O Natal português está cheio de rituais hipócritas. Políticos e eclesiásticos não resistem ao poder da comunicação das rádios e televisões para fazerem, tal como o Papa, a suas bênçãos “urbi et orbi”, ou às visitas natalícios ao pobrezinhos, velhotes e demais desfavorecidos, houve mesmo um autarca que deu um jantar para os desfavorecidos. Chega o Ano Novo e volta a suceder o mesmo.
A importância destes rituais é tão importante que até têm o seu próprio protocolo, o primeiro-ministro serve-nos o peru de Natal, o Presidente da República dá-nos as passas para a noite de Ano Novo.
Aos rituais políticos e eclesiásticos seguem-se as reportagens televisivas do costume, ficamos sempre a saber que para os comerciantes este Natal foi pior do que o anterior, temos a oportunidade de conhecer mais um ou dois tenentes da GNR promovidos a relações públicas da guarda, mostram-nos as prisões desertas graça às precárias e visitamos uma ou duas aldeias ara conhecer as suas tradições.
No fim acabamos (quase) todos de bandulho cheio, com mais três quilos de gorduras várias e com as mesas cheias de comida para despachar numa semana em que se trabalha um pouco menos, para depois libertarmos as toxinas de todo ano, dissolvidas em champanhe e fogo de artifício na noite de Ano Novo.
É assim pelo país fora e também, obviamente, em Ois da Ribeira!!
2 comentários:
Read your article, if I just would say: very good, it is somewhat insufficient, but I am
still tempted to say: really good!
Personalized Signature:面对面视频游戏,本地棋牌游戏,本地方言玩游戏,打麻将,玩掼蛋,斗地主,炸金花,玩梭哈
Some of the content is very worthy of my drawing, I like your information!
Special Net
Enviar um comentário