05 março 2009

||| A EXPWERIÊNCIA DE VOLTAR A ANDAR DE COMBOIO...


Andar de comboio era coisa que ja não experimentava há muito tempo, mas andei hoje, por me aconselharem a viagem, numa ida mais ou menos inesperada ao Porto, mas a verdade é que não tinha grandes saudades. Nem as ganhei.
O lugar onde me sentei era aquele que realmente detesto, frente a frente com duas senhoras que desde logo chamaram a minha atenção pela linguagem desbragada e pela forma natural como as asneiras lhe saam da boca…
Chegou-se à primeira paragem e alguém veio com a mesma conversa: “Está sentada no seu lugar?”
“Não, o meu é que está ocupado…”.
Lá tive de me levantar, enquanto olhava para a moça no meu lugar, que fazia ar de vítima e não parecia não perceber nada do que se passava. Lá me sentei noutro lugar vago à espera de que a cena se repetisse na paragem seguinte…. Paciência de santa. Nem me reconheci.
Depois, quis passar pelas brasas, quando me dei a dar um salto na cadeira. Era o revisor a tocar-me no braço. Não consegui dormir mais, claro está. Em vez disso, tive de aturar a conversa estupidamente infeliz das outras duas ordinárias, uma a tentar explicar à outra o que é a bateria de computadores; depois a explicar-lhe onde fica a Turquia, o fuso horário…. O tipo ao meu lado não se continha e ria-se a bom rir, disfarçando com a revista que fingia ler.
Lá terminou a viagem e saí! Sem saudades!

Sem comentários: