27 setembro 2013

||| SEM COMENTÁRIOS ÀS ELEIÇÕES...

O comício a Coligação do PSD com o CDS, em Óis da 
Ribeira, a falar o sr. Capitão, foto tirada do facebook da canditatura

O comício do PS em Óis da Ribeira, com o presidente dr.
Gil Nadais  a falar, foto tirada do facebook da candidatura
A ordem das fotos é arbitrária

26 setembro 2013

||| A POLÍTICA E OS MORCEGOS...


O folclore político tem andado por aí a vadiar-se, à pala das eleições autárquicas, onde cada candidato é melhor e pior que o outro - conforme s eolhar para eles. Mas o tempo começou hoje a ficar cinzento, reduzindo ainda mais o pouco entusiasmo popular. 
O Contra não tem dons adivinhatórios e por isso nem imagina o resultado eleitoral do próximo domingo. Será um, será xis, será dois? Será tripla, sei lá? Seja o que Deus quiser; isto é, o que os eleitores votarem.
Os candidatos andam por aí e ninguém os vê durante o dia. À noite, porém, parecem «morcegos" a sair dos seus esconderijos e lá cumprem o fado de andar em comícios domésticos, sem qualquer interesse, a proclamar virtudes que não se lhe conhecem. É o que parece.

23 setembro 2013

||| COM QUEM ANDAS E EM QUEM VOTAS...


O Contra tem particular predilecção por rifões, adágios, provérbios, ou ditados (sim, o Contra sabe, sabe que é tudo a mesma coisa!), ditos que parecem ter sido inventados para definir algumas das opções políticas dos candidatos que por aí andam a papaguear virtudes e a distribuir promessas como quem pede amendoins para beber umas cervejolas.
Por exemplo, “Cada tiro cada melro”, ou “Cada cavadela cada minhoca”... e por aí adiante. São milhares e milhares e, manda a tradição acreditarmos que nunca falham.
Agora, que estamos em tempo de eleições, é de olhar para esta gente que se dispõe a servir as nossas terras. É aqui que se aplica um outro adágio, o «diz-me com quem andar e dir-te-ei quem és». 
Olhando para eles, o Contra adapta-o:  «Diz-me com quem andas e dir-te-ei em quem votas!».

20 setembro 2013

||| IRRACIONALIDADES ELEITORAIS E OUTRAS COISAS MAIS...


O Contra tem procurado mensagens dos dois grupos que, a 29 de Setembro próximo, pretendem administrar o território de Travassóis, mas sem grande êxito. O mais que vimos, até agora, foi  cartão de visita do PS. PS que, à partida excluindo os valores de Óis dos três lugares de executivo, empurra os ribeirenses para lugares menores. Porque os aceitaram, claro.
Os caminhos estratégicos de assalto ao poder local, parecem-nos muito fragilizados e arriscam-se a que muita gente assobie para o ar aos constrangidos apelos ao voto que os candidatos timidamente propagam e que lhes podem cair no colo. 
O discurso dos candidatos, ou o pouco que se sabe deles, parece mais um eco de paciência e desespero, mais para satisfazer o aparelho do partido e as franjas de acólitos que o rodeiam, que uma convicção plena.
O Contra admite que o eleitorado já não acredita muito na eventual genuinidade das palavras dos candidatos e desconfia que a irracionalidade do seu discurso (?!!!!) eleitoral (ou a falta dele) assuste mais que convença. 
O povo já não acredita em tudo o que lhe dizem, não emprenha tanto pelos ouvidos e não só descrê em promessas fáceis, como anseia secretamente o termo deste ambiente de campanha e de menos verdades.

18 setembro 2013

||| OS VIRA-CASAS DAS LISTAS ELEITORAIS...


O Contra não tem qualquer 
constrangimento em confessar que não percebe anda de política, Sem prurido algum, de política o Contra entende zero. Zero à esquerda ou à direita, como quiserem. Se se candidatasse a alguma coisa, perdia de certeza.
Talvez por isso, olhando para as listas dos homens e mulheres que generosamente se disponibilizam para servir Travassóis encontram, para além de nomes que o Contra não conhece de lado nenhum, alguns outros que surpreendentemente mudam de partido como quem muda de camisa suada.
Alguns desse alguns, por acaso ou não, não tem currículo que justifique aparecerem na montra de qualquer partido e deles muito menos se conhece obra. Nem se sabe se alguma vez abriram os olhos e o trabalho para algo que fosse do interesse colectivo. Mas la estão eles, prontos a figurar na lista. Seja a lista de que partido for. O importante, para estes vira-casacas, é estar a lista

16 setembro 2013

||| OS SOCIALISTAS DIZEM QUE CONTAM CONNOSCO?!

O convite para contarem connosco apareceu na caixa do correio, vestido de verde e a respirar cheiros de rosa socialista. O convite parece irresistível, porque, lê-se no verso, «a obra do assado é a confiança no futuro». Isto é o PS a falar, para que a malta ribeirense os vá ouvir amanhã à noite. 
Olha-se o convite e, insiste o Contra, respira-se «confiança, segurança bem-estar e união». Fala-se de jovens, idosos e colectividades, tudo enlaçadinho na grande experiência que nos anunciam os candidatos, na sua capacidade de trabalho e vontade de fazer mas e melhor. O Contra, aqui, franze o sobrolho e interroga-se sobre o que, por Óis, fizeram estas raparigas e rapazes tão bem apessoados. O melhor é ir lá ver, para saber.  

13 setembro 2013

||| A CANDIDATA SOFIA DE OLHAR MATERNO...





«Sofia é o olhar materno. É sorriso de verdade.
É a serenidade de quem encontra na família a força para enfrentar os desafios da vida.
É franca. É direta.
Adora trabalhar, porque é a agir, em ação, que se sente plena.
A Sofia é comercial de profissão e é lutadora por convicção.
Faz pelos outros, porque não sabe viver de outra forma.
A Sofia é candidata à União das Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, porque não podia ficar alheia à vontade de colaborar para a melhoria da sua terra».

- SOFIA. E qual é a tua terra? É Travassô ou Óis da Ribeira?
Ah, é Travassóis.
E tu, mulher de olhar materno, como olhas para o futuro, que projectos tens para Travassóis? Tu, que és comercial e lutadora, convicta candidata, que nos podes garantir para que acreditemos e votemos em ti?!

11 setembro 2013

||| O CANDIDATO FLORICULTOR DA LISTA DE TRAVASSÓIS...



«

O Germano é a  dedicação completa.
É o primeiro a dizer “presente” quando convidado a participar numa atividade que considera que pode vir a enriquecer a sua terra e a melhorar a vida dos seus conterrâneos.
É bastante introvertido, por isso, quando ri sente-se que vem realmente da alma.
É homem minucioso. É homem trabalho.
É versátil em profissões. Já foi agente de seguros e já trabalhou em contabilidade. Licenciou-se em Negócios, nos EUA, onde esteve emigrado muitos anos. É floricultor há três décadas.
O Germano é de Óis da Ribeira e candidato à União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira».

- BINGO! O Contra já sabe ao certo quem é o candidato de Óis na lista do PSD de Travassóis. A lista da coligação do PSD com o CDS. Quando se ri, ele que é introvertido, é porque sente o riso na alma. Bingo!!! E quer enriquecer e melhorar a vida dos seus conterrâneos. Bingo, bingo, bingo!!! Era mesmo o que estava a faltar!
É floricultor há 30 anos! Licenciado em negócios e nos Estados Unidos, é o nº. 2 da lista. Deveria ser o primeiro!!!
Era mais justo!!
Página de facebook de Sérgio Neves

09 setembro 2013

||| O SÉRGIO DE CORAÇÃO NA BOCA...



O Sérgio é “coração na boca”.
Em si reside o inconformismo, a energia e a capacidade de ação.
É lutador e irreverente.
O Sérgio batalha pela certeza de construir uma freguesia que se orgulhe das suas tradições e se projete no futuro.
No seu jeito ser fervilha o querer e a capacidade de inovar.
O Sérgio é solidário, amigo e arrisca pelo bem comum. Assume todos os projetos em que se envolve com a máxima dedicação e empenho.
O Sérgio é o candidato da coligação Todos somos Águeda à presidência da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.

- CONTRA: O Sérgio tem Neves como apelido e é o candidato à presidência de Travassóis.
As palavras não são nossas, são da página de facebook 
da Coligação «Todos Somos Águeda». Não conhecemos, não comentamos.
Vamos esperar para ver.

08 setembro 2013

||| AS AUTARQUIAS E A CONSTITUIÇÃO...



Os senhores Juízes do Tribunal Constitucional, afinal, admitem que os srs. presidentes de Junta com três mandatos, ou mais, se possa candidatar nas próximas autárquicas  às novas unidades territoriais - as chamadas Uniões de Freguesia. 
Ai quantos políticos com três ou mais mandatos não estarão agora a rapar nas orelhas por não se terem candidatado...
Sobre os senhores Juízes, o Contra recorda-se de, recentemente, quando o Primeiro-ministro se manifestou pela forma interpretaram a Constituição, terem chovido criticas às "criticas" de Pedro Passos Coelho, designadamente do lado esquerdo
da opinião (incluindo analistas e jornalistas e alguns ex-PSD´s).
Agora, o dr,. Jorge Miranda, um dos «pais» da Constituição, «discorda da decisão que permite a candidatura dos presidentes de Junta com três mandatos a freguesia agregadas».
O Contra, que nada percebe de leis e muito menos de Constituição, fica na expectativa de conhecer as opiniões dos analistas/jornalistas e homens de esquerda sobre o ponto de vista de Jorge Miranda. Isto, porque porque se disse que Pedro Passos Coelho "criticou" os Juízes do TC e agora se comenta que Jorge Miranda "discorda" dos Juízes do TC. Onde está a diferença entre "criticar" e "discordar"?
E porque é que o TC não opinou há mais tempo? Alguns dinossauros das autarquias seriam de novo candidatos, certamente. 

05 setembro 2013

||| AS MENTIRAS, OS CARTAZES E AS ELEIÇÕES



O Contra julga que está a ser dada pouca importância às próximas eleições autárquicas locais. Ainda não vimos cartazes, com aqueles slogan espatafúrdios, enganadores e mentirosos com que os candidatos prometem enganar os solos - os eleitores.   
Slogans que nos parecem pouco genuínos e que, mal julgue o Contra, não passam de uma caricatura dos candidatos, que se mostram com cara diferente da que lhe conhecemos no restante tempos dos quatro anos de cada mandato.
Os meios de propaganda são, assim, mal utilizados, porque são enganadores. Iludem.
Claro que cada caso é um caso,mas cada um de nós conhece, de certeza, pelo menos um parente, um amigo ou um vizinho que concorre nas autárquicas e quem agora, como que pro encanto muda de disposição (para melhor) e nos sorri e nos fala de forma doce, para nos engatar o voto.
O espectáculo da propaganda em cartazes servirá para o que serve e valerá o que vale. Mas se não servir para mais nada, ao menos que sirva de espelho aos próprios candidatos.
  

01 setembro 2013

||| PARA QUE LADO CAI O GATO?

O Contra fez o exercício domingueiro de ver quem, da política local de há 4 anos, continuará activo pela futuramente falecida autoridade administrativa de Óis da Ribeira.
1 - Já se sabe da melodramática retirada do inimitável presidente Pires, embora muito contra a sua vontade, pois, segundo disse, se dispunha a continuar a servir a terra, mesmo mudando de camisola e de projecto. Isto, para o caso de ele alguma vez ter tido um projecto. Era do PSD, quis ser do PS, ficou em lado nenhum. É a vida...
2 - O guru Santos, idem, aspas, aspas. Mais conhecido por Soares, também vai de frosques, ficando na história como o presidente da Assembleia de Freguesia que assinou a certidão de óbito. Não é para todos!
Eram inimagináveis estas trocas &  baldrocas, mas, qual saco de gatos, saiu o que saiu. E nada há a fazer...
3 - Germano Venade, Manuel Capitão, Rui Fernandes e Pedro Soares, honra lhes seja feita, continuaram fiéis aos seus pergaminhos partidários.
4 - Os socialistas Carla Tavares, Luís Neves e Carlos Pereira desaparecem do mapa eleitoral. Eram os três primeiros da lista de há 4 anos e deles só há notícia de que a advogada está na lista do PS para a Assembleia Municipal de Águeda. Nada mau...