12 julho 2006

||| O DEBATE SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO E O TURISMO DE ÓIS DA RIBEIRA

Não é costume, mas hoje estive a ver na RTP2 o debate parlamentar. Ouvi, ouvi e custa-me acreditar na mediocridade dos tribunos do nosso Parlamento.
Não há um rasgo, não há alguém que saiba as mais elementares regras de retórica e oratória. A demagogia está lá, as ideias vagas idem, o aborrecimento por ter que estar ali é notório. Do Governo à oposição tudo aquilo é plástico, é frete, é “convicção” momentânea, é convicção de conveniência.
Eles lêem os discursos, lêem e lêem mal. Eles lêem os discursos que não escreveram e quando lêem o que escreveram a coisa ainda é pior. Aquilo é tudo tão pequenino.
++++
Oiço-os e lembro-me das palavras de Miguel Torga:
«Metem medo, estes nossos políticos. Dá-se-lhes a confiança e o voto na melhor boa fé, e quando esperamos deles uma palavra de clarividência, fruto de um pensamento amadurecido no conhecimento das realidades pátrias, roem-nos a corda.Sobem a uma tribuna e deixam-nos boquiabertos com os repentismos de uma demagogia desmiolada. Em vez de serem os enviados redentores em que acreditámos, parecem pragas de Deus.»

++++
Mal comparado, em Óis não se discursa, nem se lê. Ouço dizer que se grita. Ao menos, somos ao natural!! E de resto interessam-nos mais outras coisas, mais dadas ao espírito e á alma: amanhã a rapaziada lá vai dar mais uma passeata á conta do orçamento da Junta, desta vez vão passear e rezar a Fátima, vejam lá...

2 comentários:

Anónimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

Anónimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»