16 julho 2007

||| OUTRA VEZ OS ESPANHÓIS!!

“Não sou profeta, mas Portugal acabará
por integrar-se na Espanha” - José Saramago, em entrevista
ao Diário de Notícias.
Ainda bem que o referido senhor não é profeta!
Não dá para imaginar Portugal sob a alçada dos espanhóis. Até a padeira de Aljubarrota dava voltas na sepultura. Ora essa! Tanto trabalhinho e agora vamos passar a comer "tortilhas de patatas", "chuletillas", "paella" e eles a paparem o nosso frango de churrasco, as sardinhas assadas, o cozido!!
Não pode!!
Uma actividade favorita de muitos espíritos mais fraquinhos é tecer loas à Espanha em comparação com o nosso pobre país. Basta olhar um bocadinho de perto e ver que se alguma superioridade tem a Espanha é só, e apenas, geográfica e económica.Tudo o o resto, que é apercebido como superioridade, decorre desses factos, pelo que o velho discurso da Espanha é que sim, Portugal é uma miséria,não é nada mais nada menos, que pura inveja dos mais ricos que nós, e isso é muito feio...
É sabido que a Espanha não é um país homogéneo e no dia em que por alguma desgraça (do ponto de vista espanhol) a Casa Real caísse, o futuro da Espanha comprometer-se-ia. A imprensa está repleta de histórias de corrupção ao mais alto nível, de negociatas negras, de sentenças improváveis em processos obscuros, de incompetência oficial, da linha de costa mediterrânica que foi devastada pelo betão, da politica agrícola que faz avançar o deserto, do esvaziamento cultural em Reality Shows, de futilidades, de celebridades que são celebridades porque sim, historias de crime e miséria. Porque é que tanta gente acha que essas coisas só se passam em Portugal?
Por alguma razão andaram os nossos antepassados à bordoada com os castelhanos séculos a fio. Se a Ibéria Unida fosse mesmo uma boa ideia isso tinha já acontecido, não foi por falta de vontade nem de oportunidades.

As sevilhanas? Ainda vá que não vá!...





Sem comentários: