31 março 2011

||| UM HOMEM SEM PALAVRAS....


Hoje ficou a saber-se que vamos ter eleições no dia 5 de Junho, assim nos disse o presidente Cavaco, a falar-nos na televisão de um país de pantanas e de políticos que não se entendem de modo nenhum e por nada deste mundo.
Então, caros compatriotas, dia 5 lde Junho lá teremos mais do mesmo, seja sócrates, seja coelho, que Deus Nosso Senhor nos salve!
Ficámos hoje também a saber que a nossa dívida quase que duplicou em menos tempo que o reinado de Sócrates, o José. Nos últimos 5 anos! Passou de 82 mil milhões de euros, para 170 mil milhões ds ditos. Isto, a fazer contas com a nossa tabuada de primária, quer dizer que já pouco mais ganhamos que para os juros, imaginem lá para o capital. E juros pagos para credores edo exterior. Isto é: estamos a trabalhar para os estrangeiros.
Ontem, em Coimbra, os jornalistas chatearam Sócrates, por causa da compra da nossa dívida e o homem foi mesmo aos arames, até selvagam lhes chamou. E nada disse, sobre o que lhe perguntavam. Ele que é tão palrador, ficou-se sem palavras.
Ver no youtub.

30 março 2011

||| É ESTE O PAÍS (DE LIXOS) QUE VAI PARA ELEIÇÕES...


O Banco de Portugal já não é do dr. Constâncio e pelos vistos tem agora outras verdades, acabando de informar que o desemprego vai aumentar, que 2011 será pior que 2010 e 2012 pior ainda. Diz também que a recessão vai agravar-se e que a pobreza vai aumentar.
Ou seja, o Banco de Portugal explica em números o estado do país. Estado que não tem nada a ver com o que o seu antecessor papagueava e o governo socratiano propagandeava.
O rating da República é agora de nível BBB - ou pré-lixo, segundo leio. Leio e releio, para não ter dúvidas.

Uma companheira de trabalho, enquanto tudo isso, chora lágrimas bem molhadas, por estar na iminência de perder a casa para o banco, pois não consegue pagar a prestação, tem o abono de família cortado e o marido em pré-desemprego.
É este país que vai a eleições!
E há por aí alguém em quem posssamos depositar esperanças? Diz o meu amigo do almoço de hoje, que já não há tempo nem gente para as ter.
Isto é: o lixo já não é só o do rating, é também o que valem os nossos votos.

29 março 2011

||| ESTAMOS TESOS E SEM CACHORRO NO MATO...

A caminho de casa, às sete da tarde de hoje, tive de gramar com o mau humor do nosso 1º. ministro, a refilar sobre mais uma descida do rating dos 5 maiores bancos portugueses, entre os quais a própria Caixa Geral de Depósitos - que é do Estado.
Pode parecer que detesto o homem, mas nem é o caso, até admiro aquela franqueza toda, aquela gaa com que ele fala das coisas mais sérias e com o ar mais sério, mas a dizer banalidades.
O que se passa com esta descida do rating dos 5 bancos é que o caso é muito mais sério que o ar sério com que fala o noss 1º. ministro. Ele é que não entende a coisa e atira-se com os bofes todos contra os homens e mulheres da oposição, a malhar-lhes que nem um cego.
O problema é que estamos em Março, 1º. de 4 trimestres, e o Governo já emitiu cerca de 7.200 milhões de euros em dívida de longo prazo. Por outras palavras: o 1º. trimestre já consumiu 36% da dívida prevista. Se multiplicarmos 36 por 4, vemos que dá 144%. Passa largamente a barreira.

Por outro lado, sabe-se que 75% da dívida portuguesa está nas mãos de investidores estrangeiros. Isto é: estamos entregues aos índios. Tesos e sem cachorro no mato.
Os outros fariam melhor? Acredito que não. Estamos mesmo fritos!

28 março 2011

||| OLHÓ NO SITE DA ARCOR!....


O movimento blogueiro d´Óis foi renovado, com o renovado Site da Arcor. Que bom! Confesso que o site da Arcor, no que diz respeito a Óis, foi o primeiro que segui e nele aprendi o gosto pelas coisas da freguesia, nomeadamente pela sua actualidade, é verdade, mas principalmente, pelos detalhes de antigamente, numa rubrica, suponho eu e se me lembro bem, que se chamava Século XX. 
O site teve momentos bons e maus, como todas as coisas, mas parou por completo e passou-se assim para o cemitério da actualidade. Agora, ao vê-lo renovado fico contente pois andava com o nosso campo de pesquisa muito limitado e a associação, como se sabe, é campo para fartas e diversas informações e opiniões.
Aprecio-lhe o aspecto renovado e dinâmico e, até agora, actualizado. E desejo-lhe que fuja de uma indesejada recaída como o diabo da cruz. Força, rapaziada da Arcor. Demos pelo site com algum atraso, mas cá estamos a saudar-vos.

27 março 2011

||| ESTE PAÍS, NUMA NOITE DE HORA DE VERÃO...


O fim de tarde deste domingo que me levou pela Barra e Costa Nova, por onde andavam molhos de gente e rabanadas de vento, trouxe-me até casa, onde comi sopa e agora estou a ouvir Marcelo Rebelo de Sousa.
Não concodo com ele na maior parte das vezes, mas gosto de o ver, melhor, de o ouvir - com aquele raciocínio ágil e fresquinho, sempre a dar-lhe.

Já não gostei, de na net, vir a saber que a nossa dívida pública passou dos 80 mil milhões para 150 mil milhões de euros, entre 2005 e 2009 - o que é uma brutalidade.
Outro dado impressionante é o desemprego, que subiu de 8 para 11%. Mais gente a ter dinheiro do Estado e a não contributr para o Estado.
Fiquei também a saber que o défice do Estado passou dos 6,83%  para os 9,3% em 2009. E ainda não se sabe de nada do de 2010. Puxa, pá.... não quero ler mais. Oue me vale é que hoje dormi mais uma hora, na mudança.

26 março 2011

||| FALTA DE TEMA PARA ALGUMS JORNAIS E BLOGUES


Não é nosso hábito mexericar com outros espaços do espaço blogueiro ribeirense, mas não resistimos desta vez a vir aqui comentar sobre um que, por vezes, faz de barriga de aluguer de um jornal local e o copia, ou plagia, ou lá o que quiserem.
O comentário vem a propósito desta foto e do alcatroamemto da estrada de Santo António. Tá bem, que deve ser alcatroada. Mas o dito jornal e o cujo blogue andarem sempre a falar da mesma coisa, isso assemelha-se a uma insuportável barriga de aluguer para folhetos de feira.
Ele há jornais e ele há blogues que dão como factos e acontecimentos umas coisas que eles própros passam a vida a repetir. É falta de originalidade, ou de tema, não sabemos. 

25 março 2011

||| JÁ NÃO HÁ PACHORRA PARA ESTES POLÍTICOS...

Estes dias portugueses já não dão para ter pachorra! E as campanhas sujas já começaram, o coitadito do Sócrates anda por aí com a alma vestida de luto e o povo, que adora vítimas, já olha para ele como o coitado que foi indecentemente atacado e que é um verdadeiro herói a lutar pela pátria.
Enquanto isso, o Coelho já marcou passo na consideração dos portugueses, com aquela história do aumento do IVA. Isto porque mostrou duas faces de uma moeda falsa: então anteontem à noite defendia o não aumento dos impostos, pôs o governo abaixo e ontem veio dizer que aumenta o IVA?
Não há pachorra para ouvir um Coelho destes, que não passa de um fala-barato. É o que eu acho.
Que porra de país!!

Cartoon de Henrique Martins

24 março 2011

||| DIZ-ME QUEM BEIJAS... E DIR-TE-EI QUEM SOIS...


Estava expectante relativamente à visita do 1º. ministro auto-demitido ao Clube da Europa. Hoje, o dia seguinte! Imaginei-o como Egas Moniz, com a corda ao pescoço e a pôr nas mãos de Ângela Merkel o seu futuro, por o seu Parlamento lhe ter chumbado o PEC e ele não poder cumprir a sua palavra e voto de lealdade.
Mas qual quê? Ele foi todo sorrisos, ela toda mezinhas e, repente, fez-se luz sobre o que é a União Europeia: o clube da sra. Ângela Merkel.

A chanceler alemã, efectivamente, disse dos portugueses o que quis, ralhou e fez declarações inadmissíveis. E, chancelando, chancelando... não se esquivou de prometer castigos e dar umas palmatoadas nos meninos mal comportados. Sócrates ouviu e calou.
Passos Coelho, esse, também por lá andou a passarinhar e, já se julgando 1º. ministro, pôs o carro à frente dos bois e já anunciou o aumento do IVA.
Ui, Jesus.... o que por aí vem!
Gostei de ver foi o beijo ao engenheiro demissionário. Diz-me quem beijas... e dir-te-ei quem sois!

23 março 2011

||| FALTOU A LUZ E O HOMEM FOI-SE....


O parlamento decidiu, está decidido! E o 1º. ministro, mesmo amuado e de má cara, lá se demitiu..., derrotado mas para se recandidatar.
Podia dizer-se muita coisa desta bodega em que a classe política transformou o país. Poder, podia!!!
E o mundo financeiro que nos tem por gastadores e pobretanas, deve agora estar a concluir que somos é todos uma cambada de malucos.
Mas não vou comentar.
Vou só lembrar que, no parlamento, até a luz faltou, ontem à noite.
Será que o Governo não pagou á EDP?

22 março 2011

||| O PAPÃO A QUE CHAMAM FMI...



O nosso 1º.-ministro anda amuado e com cara de enterro mas continua a querer meter-nos medo com o papão da intervenção do FMI.  Mas ainda não o vi explicar que mal tão grande fará o FMI a Portugal, a mais que o que seu governo nos anda a fazer, há anos.
Aumentou-nos o custo de vida e os impostos, cortou-nos as regalias sociais, lixou-nos as reformas, aumentou exponencialmente a dívida pública, que já vai em quatriliões de euros.
Acabo de ouvir na TV que os juros da tal dívida soberana passaram para 8,09%. E  diz o homem que não precisa de ajuda externa. Então quem é que nos anda a ajudar, se não a banca internacional usurária e esportuladora?
O FMI vai cortar-nos o subsídio de férias e pagar o de natal em títulos de tesouro? E como é que Sócrates pode garantir que não tomará essa medida no PEC 5, no 6 ou no 7?
Nós estamos é tramados.

21 março 2011

||| OS VENDEDORES DA BANHA DA COBRA...


Se há coisas que recordo da minha adolescência é dos vendedores da banha da cobra, principalmente na feira de Águeda - por onde muitas vezes me deixei perder horas a ver a habilidades daqueles senhores para convencer o pessoal a comprar as coisas mais disparatas.
Eram sempre uns senhores com um microfone pendurado no pescoço e tapado com um lenço, de voz roufenha e muito  repetitivos, sempre com uma pomadinha miraculosa qualquer que a tudo acudia: aos cravos e às dores dos calos, à taquicardia, aos entupimentos intestinais. Ou uma bebida que nos tirava o catarro do tabaco, as dores de barriga e as lombrigas!! Ai as lombrigas!

A gente ria-se com aqueles senhores e, invariavelmente, comprava alguma coisa, na esperança de que servisse para remediar qualquer doença. Não sei porquê, nas desapareceram do mapa, pelo que ontem foi grande a minha admiração quando, numa aldeia do norte, encontrei um desses tipos. E a vender, a vender sabem o quê. Olhem, uma pomada para os calos e os joanetes.
Comprei.
Comprei mas, sei lá porquê, vim com a estranha sensação que tinha ouvido o homem mas mais como político que como vendedor da banha da cobra. Vá lá saber-se porquê! 

20 março 2011

||| COMENTÁRIOS E 700 000 DESEMPREGADOS


Não é novidade para ninguém que habitualmente por aqui passe a pachorra que alguns camaradas têm para nos enviarem comentários desagradáveis e ofensivos aqui para o sítio. O hábito fez-nos monge, mas já há largo tempo que não tínhamos de mastigar esses imporpérios. Chegaram alguns, agora.
Eu quero lembrar esses camaradas que será sempre vã a tentativa de neste blogue insultar quem quer que seja, pois apagaremos os comentários que considerarmos ofensivos.
E não nos dispensamos de publicar o que aqui vai, sobre as mentiras dos políticos, desde o burgo ribeirense aos mais altos poderes nacionais.
A maior e que mais e melhor me ocorre é aquela patranha dos 150 000 novos postos de trabalho que o Governo iria criar. Criou? Criou o caraças.
O que aconteceu foi que de 300 e tal mil desempregados - que assim passariam a 150 000, se não se mentisse, como se mentiu - passámos a ter quase 700 000. Isto é, mais que duplicaram. Ou mais que quadriplicaram, se fizermos as contas aos 150 000 que deveríamos term nas palavras e promessas de Sócrates?
Por aqui me fico, que hoje é domingo!

19 março 2011

||| FANTASIAS E MENTIRAS, VAI TUDO DAR AO MESMO...


Ontem, jurei a mim mesmo que não voltaria a falar aqui de política nacional, já enjoado de tanta barbaridade. Mas hoje, na hora da janta de família, tive de gramar a TV ligada, com os aviões da NATO a sobrevoar Kadhafi, a verborreia de Sócrates, a piedosa portuguesice do PSD e o congresso do CDS - já não falando da CGTP e do PC a passear e protestar nas avenidas de Lisboa. E nem dei tempo para ouvir o Louçã...
Acabei a janta e afinfei-me no PC - o portátil... - a ver a actualidade e o que leio eu? Leio que num momento em que o Estado tem, só no que se refere a medicamentos de uso hospitalar, uma dívida superior a mil milhões de euros - MIL MILHÕES DE EUROS!!!... - , o folhetim da execução ornamental confessa, com inusitado descaramento, que, e cito, a execução financeira consolidada do Serviço Nacional de Saúde em Fevereiro de 2011 […] apresenta um saldo global positivo de 53,6 milhões de euros”.

Cá para nós que ninguém nos ouve, ou este saldo é verdadeiro e o governo é caloteiro, ou, então, é fantasioso e o governo é mentiroso. Não sei, francamente, qual será a melhor resposta, a maia adequada.

18 março 2011

||| 16 MILHÕES DE EUROS DE JUROS POR DIA...


A rapaziada da Assembleia da República entreteve-se hoje, aos costumes, a ofender-se para trás e para a frente, cada qual puxando mais brilho ao vernáculo com que se diminuem uns aos outros. Entretanto, o BPI vem contar-nos que, em 2011, Portugal vai gastar 16 milhões de euros por dia, só em juros da dívida pública.
16 milhões de euros?! 3,2 milhões de contos de juros por dia?! Só dos juros?
Nem sei o que diga!
Ao pé disto, a minha prestação mensal é um avosinho pequenino, pequenino, pequenino..., tão pequenino que nem se vê no meio das agulhas do imenso palheiro em que este país está transformado.
E estas contas já contam com as derrapagens? E com os prejuízos das empresas públicas e público-privadas?

Vou dormir!!!
Não sei é se Sócrates e Teixeira dos Santos o poderão fazer!
O cartoon, adaptado, é
de Henrique Moreira

17 março 2011

||| O NOVO MÉTODO DE ASSALTAR CASAS! É SIMPLES E SILENCIOSO...

Há dias falaram-me de mais assaltos em Óis da Ribeira e hoje eu venho aqui cuidar quem de lê de um novo novo truque para assaltar casas, principalmente apartamentos, como aqui já aconteceu, ou em vivendas isoladas. 
O método simples, silencioso e sem dar muito trabalho aos assaltantes.
No essencial, os meliantes estudam se vive sozinho/a, a que horas está em casa e se tem corpo para lhes oferecer resistência. Se acharem que não, entram em sua casa sem necessidade de arrombar a porta, tocar a campainha ou pronunciar uma palavra. E como?

Simplesmente, derramam água por baixo da porta de entrada. Automaticamente, quem está em casa tem a tendência de ir ver o que se passa, abre a porta e a seguir é fácil de adivinhar o que acontece.
Assim sendo, deve aguardar algum tempo, analisar o fluxo de água e antes de abrir a porta certificar-se que não está alguém no exterior, não esquecendo que pode estar sempre alguém escondido. Mas, o melhor é mesmo não abrir a porta e ligar a alguém da famíla, a algum vizinho ou chamar a polícia.
Quem avisa, amigo é.

16 março 2011

||| O QUE É QUE ÓIS TEMA VER COM AS DESGRAÇAS QUE O GOVERNO TODOS OS DIAS NOS ANUNCIA?



O nosso Primeiro-Ministro deu ontem aquele entrevista à SIC e, fazendo-se de vítima, deixou cair a máscara da sua irritação, quando foi confrontado com o cada vez mais provável realização de eleições antecipadas: "Tenciono recandidatar-me", disse ele.
Essa ainda ouvi eu, antes de lhe virar as costas.  E disse ele, como se não estivesse agarrado ao poder.
Correio que me chega, dá-me conta de que ando a desviar-me de ser Contra d´Óis, falando a mais de Sócrates e menos de Pires e de Carla. Mas o que é que tem a ver?
O Pires nem tem coisa má que lhe apontem, porque não faz nada - queixando-se da Câmara que não lhe dá dinheiro.
E a dra. Carla anda a tratar da vida dela e faz muito bem. Nem levantaria o bico contra o nosso Primeiro, pois são da mesma cor.
E o que é que tem Óis a ver com as desgraças que o governo todos os dias nos anuncia? Olha, faz-lhe o manguito e vai-se aguentando como pode. 

15 março 2011

||| ATÉ TU, SOARES?!!!!



A SIC e a SIC Notícias estão, neste momento, a fazer o frete habitual ao sr. Sócrates. Nem a oficial RTP, ou a RDP, sequer o oficioso Expresso, ou Diário de Notícias se aprestam a esta coisa! Não fariam melhor!
Como já não tenho pachorra para o ouvir, vim entreter-me nos meus links da net. E não é que dei com esta pérola de Mário Soares, o maior socialista que conheço e que, certamente, põe Sócrates à beira de um ataque de nervos
Diz Mário Soares que José Sócrates "cometeu erros graves: não tem informado, pedagogicamente, os portugueses, quanto às medidas tomadas e à situação real do País. Nos últimos dias, negociou o PEC IV sem informar o Presidente da República, o Parlamento, e os Parceiros Sociais. Foram esquecimentos imperdoáveis ou actos inúteis que irão custar-lhe caro".
Até tu, Soares?!!
Até tu pões Sócrates no cadafalso?

14 março 2011

||| PORRA!!! JÁ BASTA!!!...

Acabo de ouvir o sr. Ministro, quando comia massa com coxas de frango e salada. Refeição frugal, acompanhada a água. Os tempos não estão para exageros.
Cuidava eu, na minha boa fé, que S. Excia. vinha anunciar a demissão, ou pedir desculpa dos seus últimos comportamentos para com o Estado, o país, o Presidente da República, o Parlamento, para com os portugueses. Mas, não!
Supus também que se viria dirigir-se aos portugueses. Mas não, dirigiu-se «aos senhores jornalistas». Os portugueses já  não existem no seu léxico. Assim sendo, os "senhores jornalistas" que o aturem! E desliguei.


Mas vieram-me á memoria muitas coisas:

A mentira de 150 000 novos postos de trabalho.

A verdade de quase 700 000 desempregados, quase 11%.
O «exército» de  40% de precários, a recibos verdes e a prazo.


Um défice que cresce como a espuma das claras dos ovos para fazer pão-de-ló.

Um canudo de uma escola fechada (ao domingo) e de uns amigos entretanto bem arrumados na  via.
Escrituras que desapareceram, primos que emigraram e tios que se esqueceram.

A mentira de um Tratado que não se quiz referendar, mas que lhe deu um abraço porreiro.
Os ajustes directos a empresas amigas.

Os impostos a subir!
Os benefícios sociais e mingarem.
Uma sucessão de PEC´s que mete medo.

As auto-estradas e SCUT´s que, afinal, temos de pagar e me custam uns euros por dia de trabalho.
O novo aeroporto.
Os TVG´s.
As estranhas alianças, com gente estranha como  Chavez e Kadhafi e outros «democratas» a quem se vendem Magalhães
Os taxos que se distribuem por tudo quanto é empresa pública, da mais antiga à mais recenteente fundada.
E as fundações.


Os custos infinitos e os irrecuperáveis prejuízos das públicas CP, Carris, Metro de Lisboa, REN, TAP, REFER- que todas juntas custam biiões ao contribuinte.


Aquelas trapalhadas do BPN e o BPP.

As mentiras que silenciaram o déficit e a dívida pública.
Os, dizem, 400 mil milhões de dívida pública e privada.
Os juros que já passam os 8%.
O que vale é que o nosso 1º. Ministro falava apenas para «os senhores jornalistas». Eles, então, que lhe aparem o jogo, já que não lhe denunciam as verdade.

Porra!!!

13 março 2011

||| OS CORTES E MAIS CORTES DO «COSTUREIRO» SÓCRATES



Uma pessoa vai ali e vem já e dá-se com esta do novo PEC. O 4 ou o 5? Já nem sei, mas em meio ano seja quarto, quinto ou sexto, é coisa a mais. São cortes e mais cortes.
Lá vamos chupar nós com a máquina sugadora do Estado, mas dou comigo a pensar que, na véspera, o mesmo 1º. Ministro tinha jurado por todos os santinhos que o défice estava controlado e que não precisávamos coisa nenhum do FMI nem do estrangeiro..
E ia jurar também que que o primeiro-ministro tinha dito, há menos de uma semana, que o ministro das Finanças tinha razão ao dizer que o Governo ia fazer tudo o que fosse necessário para reduzir o défice, nomeadamente acentuando a austeridade, mas que para já, há uma semana, o Governo entendia que não eram necessárias mais medidas, senão tê-las-ia implementado no PEC que está em curso.
Na véspera, na AR, moita carrasco, nem uma palavra aos deputados ou aos partidos, ou aos parceiros sociais - ao povo, meu Deus! Mas nem ao Presidente da República.
Isto já não é só incompetência. É sofisma. É a cobardia de quem já não sabe o que fazer aimal que fez ao país e aos portugueses.
Cartoon de Henrique Moreira

12 março 2011

||| O APROVEITAMENTO TURÍSTICO DA PATEIRA

O Programa Estratégico de Intervenção e Desenvolvimento das Águas da Pateira (PEIDAP) foi prometido e muito falado, mas tarda em chegar.
Por isso se desilude muita gente que acreditou na palavra dos políticos anunciadores destas ressurreições turísticas. A mesma gente que sempre sonhou em vir a ter uma casa flutuante, daquelas que lhe permitissem passear por aqui e por ali e dar uns mergulhos refrescantes na “piscina” envolvente.
Ou, então, o fluviário que em 2005 ou 2006 prometeu o presidente da Câmara, com a abertura de canais de navegação pelo rio Cértima ao Vouga, até Cacia e passando á ria, para umas românticas viagens de barco que chegariam à Barra e à Costa Nova.

Mas o melhor é esquecer issto tudo.

11 março 2011

||| A COMIDA DE AGORA JÁ NÃO É COMO A DE ANTIGAMENTE


Mal me lembro da matança do porco no pátio dos meus avós e menos ainda na dos meus pais. Fugia sempre, com o medo provocado pelo grunhir dos porcos a morrer. E eu morria de medo. Mas, sabe-se lá porquê, tenho ideia precisa de ver os meus avós a desmanchar o animal e a pô-lo na caixa salgadeira - pois não tinham frigoríficos e achavam que estes estragavam a carne. Hoje, concordo que não se enganavam.
Do que me lembro bem é da altura da páscoa, quando se faziam pãos de ló na cozinha do forno. E de eu estar a bater as gemas e as claras dos ovos. E havia as formas em que os bolos iam ao forno. Depois, arrumavam-se num armário com rede mosquiteira, a que nós só chegávamos se nos pusessemos em cima de um banco.
Já imaginaram como eram as cozinhas sem frigoríficos? Os produtos frescos eram buscados diariamente na horta ou no quintal, as carnes conservavam-se em sal e as comidas eram saborosos. Tudo sabia melhor.
Agora os continentes e os pingos doces, os lidls, os recheios e os mini-preços estragaram os paladares todos. Nunca mais comi um pão de ló como aqueles que eram feitos com as batedeiras e iam ao forno em formas lambuzadas de manteiga.

10 março 2011

|| 209 000 EUROS POR UMA REUNIÃO. MAS HÁ CRISE? QUAL CRISE?

Não sei os meus caros amigos notaram aquela notícia de que o governo criou um grupo de trabalho para trabalhar numa comissão para fazer não sei o quê, daquelas comissões que se criam para não se fazer nada. Digo eu.
Pois a tal comissão, paga pelas contribuições dos portugueses, recebeu qualquer coisa como 209 mil euros para não fazer nada. Literalmente nada!
Esta a notícia vulgar.
Como muitas outras que, por isso mesmo, já não são notícia.
A notícia boa é a de que o grupo se reuniu uma vez.  Bem pago, dirão os meus prezados blogueiros.
Não sei se é mesmo assim. É que o grupo podia até nunca ter reunido. E, assim vistas as coisas, acho até que foram mal pagos. É que, ao que se lê por aí, há muitos «grupos» a receber mais de 200 000 euros do Estado e os seus componentes nem se conhecem. Indo ao exagero, diz-se até que muitas vezes os membros do grupo nem sabem que os grupos existem. Não sei se é assim, nem vou apurar.

A verdade, todavia, é que este grupo dos 209 000 euros podia nem ter reunido, mas reuniu e muito provavelmente até gerou grandes ideias para tirar o país da crise. 
Crise? Mas qual crise?

09 março 2011

||| O POVO EM «LUTA» SENTE-SE INCAPAZ E ABANDONADO


Coisa que me surpreendeu neste entrudo de 2011 foi a vitória dos «Homens da Luta» no Festival da Canção da RTP. E logo em noite de sábado gordo.
Não aprecio propriamente o estilo, até o dispenso, mas não deixo de reparar na curiosidade que leveda no cancioneiro nacional de protesto. Que é de protesto que estamos a falar.
Se bem se lembram, foram primeiro os Deolinda, com o "Parva que eu sou", e agora os «Homens da Luta», com "Luta é Alegria". E, pelo meio, nasceu o movimento "Geração à rasca", que já irritou o nosso Primeiro.

Isto,realmente, a coisa portuguesa está cada vez mais conturbada e exige grandes mudanças. O povo e principalmente os mais jovens, começam a inquietar-se, de verdade, com a nova realidade social e não há pintura e palavras mais belas que não sejam borradas pela amarga situação nacional.
Os empregos morrem todos os dias, o trabalho escasseia e abonar a carteira para as despesas do dia a dia está cada vez mais dependente da sorte no euromilhões.
Eu posso calcular o que sentem os jovens que queimaram pestanas em escolas e universidades e que se vêem agora a mandar currículos e currículos como única actividade regular, que esta realidade é dura e com ela se depara toda uma geração e as que mais virão.
Os problemas aumentam, juntando-se a muitos outros e mais graves. O povo sente-se incapaz e abandonado. Assim sendo, até quase consigo compreender os «Homens da Luta».

08 março 2011

||| A GERAÇÃO À RASCA E A SEGURANÇA DE JOSÉ SÓCRATES


O carnaval já disse adeus ao ano e, cá para os meus botões, ficou-me uma questão semântica: é mais interessante o que se intui, ou o que o que se vê?
O que se viu, foi o país a carnavalar e a esquecer o dia a dia, a foliar e a deixar para o amanhã as contas a pagar, os impostos que lhe emagrecem a carteira, a gasolina e o pão mais caros, essas coisas todas mais difíceis à nossa vida e à dos nossos. O que, por essa visão viva e real, não deixei de intuir, foi que o desconhecimento activo faz com que a deriva imaginativa se solte. É uma espécie de empolgamento dos sentidos!! Mas será a morte dos problemas?
Não é.
Mas nós gostamos de nos sentir enganados, de nos iludirmos a nós mesmos.
Enquanto isso, o país está a arder e a ferver e a geração à rasca já perdeu o respeito ao 1º. Ministro e já lhe interrompe a discursata. E o que é que na hora fizeram os capangas de Sócrates? Correram com os jovens protestantes. Isto é meio salazarento, não é?

05 março 2011

||| ESTAMOS NO CARNAVAL, NINGUÉM DEVE LEVAR A MAL...


Estamos em dias de carnaval e dos tais três dias em que..."ninguém leva a mal!". Ou não devia, porque às vezes levam e amuam.
De criança, lembro-me de umas pequenas brincadeiras na escola e muito pouco mais, para além de já adolescente ter ido uma vez à Mealhada, ver uma actriz brasileira cujo nome já nem lembro e que era a rainha do desfile, feito numa tarde de chuva e frio, impressionando-me muito como as raparigas do samba iam quase todas despidas.
Estes três dias, no geral, são aproveitados como válvula de escape e para se dizerem uns dichotes sobre a vida pública e os senhores que a ocupam poder. E nós, nós podemos imaginar um desfile em Óis, com que cartazes?
Não sou muito dado a estas folias, mas o descanso que ela permite...sabe-me lindamente! Divirtam-se que eu procurarei xonar um pouco! Mas com atenção ao mundo que nos rodeia.

04 março 2011

||| DIÁLOGO DO «TEM QUE SER, SERÁ» ENTRE MINISTROS

Gosto cada vez menos do telejornais e muito menos dos programas de informação, que não são mais que de propaganda. Ontem, ou anteontem, o ministro das Obras Públicas veio dizer que «as medidas que terão de ser ser tomadas, serão tomadas», já não sei em relação a quê.
Essa cantilena, temo-la repetidamente ouvido do 1º. Ministro e do Ministro das Finanças, que mais não dizem aos portugueses que se «preparem para o que der e vier», ou, na linguagem deles, para «o que tiver de ser».

O ministro das Obras Públicas não mais faz que imitar o futuramente célebre Teixeira dos Santos, quando, com aquele ar comprometido que tem, nos vem repetidamente dizer que «nada deixará de ser feito», parafraseando José Sócrates. 
O que se conclui disto tudo é que o Governo entrou numa espécie de limbo, numa indefinida posição de quem deixa tudo tudo mais ao menos no ar, para não resolver nada. Imaginemos este diálogo:
- «Então o que é que vamos fazer?», pergunta Teixeira dos Santos.
- «Não sei. Mas sei que será o que for preciso», responde José Sócrates.
- «E o que é que é preciso?», pergunta Santos.
- «Olhe, não sei. É o que se justificar», diz Sócrates.
- «Mas há alguma linha, alguma estratégia?, alguma coisa definida», interrompe o das Obras Públicas.
- «Será a que for preciso!», responde Sócrates, já meio irritado.
- «Mas têm alguma ideia?», insiste Mendonça.
- «Mas é claro, será a ideia que for necessária no momento», responde Sócrates.
- «Sabemos ao menos por onde queremos ir?», pergunta Santos, ansioso.
- «Sabemos que temos de ir para onde tiver de ser», disse Sócrates.
E acabou-se a conversa.

03 março 2011

||| JOVENS A MASCAR PASTILHAS, SEM PROTESTAR O SEU FUTURO



A minha idade não deu para conhecer ao vivo as chamadas músicas de intervenção e mal me lembro de uma noite no salão do Pôr do Sol, era eu gente bem pequena, onde ouvi uns cantores que seriam da dita, mas ainda agora quis certificar-me disso e a minha mãe, em cujo colo tenho a ideia de ter adormecido, não se lembra de nada.
Se calhar, não foi mesmo nada.
Agora, está na moda ouvir os Deolinda, que cantarão uma música das tais de intervenção. Assim ouvi dizer. Acontece que, com os meus ouvidos de agora ouvir e a minha actual cabecinha para pensar, a letra não é nada de revolucionária, mas antes e apenas uma fadinho chorado, só que estilizado e mangão.
Na verdade, as letras de agora (salvo honrosas excepções) não passam de coisas mal arrimadas e descontextualizadas. Na minha opinião, e não é só na minha, os dramas sociais não estão nas letras, estão na rua, nas casas dos mais desprotegidos, no desemprego que aumenta, nos baixos salários e nos salários em atraso, nos recibos verdes e nos estágios não remunerados e noutros pequenos e grande dramas da sociedade.
O que a letra dos Deolinda vem contar é uma fita enorme, para vender CD´s e chupar a malta desempregada e sem dinheiro - e que estranhamente se delicia a ouvir estas charopadas, enquanto mascam a pastilha elástica sem serem capazes de protestar contra o futuro que lhe estão a dar.

02 março 2011

||| A VASSALAGEM E AS CONTAS DE JOSÉ SÓCRATES


Sócrates foi hoje chamado ao quadro alemão e encheu-se de ufânia, depois de ouvir o discurso politicamente correcto da chanceler alemã: «Olhe, tá bem, continue lá a rapar os bolsos dos portugeuses, mas olhe que isso ainda é insuficiente».
O homem ouviu, compôs a gravata, endireitou a coluna da vassalagem prestada á senhora e soltou a costumeira bravata: «Portugal não precisa da ajuda de ninguém para resolver os seus problemas».
Os problemas que ele arranjou. Nos arranjou.
Acabou de botar faladura à TV do regime, a RP1, e, calculo que para gozar connosco, voltou a insitir na tecla  de que o Estado fará tudo o que for necessário para cumprir os objectivos orçamentais de 2011, acrescentando ainda que isso será absolutamente fundamental para a credibilidade. E aqui bate o ponto, pois fiquei sem saber se falava da credibilidade dele ou da do próprio  Estado. É que com ele a gente nunca sabe.

O que se sabe é que Sócrates, até agora e que se saiba, apenas cobrou cada vez mais impostos, aos cidadãos e às empresas. Vai tudo para o juro da dívida pública, com a venda de hoje, que teve três vezes os interessados na compra, o que é mau sinal. É porque acham bom o negócio.E é, pois o juro passou de 3,987% para 4,095%.
E diz o homem que não precisa de ajudas para nos desatolar dos calotes. Ou Sócrates não sabe fazer contas ou eu sou gente burra.
Mas eu sou d´Óis mas de burrice tenho pouco.
E sei muito bem, como todos sabemos, que José Sócrates não tem sido minimamente capaz de reduzir ou de controlar a despesa, ou de mostrar que sabe o que está a fazer. Só sabe entrar nos bolsos do pessoal.
Cartoon de Henrique Moreira

01 março 2011

||| OS BLOGUES E SITES QUE POR CÁ SE FAZEM...

Hoje andei a ler alguns blogues, pois uma indisposição deixou-me por casa, depois do almoço. E li mesmo meia dúzia de textos em cada um, sem ser só entrar e sair, naquela de só para fazer que vi.
Podia dizer mais coisas, porque li mais de uma dúzia, de Óis e arredores, mas digo só oito. E já são demais.
Este blogue parece-me que vai mesmo acabar: parece-me. Ou já acabou. O autor não precisa do blogue. Penso ser essa a razão do fim, se o tiver, como parece. E é pena, porque era (é?) um blogue bonito e sintético, actual e sempe a falar das coisas de Óis. Achei notável a série sobre os ribeirenses a morar fora de Óis.
Este tem fases e, de alguma maneira, sempre me desiludiu - embora por vezes arranhe a actualidade ribeirense, de uma forma, diria eu que enfemística. Não é tal coisa suficiente para entusiasmar leitores. Se não, veja-se o número de entradas.
Este, surpreende-me, pela negativa, depois de ter sido brilhante, quando começou há uns anos, e folgo, agora, por ter visto que vai ser remodelado.
Este, supostamente cultural e artístico, deixou o fôlego inicial. Não é muito bem escrito e parece, por vezes, ser mais um espaço para se irem ler comentários atirados para o facebook.
Este, divulga o que já se esqueceu e vive de memórias - embora com o mérito de se também manter actualizado.
Este também vive de memórias, tiradas do de trás e de outros lados. A última actualização é de 24 de Janeiro e é uma cópia.
Este é o mais novo e o menos bem elaborado. Mérito: divulga as actividades da canoagem.
O Contra d´Óis anda ameaçar acabar mas por cá continua. Por enquanto e até um dia destes.