09 maio 2013

||| AS ABDICAÇÕES DO SINDICALISTA CARLOS SILVA DA UGT...





A UGT mudou de presidente mas, como diria o ditado, não mudou de moleiro. O sr. Carlos Silva não fala menos que o antecessor (até fala mais) e perde-se no seu próprio  “emaranhado” de versões sobre o que ele próprio diz. Por exemplo, a propósito das declarações de Pedro Passos Coelho, sobre a possibilidade de o governo “abdicar” da nova taxa sobre as pensões.
A palavra “abdicar”, em primeiro lugar, não me parece bem aplicada e, no caso, soa até algo estranha. Na verdade, se um assaltante desistir (ou for impedido) de roubar a carteira a uma velhota indefesa, ou de tal for impedido, poder-se-á concluir que o ladrão abdicou da carteira?
A palavra, na boca de Carlos Silva, parece ainda mais deslocada, já que, como o ele próprio disse, Passos Coelho não está disposto a “abdicar” do roubo das pensões “coisíssima nenhuma” (como diria Vítor Gaspar). Ora. ao dizer isto, feiro papagaio falante, mais não faz Carlos Silva que ter perdido uma ocasião excelente para apresentar uma medida “alternativa”  este estado de coisas. Por exemplo, exigir a demissão deste governo - nunca abdicar dessa  exigência. A palavra abdicar nunca fica bem na boca de um dirigente sindical.

Sem comentários: