22 fevereiro 2009

||| O NÃO CARNAVAL DE ÓIS DA RIBEIRA E OS BRASILEIROS

Não sou a pessoa mais apaixonada pelo carnaval, mas recordo-me de na minha primeira infância andar de cara enfarruscada, enfarruscava-me a minha avó, a passear pelas ruas de Óis, com a outra garotada. E com as bisnagas a esguichar água uns contra os outros.
Ou das bombas de que eu tinha um medo de chorar, e as de cheirinho, os confetis e as serpentinas. Eram as nossas brincadeiras de criança e das brincadeiras de criança, lembro-me também de ir uma vez à Mealhada, com os meus primos e de lá ter apanhado uma grande seca, por causa de ver um casal de actores brasileiros, cujos nomes já nem me lembro.
Isto vem a propósito do que tem de muito de ridículo o abrasileiramento do carnaval português, numa altura do ano em que está mais frio do que calor e quando os bikinis deveriam estar ainda bem arrumados na gaveta. Somos uns parolos em muitas coisas!
Mais vale fazer-se como em Óis: hoje passei nas ruas todas e não vi o menor cheiro de carnaval. Assim é mais autêntico!

Sem comentários: