A surpresa chegou hoje: pela primeira vez alguém seguiu um conselho do Contra d´Ois e mandou instalar energia eólica em Óis da Ribeira, Bem feita!!!
O gerador eólico da actualidade, o REpower 5M, foi instalado na guarita e capaz de produzir uma potência de 5 MW. O gerador foi construído pela firma alemã RE Power Systems e é a concretização de um projecto financiado pela União Europeia e pelo estado alemão Schleswig-Hölstein. Trata-se de um gerador concebido para ser instalado na pateira - o nosso caso - ou até em parques eólicos offshore, donde decorre que uma das suas principais características é ser capaz de funcionar em modo automático e com necessidades de manutenção ou intervenção humana relativamente baixas.
O rotor tem um diâmetro de 126 metros e pesa 120 toneladas sendo menos de metade deste peso devido às pás da hélice / que têm 61,5 metros de comprimento e são feitas num material compósito (fibras de vidro e carbono agregadas por resinas sintéticas), muito leve e resistente.
A torre onde o protótipo actual está instalado tem uma altura de 120 metros mas quando este tipo de instalação for no mar a torre respectiva terá entre 90 e 100 metros.
Só um senão nisto tudo: é que o presidente da Junta de Espinhel já reinvindicou uma taxa de operacionalidade, argumentando que as pás não funcionam sem os ventos da terra dos gatos e entram na freguesia dele. De certo, que isto vai para ao Tribunal Europeu dos Direitos do Ar.
O que é me dizem a isto os senhores comentadores?