Começa sexta-feira, a 30ª edição da "Festa do Avante!", que vai até domingo, na Quinta da Atalaia, no Seixal. A abertura oficial conta com um concerto de homenagem ao maestro Fernando Lopes Graça. Os comunistas prepararam 25 debates de temas da actualidade, concertos, exposições, teatro, culinária, desporto e literatura.
O cartaz é assinado por um espectro musical muito variado e que junta A Naifa com os Gaiteiros de Lisboa, Boss AC, Xutos & Pontapés, The Vicious Five, Cristina Branco, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Kussondulola, Sérgio Godinho, Telectu, Babylon Circus, Tito Paris, Mandrágora e Led On (tributo a Led Zeppelin). Além da música, há outras possibilidades de consumo cultural. Está garantido o desporto, desde artes marciais a patinagem artística, futsal, andebol, xadrez e malha.
O público também pode provar a "cozinha" de Timor, Cabo Verde, Cuba, China, Chile, Uruguai, Catalunha, Angola e Moçambique. No âmbito da literatura, há a festa do livro e o antigo secretário-geral comunista, Álvaro Cunhal será homenageado com uma evocação da sua obra literária. "É tempo de começar a falar de Álvaro Cunhal", de Urbano Tavares Rodrigues e "Álvaro Cunhal e as mulheres que tomaram partido", de João Céu e Silva, serão dois dos livros em destaque. Em debate vão estar a situação de Timor-Leste, o desemprego, os direitos dos trabalhadores e a reforma da Segurança Social. A Festa do Avante! termina domingo com um comício que marca a "rentrée" política dos comunistas, onde marcará presença o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa. A entrada para os três dias custa 25 euros.
Ois da Ribeira terá seis ou sete militantes comunistas, a fazer fé nos resultados eleitorais. Algumns dels irá à festa do Avante?!
Sem comentários:
Enviar um comentário