11 julho 2012

||| MODOS DE VER AS COISAS...







O parlamento português é aquele sítio onde vãos uns senhores (e umas senhoras, também) dizer umas não sei quantas coisas, a atacar-se uns aos outros, culpando os outros de todo o mal que nos acontece e uns dos outros dizem coisas que não se dizem ao diabo. 
O sr. Relvas, aquele senhor que fez 4 das 36 cadeiras e é licenciado, foi lá ao parlamento, no dia de ontem e para falar sobre o caso das pressões ao Público. E disse ele, com uma arrogância que parece que vai bater em todos, que a ERC o ilibou em toda a linha. Se ouvi bem, antes de dizer "em toda a linha", já tinha dito "o relatório da ERC iliba-me".
Ilibou-o?  

Ora vejam lá como é curiosa esta forma de o sr. dr. Relvas ver o caso. Diz ele, senhor grande do seu nariz e sentindo-se intocável neste país que enlouquece, que o relatório "o iliba". Podia, por exemplo, ter dito que estava provada a sua inocência, que estava inocente, que nunca fez pressão nenhuma sobre a jornalista do Público, mas não. Diz que o iliba; isto é, que o reabilita, justifica, isenta, purifica. Não diz que é inocente.
É a falar assim que o ministro prova o que lhe vale o curso de 4 cadeiras tiradas e 36 - trinta e seis - justificadas apenas em papel.  

E o homem não se vai embora? 
E o primeiro ministro não o põe a andar?

Sem comentários: