25 fevereiro 2013

||| A ANTIGA E A NOVA GOVERNAÇÃO...


O país está endividado e empobrecido e as pessoas dividem-se entre os que ainda apoiam a antiga governação e os que sonham e ambicionam influenciar a actual. São os novos e velhos padrinhos.

Há pessoas que acreditam que, comparativamente e em perspectiva, a anterior governação  foi melhor (ou o menos má) que o que se diz dela e até mais reformista que qualquer outra,  mesmo que lhe apontem defeitos ou vícios. Pessoas há, ao contrário, que acreditam que as reformas encetadas pela mesma governação foram úteis e muito importantes, mas minadas (então) e desvalorizadas (agora). Confuso? Algo confuso, realmente.
O Contra acha que a antiga governação, nalguns casos, pisou o risco de uma certa ideia de autoridade e falta de equilíbrio. E acredita que a generalidade dos indicadores económicos e sociais publicamente conhecidos têm fundamentos mais acessórios, que decisivos. Mas isto que se escreve agora, vale o que vale.
A nova governação vai ter sobre ela o peso das decisões e consequências da propaganda da anterior. Não é difícil adivinhar tal cenário. Isso é certo.
As diferenças entre as duas governações adivinham-se substanciais e putativamente incómodas para alguns e não é certo que a experiência dos novos actores, muito mais politizada que os anteriores, seja ramo  de flores que se cheirem para os interesses da nação. 
Há pessoas para quem um estilo quezilento, é sinónimo de autoridade. Mas isso é autoritarismo. Vamos ver...
O mais certo é que, dentro de pouco tempo, já ninguém se lembre dos mais próximos antigos governadores. Como já ninguém se lembra dos outros. É a vida.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois, Pois, estou mesmo a ver.

Ou melhor, daqui a pouco tempo é que vamos ver.

Anónimo disse...

O importante nisto tudo é que o PSD agora está a mandar na Arcor, o presidente Soares preside à assembleia de freguesia e à direcção e o fiel adjunto Pires é o vice. Como toda a gente sabe em Óis, o Soares diz e o Pires faz, ou faz que faz.
Portanto, vai ser um progresso danado.
A malta é toda do Psd e depos tesoireiro Rui é o marido da diretora tecnica e vai fazer um grande teatro. Tá tudo a jogar em casa...
Viva o Psd...