13 agosto 2012

||| PAGAMOS, PAGAMOS E NEM... BUFAMOS!



Os portugueses vivem oprimidos sob o jugo duma feroz ditadura fiscal. Desde que se levantam até que se deitam - e até mesmo quando dormem - os cidadãos alimentam essa sanguessuga insaciável que é o fisco!
Pagamos IRS, porque ganhamos dinheiro; e IVA, porque o gastamos; oneram-nos com contribuições pelo que temos, e até pelo que não temos.
Abundam por cá os casos de dupla tributação e de impostos em cascata. Bizarria suprema, os portugueses pagam ainda impostos, até… pelo facto de pagar impostos. Esta situação é anacrónica e ocorre em múltiplas situações, na alegre inconsciência do dia-a-dia.
Quando um cidadão abastece o seu automóvel, por exemplo, paga o preço do combustível, acrescido do imposto sobre produtos petrolíferos; e, sobre essa soma, ainda o imposto sobre o valor acrescentado. Este último, para além de incidir sobre o preço base do combustível, recai assim, e em acumulação, sobre o valor do imposto sobre produtos petrolíferos.
Feitas as contas, a carga fiscal é bem superior ao preço de base do produto e há aqui uma inadmissível sobreposição de impostos num mesmo acto jurídico. (...).
País do caraças!!!

Sem comentários: