31 julho 2011

||| OBEDECER TODA A VIDA...


Não se pode parar um bocadinho em Óis, que logo se fala e desfala, se diz e se desdiz dos fenómenos do movimento colectivo. Ontem, assim foi, enquanto se pestiscavam lascas de peixe frito. Que isto e aquilo e aqueloutro, que despedimentos, que histerias, que revoltas, que ameaças, que alvoroços! Que ditâmes e que (des)obediências.
Cresci a ouvir em casa um dogma de Salazar: «Se soubesses o que custa andar, passavas a vida a obedecer!».

Admito que a afirmação sempre me ofereceu as maiores dúvidas. E até alguns constrangimentos! Não me lixem, mas mandar, todos gostamos de mandar, ora essa! Agora, obedecer, só ao pai e à mãe e, nos tempos que correm, nem isso.
Ontem, na conversa petiscada e fazendo de conta que é verdade o que ouvi sobre o que se passa no movimento colectivo local, fiquei com ideia diferente e acho que nunca vou querer um cargo de chefia.
Pelo menos, assim não me aquecerão as orelhas! Mandar, liderar, presidir, ordenar..., tá quieta, nem pensar!!! E mandar pra quê? P´ra me chatearem?! Tenho é de andar de olho bem aberto e... obedecer toda a vida. É muito melhor!

Sem comentários: