27 julho 2011

||| OS AFOGAMENTOS DE PESCADORES QUE NÃO SABEM NADAR...



A vida tem-me feito andar muitos quilómetros de carro nos últimos dias, socorrendo-me da rádio para me fazer companhia na solidão das estradas. Hoje, soube do luto, em Sines, pelo desaparecimento de um pescador, caído de um barco. A minha estupefacção, para além do luto de uma morte, de quem quer que seja, resultou de um facto para mim surpreendente: a vítima não sabia nadar.
Julgo perguntar bem de como é possível um pescador não saber nadar.
E ocorreram-me duas mortes recentes, em Óis, justamente de pescadores, na pateira.

E ocorreu-me perguntar-me de como é que se pode ser pescador sem saber nadar? Então, estas coisas não deviam estar regulamentado?
Pondo a questão de outra maneira, não se podem ensinar as pessoas a nadar, nos clubes de natação, nas piscinas municipais, nos portos e nas capitanias, não podem dar cursos?
Então somos um país de marinheiros e não sabemos nadar? Temos submarinos no valor de mil milhões de euros e, mesmo ao lado, os nossos pescadores morrem afogados por não saberem nadar?! Isto é mesmo a imagem de um país surreal como é o nosso.

Sem comentários: