja é uma das características predominantes na cultura local. A começar, noutros tempos, por quando se tinha a dita pelo vestido novo que a vizinha ia mostrar à missa.
A par disso, não passamos de uma malta mais ou menos remediada, ou desenrascada - como se desenrascar fosse, ou seja arranjar uma solução que resolve perfeitamente um problema para o qual não estávamos apetrechados para resolver.
Remediar é arranjar uma solução que sabemos ser precária para resolver um dado problema. Os portugueses falam muito na arte do desenrascanço, chamando a si a sua paternidade, mas na realidade nós somos apenas uns gajos remediados. E cheios de azia!

O remediado é um enrascado a tentar safar-se o melhor que puder, com a certeza inicial de que tudo o que consiga obter será sempre insatisfatório. Não é assim, minha gente? Se não, tomem Alka-Seltzer!

||| NÃO HÁ MEIO TERMO PARA LHE ACHARMOS VIRTUDE...



De hoje a um mês estará a encerrar a campanha eleitoral para as autarquias locais mas ainda estamos para saber se em Óis vai haver campanha... ou se apenas o habitual passa palavra a botar defeito no concorrente. Ora porque o PSD está lá há muitos anos, ora porque não dão lugar à malta nova, ora porque é pobre e está roto, ora porque é rico e tem carro novo. Eu gostava muito de assistir a um debate entre os dois candidatos: entre a tal beleza de ideias novas da pretendente socialista ao poder e a malandrice de quem, do PSD, já nem se deve lembrar de quando não era poder e se opunha ao PS. O engraçado disto tudo é que a gente olha para a lista do PSD e não vê nada de novo. E olha para o PS e é tudo novo. Nem há meio termo, para lá acharmos a virtude.
Acho que, da parte de uma lista e outra, houve alguma irresponsabilidade, daquele estilo de nem tanto ao mar nem tanto à terra! Podiam desenfastiar a coisa, com uns velhinhos e uns novos, uns efebozinhos e umas efebozinhas e outros e outras mais maduras e já com calo no sim senhor...
Assim, quem perder - e um deles vai perder... - vai arrumar as botas, tal qual os votos que perdeu. Vai ser uma gaita!!
Publicado a 6 de Setembro de 2009, com 5 com.
Ver AQUI.

05 setembro 2010

||| FAZER BLOGUES EM ÓIS DA RIBEIRA


Um jovem estudante ribeirense
enviou-nos um grupo de perguntas,
a que não respondemos pelo correio
electrónico mas aqui.


P. Como vêem o fenómeno dos blogues em Óis da Ribeira?

R: Achamos interessante e dá para ver que há gente que pensa.
P: O que acha de melhor nos blogue de Óis?
R: O facto de, não todos, embora, não reflectirem coisas pessoais, dores de alma ou paixões do coração. O mais interessante é o facto de praticamente serem «diários” e se terem indo adaptando a novas formas e conceitos sobre a vida ribeirense, nem sequer sendo indiferentes à política local.
- P: O que é que acham que procura quem acede à blogosfera de Óis?
- R: Lamentavelmente, achamos que se procura mais o ataque a alguém. Chegamos a esta conclusão pelo teor dos comentários que habitualmente censuramos. No entanto, também existe crítica social, atractiva e até irónica.
- P: O que os levou a criar um blogue?
- R: Foi uma brincadeira e porque na altura estava muito em moda o d´Ois Por Três. Quisemos experimentar a nossa liberdade de opinião e de movimentos e tocar nalguns pontos que achamos interessantes. 
- P: Que balanço faz da  blogosfera ribeirense?
- R: Achamos que é positivo. A blogosfera não é inocente e a de Óis aborda casos bem interessantes.
- P: Acha que os blogues podem substituir a imprensa?
- R:  Julgamos que não. A quantas pessoas pode interessar o que se passa em Óis?
- P: O blogue influenciou a v/vida actividade profissional?
- R: De modo algum. Só vemos e mexemos no blogue fora do contexto profissional.
- P: O que é preciso para um blogue ser bom?
- R: É evidente que são importantes as formas plásticas como se apresentam e escrevem. E devem se actualizados e bem moderados. No caso dos blogues de Óis, devem reflectir a vida local, sem perer de vista um outro assuntos regionais ou nacionais, desde que entronquem na sede cultural dos seus leitores.
- P: Têm noção do tipo de leitores do v/ blogue?
- R: Não poderemos dizer que temos noção total, até porque razões profissionais nos afastam muito tempo do convívio regular com a sociedade ribeirense.
- P: Como  que se actualizam sobre as coisas de Óis?
- R: Lemos jornais, usamos o telefone, olhamos, ouvimos, perguntamos, passamos.

||| AS VOLTA QUE A POLÍTICA DÁ À CABEÇA E AOS VOTOS DOS POLÍTICOS

A política tem destas coisas: hoje amigos e na mesma lista, amanhã uns contra os outros e desejando derrotas que ontem se queriam vitórias!

Agostinho Tavares, à esquerda na foto, foi presidente da Junta de Freguesia eleito pelo PS e mudou-se depois para o PSD, nas listas de Fernando Pires. Chegou mesmo a, pelo PSD, ser presidente da Assembleia de Freguesia. Era o décimo da lista laranja nas eleições de 2001 e nas de 2005. E obviamente votou no PSD.
Agora que a filha é candidata do PS, em 2009, ninguém acredita que vá votar PSD. Vota PS, claro! Contra o mesmo PSD que o elegeu e o candidato Fernando Pires que o convidou!
São estas e outras as voltas que a política dá à cabeça e aos votos das pessoas!
Há mais casos...
(se clicar na foto, a foto aumenta)
Publicada por CONTRA D´OIS em 5 de Setembro de 2010, às 20:30 6 comentários.
Ver AQUI.

04 setembro 2010

||| VÁ LÁ A GENTE ENTENDER ESTA JUSTIÇA PORTUGUESA...


Também eu, que não sou propriamente grande fã da TV, me deixei prender ontem ao caso da Casa Pia.
Não sei porquê, senti pena do maior condenado, o tal Bibi, a 18 anos de cadeia - que, segundo o tribunal, cometeu a catrefada da crimes. E não percebi porque é que a tal senhora de Elvas foi absolvida. Mas, pronto, leis são leis e juízes são juízes.
O que me surpreendeu - e acho que nunca vou entender muito bem... - é como, logo após o encerramento da leitura do acórdão, os condenados saíram do tribunal e, em vez de irem para a cadeia, andaram a dar entrevistas a tudo o que era televisões. Um deles até já tinha marcada uma conferência de imprensa.
Deixei-me prender pelo caso e, pema noite dentro, andei a saltar de estação em estação e, pelo que fiquei a perceber, os recursos já anunciados têm efeito suspensivo e os condenados vão aguardar em liberdade a decisão da Relação, as decisões do Supremo e do Constitucional, sei lá se até a infinita bondade de Deus, que os perdoará.
Entretanto, continuarão em liberdade e certamente à espera de serem absolvidos ou de prescreverem os crimes pelos quais o tribunal os condenou. Um deles até já pôs os vídeos na net. Vá lá a gente perceber isto.

||| OS CANDIDATOS POLÍTICOS DE ÓIS QUE NÃO ESTÃO NAS LISTAS

As duas listas de candidatos das Autárquicas 2009 de Óis da Ribeira incluem muitos nomes, que por aqui temos andado a mostrar, mas nunca falámos daqueles ribeirenses que, sabe-se lá porque razões, nunca participaram nas eleições locais. E certamente há por aí gente de valor.
O exercício que gostávamos de propor era este: quem são os ribeirenses que, com vantagens, poderiam exercer cargos políticos de Óis da Ribeira? Para além, claro, dos que os exercem.
Sem querermos influenciar ninguém,deixamos uma lista de quem nos recordamos, por exemplo, ter assumido funções presidenciais nas associações de Óis e nunca passou pela política.
Da Tuna:
- Carlos Matos, residente em Fermentelos.
- Hostilino Matos, em Óis da Ribeira.
- Porfírio Pires, em Óis.
- Hostilino Cardoso Matos, em Fermentelos.
- Jorge Élio Framegas, no Brasil.


Da ARCOR:
- José Maria Gomes, em Óis.
- José Melo Ferreira, em Aveiro.
- Celestino Viegas, em Óis.


Ou ainda:
- Milton Santos, que foi secretário geral da Associação Comercial de Aveito.
- Zeca Estima Reis, que foi presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal, no Porto.
E outros, cujas carreiras talvez nem conheçamos. Quem quer dar os nomes e prestar esta obrigação de cidadania?!
Publicada por CONTRA D´OIS em 4 de Setembro de 2009, às 23:26, com 4 comentários,
como se vê AQUI.

03 setembro 2010

||| AS CRECHES E A POLÍTICA DE FAZER FILHOS...

O nosso 1º. Ministro, numa daquelas sagazes e verborrentas discursatas que faz a propósito de qualquer coisa que para ele signifique dar um pontapé na crise, mesmo que não seja, cometeu a disparatada proeza de ontem afirmar que as creches são "um incentivo à natalidade". Ouvi-o na televisão.
José Sócrates ou é ingénuo ou quer fazer-nos parvos, ainda mais que o que somos, por andarmos a alegremente pagar e não bufar os impostos que indiscriminadamente nos aplica. Se o nosso 1º. Ministro pensa que é com (mais) creches que a malta se vai dispor fazer filhos atrás de filhos, cá para mim está profundamente enganado. Não me parece que alguém esteja disposto a mudar fraldas, pagar consultas e escolas só porque Sócrates se dá como realizado a inaugurar creches. 
Seria melhor pensado, digo eu, que investisse na falsificação das pílulas e dos preservativos. Ou proibir a sua venda.  Ficaria a coisa seguramente mais barata e eficaz, nasceriam criancinhas como cogumelos e José Sócrates continuaria feliz da vida a inaugurar creches e a esquecer-se de encontrar soluções para resolver a crise. Ainda bem que já há creche em Óis.

||| DUELOS MUSICAIS NAS ELEIÇÕES DE ÓIS DA RIBEIRA

As eleições autárquicas 2009 de Óis da Ribeira envolvem vários "duelos" particulares, que não deixam de ser a sua graciosidade. Por exemplo, em termos de actuais dirigentes da Tuna Musical: o presidente Manuel Soares (foto a preto e branco) é presidente da direcção e o quarto da lista de candidatos do PSD; e Luís Neves (foto a cores) é vice-presidente da direcção da Tuna e segundo da lista do PS. Que melhor pauta se imporá a 12 de Outubro? Sendo quarto na lista laranja, e caso o PSD ganhe as eleições, Manuel Soares será de novo o que é hoje: presidente da Tuna e da Assembleia de Freguesia. Caso o PS eleja dois ou três membros da Assembleia de Freguesia, opor-se-ão ao PSD na AF presidida por Soares. Isto é, na prática, e politicamente falando, o presidente e o vice-presidente da direcção da Tuna estarão em posições opostas. O mesmo já não acontecerá em caso de vitória do PS, pois mesmo que seja tangencial (4-3) nunca Soares seria eleito para a AF - a não ser que Fernando Pires, Manuel Capitão ou Rui Fernandes não assumisssem os seus mandatos como oposição. Certamente já repararam todos no quanto de interessante, musicalmente falando, serão as eleições autárquicas de 2009.
Publicada por CONTRA D´OIS em 3 de Setembro
de 2009, às 22:55 horas, com 5 comentários.  Ver em http://contradois.blogspot.com/2009/09/duelos-musicais-nas-eleicoes-de-ois-da.html

02 setembro 2010

||| A LOTARIA ELEITORAL ASSOCIATIVA RIBEIRENSE


As próximas eleições presidenciais terão apenas um eleito, mas são já vários os candidatos. Na primeira (e provavelmente única) volta estará muito mais em jogo do que a mera escolha de um presidente ou dos candidatos que disputarão a segunda.
Isto vem a propósito de uma sugestão (ou convite?) que recebi para integrar uma lista associativa local, com eleições previstas para o final do ano. A surpresa ainda me deu para pedir os estatutos, para saber das exigências de uma eventual candidatura mas de estatutos ninguém me soube contar. «Tomara a malta que apareça uma lista... Até já houve um presidente que se gaba de não ser sócio», disse-me o conterrâneo.
Um presidente que não era sócio? Então coisa anda assim tão mal? A minha confusão foi maior quando me sugeriram nomes para uma possível lista, de pessoas com quem não tenho afinidades especiais, muito pelo contrário. Até me disseram que, com determinada pessoa, eu faria uma excelente equipa. Como o que sei dessa pessoa não é muito e creio ter falado com ela uma meia dúzia de vezes na vida, como raio é que eu faria uma excelente equipa? Isto parece-me como jogar na lotaria.
As eleições associativas locais são assim? 

||| A NATUREZA, OS PORMENORES E OS PORMAIORES...


A política e as questões de natureza eleitoral autárquica estão na moda, como todos sabemos e felizmente não está para se deixar morrer.

Fruí-la, cá para nós que ninguém nos ouve, é fazer com ela - a política... - um pacto de silêncio, de cumplicidades e de futuro. No fundo, trata-se de as pessoas que se candidatam, assumirem um cumpromisso.
A política, que em Óis nem sempre é bem tratada e muito menos bem vista, precisa não de silêncios mudos e indiferenças irresponsáveis mas de cumplicidades que a embalem, a tornem colectiva e usufruída através das suas decisões, dos seus cheiros, sabores e desafios. Imaginem-se todos os ribeirenses vestidos nas suas roupagens e reparem em tudo o que ela nos mostra. Vão ver que não pararão de se maravilhar, tornando a nossa vida mais apetecível e menos monótona!
Monótona é que realmente a vida não pode ser. Porque a vida é ter a cor do contraste, o cheiro do futuro, o traço do desenvolvimento em relevo, interagindo luzes e sombras, sempre em movimento! A imagem da política - e dos políticos... - deve ter elementos bastantes para captar a nossa atenção, pela afirmativa. Ter um equilíbrio que, além da fantasia, seja fantástico.
Por isso tudo, e muito mais, eu acho que candidato a político deve saber muito mais que o que sabe, cumprindo ao menos pela metade o que promete. Não basta ser apenas a pessoa que obtém os votos dos ricos e os votos dos pobres, para proteger só o que convém a alguns. E isto não porque se chamem fernandos ou carlas e tenham mais ou menos cabelo, menor ou maior idade. É porque Óis merece sempre todo o melhor e não, nunca, que alguns se julguem os melhores! São estes os tais pormenores da coisa!!! Ou os pormaiores da vida!
Publicada por CONTRA D´OIS em 2 de Setembro
de 2009, às 22:23 horas, com 5 comentários.
Rever AQUI.

01 setembro 2010

||| PENSAR EM PONTO PEQUENO E ANDAR DE BICICLETA...

A Junta de Freguesia tem mais uma jornada de propaganda cicloturística, marcada para 12 de Setembro - depois da que fez no princípio do verão e de que se refere a imagem que apanhámos na net de Óis. 
A ideia parece interessante e pelos vistos tem êxito - ou então não se preocupariam os nossos autarcas em repetir a dose, para pôr o povo a pedalar e a comer.
Não sei bem é que e quanto povo! Se é só o da imagem, é muito pouco - embora Óis seja pequenina e pense e aja em ponto menor. na maior parte das vezes.

||| A PERGUNTA DO RECANDIDATO FERNANDO PIRES

A política de Óis da Ribeira está como está e pouco há a fazer. Ou há?! Raciocinando sobre os rumores que por aí se ouvem e enchem a praça pública, o presidente da Junta de Freguesia que se recandidata a novo mandato, que será o quinto, se for eleito..., Fernando Pires - do PSD - pôs a cabeça a pensar e interrogou-se junto de quem deveria interrogar-se.

O Contra d´Ois captou o momento, que regista nesta foto. O leitor clique em cima da imagem, para melhor ver como é.
Publicada por CONTRA D´OIS em 1 de Setembro de 2009, às 19:22 horas.
3 comentários:
Ver AQUI.