01 abril 2012

||| OS CACIQUES...

* CACIQUE: Indivíduo que tem influência política em determinada região e que, na ocasião das eleições, arranja eleitores a favor de certo candidato. - Dicionário Universal da Texto Editora. 
O termo «cacique» é muito vulgarmente usado, mas nem sempre com o significado correcto. Até o utilizam de forma pejorativa e normalmente  fora de contexto. 
O termo, em Portugal, o tornou-se sinónimo de um líder local que arregimenta votantes e favores, que promove (ou despromove) candidatos. 
Em Óis da Ribeira, há dois tipos de caciquismo: o A e o B.
O cacique Tipo A, dá a cara e entrevistas, fala para os jornais, rádios e até televisões, pavoneia-se, mostra-se, é vaidoso, gosta de dizer que influenciou aqui e ali, que se não fosse ele não teria acontecido isto e aquilo. Gosta de mostrar que é ele quem manda, que é o patrão, o dono, o presidente, o dirigente, o mandão... Em Óis, há caciques destes.
O cacique Tipo B influencia verdadeiramente, joga em vários tabuleiros, é discreto e não diz que faz ou vai fazer. Não dá entrevistas. Não manda mas sugere, não se mostra nem se faz ver, mas dá instruções subtis. Apadrinha. É o verdadeiro cacique. Não está nunca, mas manda recados e ai de quem lhe saia do goto: morde-o como um verdadeiro escorpião.
Quem são os caciques A e o B? Ui, é tão fácil que nem vale a pena dizer nomes.

7 comentários:

Carla Tavares disse...

E há aqueles que sãos do Tipo A, mas passam a vida a tentar fazer crer, assim o apregoando (mesmos em blogs) que são do Tipo B!!! E alguns até são mesmo verdadeiros escorpiões!!! :)

Anónimo disse...

Os Lusiadas Ribeirenses....

I
As sarnas de barões todos inchados
Eleitos pela plebe Ribeirense
Que agora se encontram instalados
Fazendo o que lhes dá na real gana
Nos seus poleiros bem engalanados,
Mais do que permite a decência humana
Olvidam-se do quanto proclamam
Em campanhas com que nos enganaram.

II
E tambem as jogadas habilidosas
Daqueles tais que foram dilatando
Contas bancarias ignominiosas,
Do Minho ao Algarve tudo Devastando
Guardam para si as coisas valiosas
Desprezam quem de fome vai chorando!
Gritando levarei, se tiver arte,
Esta falta de vergonha a toda a parte!

III
Falem da crise grega todo o ano!
E das afliçoes que á Europa deram;
Calem-se aqueles que por engano
Votaram no refugo que elegeram!
Que a mim metem-me nojo o peito ufano
De crápulas que só enriqueceram
Com a pratica de trafulhice tanta
Que andarem á solta só me espanta.

IV
E vós, ninfas do coura onde eu nado
Por quem sempre senti carinho ardente
Nao me deixeis agora abandonado
E concedei engenho á minha mente,
De modo a que possa, convosco ao lado,
Desmascarar de forma eloquente
Aqueles que ja tem no seu gene
A besta horrivel do poder perene!

Anónimo disse...

Eh pá, escorpiões em Óis, caciques A e caqiques B, bom no fundo todos nós já pensamos nisto que o Contra diz e, sejamos claros, até sabemos de quem se fala.
Por isso é que eu gosto do Contra e tenho pena de não sair todos os dias...

Anónimo disse...

O verdadeiro cacique só tem um olho e reina em terra de cegos!!!

Anónimo disse...

Boa, ó Carla, anda por ai muita gente disfarçada de A e é B e de B que é A, e tu qual és...
Gostei de te ver a assinar por baixo...

Carla Tavare disse...

Eu assino sempre por baixo... gosto de me identificar, não me escondo atrás do anonimato! Prefiro assim, às claras!!! :)Quanto ao tipo de cacique, não sou de nenhum destes... sou do tipo "C" de Carla!!! :)

Anónimo disse...

Bravo, dra. Carla, pena que o seu tipo (C) não dê bem com os votos de Óis, embora eu tenha votado em si... mas força que para a frente é que é o caminho...