31 março 2009

||| O NÚMERO 7 EM ÓIS DA RIBEIRA...

Os números tem curiosidades interessantes: o 7, por exemplo, além de primo é um número mágico, místico, misterioso, labiríntico e futurologista. E tem muitos familiares, que se sentem nas suas sete quintas!
Querem ver: foram sete os dias da criação.
E mais: são sete os dias da semana, os pecados capitais e os sacramentos da Santa Madre Igreja . Lisboa tem sete colinas. Nos Açores há a lagoa das sete cidades. O gato tem sete vidas. Sete foram as pragas do Egipto lançadas por Moisés. Sete eram as maravilhas da antiguidade e as torres de Constantinopla. O sete, para a maçonaria, é o número absoluto. O sete é o número da camisola do Cristiano Ronaldo e foi a do Figo.
O número é de sucesso, portanto.
Em Óis, são sete os eleitos da Assembleia de Freguesia! E serão sete os mandatos do PSD na Junta de Freguesia, se o Pires voltar a ganhar, como toda a gente sabe! Brilhante, portanto! O número 7!

30 março 2009

||| AS MULHERES D´OIS NA POLÍTICA E O UMA EM TRÊS!

O assunto de hoje, na minha hora do almoço, a comer peixinho grelhado com vinho branco, foi a questão das quotas: 30% de cada lista de candidatos nas próximas autárquicas terão de ser .. mulheres.
Já por aqui, há algum tenpo falámos disso para dizermos que, do nosso ponto de vista, tal coisa é um... um disparate. E ofensivo justamente para as mulheres! Porque carga de água há-de estar uma mulher em cada três candidatos?! E porque não duas? Ou três!!! E porque não há-de estar obrigatóriamente um homem, se os dois primeiros candidatos forem mulheres? E porque não exigir também que entre cada três esteja um pedreiro ou um pescador, um gay ou uma lésbica, ou um gajjo que use calças de ganga e chinelos de dedo, ou outro que só faça a barba duas vezes por semana e vá à missa todos os domingos?!
A ir para o chato do emprego - hoje, para falar verdade, era dos dias que não me apetecia trabalhar, por causa do sono e da hora a menos de cama... - ocorreu-me o que pode acontecer em Óis da Ribeira: onde é que vai arranjar tanta rapariga para a política? Como irão fazer os partidos locais, para numa lista de 15 candidatos, ter de pôr pelo menos cinco mulheres? Onde é que eles as vão buscar?!

E já repararam que o trio da Junta vai ter de ser desfeito, porque nos três tem de estar uma mulher? Vai embora o Pires, vai o capitão ou vai o Rui? Grande problema, ó malta!! Ou algum eles vai fazer de travesti!!! Sem ofensa, ó rapazes!!

29 março 2009

||| REMOAGENS DA VIDA VISTAS AO ESPELHO...

Anda por aí muito boa gente a remoer sobre a vida. Muita gente, coo todos sabemos, passa por aí a vida a remoer sobre os outros. Até sobre eles próprios, sobre o vizinho, a filha ou a namorada do vizinho, os calotes na loja, as dívidas ao banco, os pecados e os pecadilhos de terceiros, qual cartilha de mal-dizer do... outro.
Raramente olham o espelho, não vêem a figra que fazem e não cuidam se se ajeitar a ser gente de melhor poiso e pose. Alguns alguéns dependem da colagem mais ou menos ajeitada do rimel ou do baton, ou no desfazer da barba de manhã. Olham sempre a correr... Porquê? Porque remoem sobre a vida dos outros e não olham para a eles!

28 março 2009

||| OS APEADEIROS DA VIDA...

A vida é assim: às vezes, basta uma pequena rotação na imagem para que ela adquira um significado completamente diferente. É como as palavras: usamo-las e nem sempre tem o memso significado.
As palavras são intrigantes.
Mais intrigantes são ainda quando usadas granel, para chamar a atenção... usadas por quem quer ser diferente! E às vezes indiferente!
No entanto, a vida é mesmíssimo assim: uma imagem, com apeadeiros e estações.

26 março 2009

||| VIOLAÇÃO ANIMALESCA DE UMA CRIANÇA DE 12 ANOS...

Uma adolescente de 12 anos! Adolescente? Uma criança de 12 anos, de Arrancada do Vouga, aqui mesmo ao nosso lado, foi vítima de abuso sexual por parte de um homem de 26 anos, desempregado, com tempo para pensar nas piores asneiras. Um energúmeno, dir-se-á melhor!
Pior que isso, se pior há: as violações foram gravados em telemóvel por dois rapazolas de 17 e 19 anos, amigos do violador! Divertiram-se com isso? Claro, farejou-lhe o cio animal!
E que fizeram depois? Pois, «inocentemente», fizeram circular o vídeo da violação entre amigos da escola onde a criança ia às aulas,
A PJ, como lemos, caçou o animal e os predadores companheiros. E o que fez o tribunal? Mandou o animal para casa, com uma pulseira para ele olhar descansado. Aos outros, mandou-os ir visitar as autoridades, semana a semana!
Passemos o caso para Óis: imaginemos que isso acontece com uma nossa filha, sobrinha prima, afilhada, vizinha, conhecida. O que faríamos? Espetávamos-lhe uma coça, cortávamos-lhe o instrumento do pecado e íamos parar à cadeia.
Que Portugal este!!!

25 março 2009

||| ENTRE O MORTO E O DEFUNTO...

O facto de duas ou três vezes aqui termos falado em eleições locais não quer dizer que pessoalmente estejamos interessadas nelas, no sentido de nelas participar como membro de qualquer lista de candidatos.
Fiquem lá descansados alguns comentadores, dos poucos que temos e que aqui vieram pôr o bico, não sendo para tal chamados, embora bem vindos.
Olho até meio de soslaio para a classe política, embora nenhum mal lhe queira.
Olho de soslaio e o que vejo, com toda a franqueza, nem me agrada muito. Em Óis, por exemplo, os ribeirenses terão de decidir entre um partido farto de ser poder e já sem olhos de ver ao longe (o PSD) e outros pequenos partidos locais mergulhados em águas de bacalhau, desfuncionais e sem eleitores - a viverem longe das suas identidades, tornando-se defuntos das suas próprias orientações programáticas. No fundo, e sem querer ofender, o que vai estar em causa é o eleitor escolher entre o morto e o defunto.

24 março 2009

||| ROTINAS DIÁRIAS E MAIS NÃO SE DIZ!!...

A lei da vida é esta: há rotinas diárias a que não podemos fugir. Tem de ser e tudo o que se torna numa obrigação é-nos custoso, torna-nos mais odiosos e impiedosos, muito pouco contemporizadores. Ora, não podendo isso ser evitado, há que transformar esse tempo passado na vida em momentos de gozo -com os quais se vai fabricando a felicidade com mais ou menos imaginação e divertimento. A puxar pelas coisas melhores da vida!
Pensando melhor, se pensarmos no prazer que vamos ter daqui a pouco, amanhã, além, então tudo se modifica - porque continuaremos a viver na esperança. E a esperança é o que mais e melhor nos condimenta a vida, como quem condimenta a comida, pis mais uma pitada de sal na panela, para a hortaliça nos saber melhor! E espreitemos o sol, para aquecermos a alma!

23 março 2009

||| SER!...

Todos nós sabemos que adianta esconder: a solidão é uma das situações que mais fazem doer a qualquer um. É, na verdade, algo que não se vê mas que nos corrói as entranhas, impedindo-nos de reagirmos aos estímulos mais elementares. E a solidão no meio de muita gente?! Dessa nem é bom falar!
Pois é isso que muitos de nos sentimos quando olhamos para o lado e não vimos como nos ver melhores na vida, mais felizes, mais venturosos, quiçá mais ribeirenses. E somos muitas vezes invejosos, porque não fomos capazes de ser o que gostaríamos de ser, ou não fizemos o que vimos outros fazer e não fizemos nós!

21 março 2009

||| A POLÍTICA AUTÁRQUICA DE ÓIS...


Não há partido político que não tenha os seus excluídos, que não reagem da mesma maneira: uns vão para outros partidos (que os aceitam) e outros armam-se em carpideiras arrependidas. Porque perdem eleições, porque não ganham eleições, porque são o que são.
Um dia, os PS´s de Óis perguntarão-se-ão de contas uns aos outros, sobre quem tem assinado por baixo as derrotas eleitorais que vêm desde os anos 80 d0 século passado. A ponto de desaparecer do mapa eleitoral e já nem sequer apresentar listas para a Junta de Freguesia, como todos sabemos.
E também sabemos, ou melhor, desconfiamos, por onde andaram esses rapazes e raparigas este tempo todo, envergonhados de não serem capazes de apresentar uma lista sequer: uns foram para o PSD, outros para a Lista dos Independentes, outros mandaram a política para o tal lado que nós não podemos dizer.
O que fará esta gente quando chegar a hora dos votos locais? Vão todos pôr a cruz na Lista dos Independentes?

20 março 2009

||| A POLÍTICA LOCAL...

Há coisas d´Óis da Ribeira que se tornaram imutáveis: as da política, por exemplo. Este ano é de eleições e vem á calha, por isso, o que por cá acontece: não há oposição, o PSD está no poder desde 1988 (mais ou menos por aí, há mais de 20 anos!) e a oposição deixou de existir há uma porrada deles.
Como um dia, ou mais, já aqui se disse, a oposição local faleceu, liorizou-se, passou-se..., não existe. E o poder instituído assobia para ao lado e para o ar, como todos nós sabemos, cristalizado que se sente e, cristalizado, pensando e agindo.
Do que se vai sabendo, nada indica que as coisas possam mudar muito. Da CDU nem se ouve falar, nunca se falou muito em Óis. O CDS é, dir-se-ia, o partido da 3ª. idade, o PS desapareceu do mapa e não se desconfia sequer de quem ouse deixar pôr o nome nas listas; o Bloco de Esquerda está evaporado por natureza e das famílias políticas locais sobram os chamados independentes - os únicos que actualmente fazem alguma frente ao PSD!
A política, em Óis, é o que é, vale o que vale!

19 março 2009

||| AS DUAS RIBEIRENSES TODAS EMPIRIQUITADAS NO FÓRUM...




Não é muito normal, bem pelo contrário, passar no fórum a uma quinta-feira à tarde. Mas passei hoje. E como ia com tempo para o que ia, andei por ali a ver montras. E o que vi eu: duas garridas e maduras ribeirenses em alegra parlapeé, empiriquitadas e perfumadas, de corações ao alto, engalanados, a fintar a velhice na medida do possível.
Fiquei em bom tempo a olhar para elas e a invejá-las, encostada depois ao balcão, para as ver melhor e de mais perto. Fizeram-me lembrar quando a minha mao me mandava à loja do Albertino e eu me perdia a espreitar para o café, a ver os homens a jogar as cartas, a dizer asneiras e a beber vinho com tremoços. Era assim naquele tempo e dei comigo a ir para trás 25 para 30 anos.

18 março 2009

||| AS COISAS QUE VEMOS E OUVIMOS NO PARLAMENTO...


Acabo de ouvir, na tv, as propostas avulsas que o 1º. minstro apresentou hoje, no debate quinzenal do parlamento, para, disse ele com aquele modo muito emproado que tem, para acudir às famílias.
Cá para mim, que ele nem ouve, o camarada primeiro-ministro anda com muita falta de imaginação e esta sua oportunidade de emendar a mão relativamente a algumas medidas mal medidas que tem aplicado foi mesmo... perdida. Aco eu..
O 1º. ministro, como que já a correr contra o tempo eleitoral – e sabendo que as medidas à boca das urnas são mal vistas pela generalidade do eleitorado –, anunciou uns míseros 100 milhões de euros para oferecer aos que mais precisam. E nem saberemos alguma vez quem é que mais precisa. E mesmo este valor equivale a cerca de 5% das ajudas colocadas à disposição da banca e de algumas grandes empresas. Um mixoriquice!
O que mas custou ver, foi a forma indiferente como o 1º. ministro é tratado pelos parlamentares, como se fosse um vulgar mentiroso de rua. A demagogia é de tal forma e já tão recorrente que também já lhe perderam o respeito. Creio que a situação não tem paralelo em 34 anos de democracia e ninguém sabe onde chegaremos. Por este andar, sei lá...

17 março 2009

||| O CARTÃO ÚNICO NUNCA MAS VEM...


Há muito tempo que anda com esta fisgada na cabeça: a de tirar o Cartão Único para pequenada. A primeira tentativa resultou num fracasso absoluto, quando resolvi ir à Loja do Cidadão. E lá fui eu.
Para começar, nem o "ticket do talho saía". Depois, cá para mim, que nem percebo nada de bola, devia estar mais gente na Loja que em alguns jogos da 1ª. Liga de Futebol. E por lá me vi no meio de ucranianos russos, angolanos, portugas e até uns chinoas que precisam de um BI para emigrar lá consegui "vês" (à magalhães) e lá se preencheu os papéis para o BI.
Disseram-me que estarão prontos dentro de uma semana. Quanto ao Cartão do Cidadão na melhor das hipóteses dentro de quatro semanas, pois são feitos na Casa da Moeda em Lisboa e ao que parece estará por lá tudo entupido. Mesmo à portugesa...

15 março 2009

||| OS CAMINHOS DA PRAIA... E O FUTURO

A praia é um sítio sem caminhos, que dá para todos os caminhos! Caminhos que dão para parar e pensar a vida, o ontem e amanhã! Isto, se nós quisermos pensar, claro está... e há por aí muita gente que não gosta de pensar, mas só de dar pontapés para a frente.
Parar para pensar, para muita gente, nunca fez mal a ninguém. É um imperativo compreendermos como chegámos ao dia de hoje e delinearmos o que pretendemos para o futuro. Não com a pretensão de dominarmos todas as condicionantes, mas entrevermos, ou antevermos, o que poderá ele ser e podermos estar preparados (em parte...) para ele. Quem assim não fizer, não acha caminhos! Perde-se neles.

13 março 2009

||| PASSEAR NA AREIA DA PRAIA...

Não sou quem mais gosta de passear na praia, mas digamos que me deixo cair por uma praia meio deserta, daquelas assim sem muita gente, são, a jeito para a uma passeata calma.
É um tempo em que, a meter areia entre os dedos - coisa que me irrita solenemente -, se vai pensando nisto ou naquilo, questionamdo ou recordando um ou outro assuntos que por vezes deixamos cair da memória.
É nestas alturas que me vem à ideia aquela cantigado mar que enrolava na areia. Como este fim de tarde, quando antes de entrar em em casa fui fazer voar ideias por entre as areias da praia.

11 março 2009

||| SAUDADES DO ESCUDO E OUTRAS COISAS...

Acredito que a maior parte dos portugueses já têm saudades do escudo, de quando se bebiam umas cervejas e uns champarrions no Pires, ou no Nélson, ou mesmo no restaurante, e sempre sobravam uns trocos.
Saudades de quando as empresas de Ágeuda estavam em dificuldades e graças às desvalorizações até com os chineses eram capazes de concorrer, por exemplo na área das ferragens, ou dos têxteis.
Saudades do tempo em que a inflação tinha dois dígitos e o primeiro era o dois. De quando não havia problemas orçamentais, nunca faltava dinheiro ao Estado.
Era um tempo simpático, se a coisa dava para o torto na balança comercial, acordávamos uma desvalorização, coisa que nem ocupava o tempo do café em discussão, a indústria passava logo a ser competitiva e o nosso dinheiro, mesmo desvalorizado, ainda valia mais do que o dólar. E ninguém se queixava dos impostos, não havia evasão fiscal nem devedores ao fisco em listas na internet. Nem havia internet...
Com a inflação nos dois dígitos e idem nos aumentos, e com das dívidas do Estado ao estrangeiro, apertávamos o cinto mas tínhamos a sensação de nadar em dinheiro. Andávamos felizes, se os trabalhadores faziam greves era mais a pensar na revolução do que na devolução do que tinham perdido. Agora, com o euro, é o que se vê!

10 março 2009

||| ISTO É QUE VAI UMA CRISE...


Isto é que vai uma crise: hoje, dava-me jeito que amanhã continuasse a ser fim-de-semana, quanto mais não fosse para poder acordar ao meio-dia e estar a “malandrar” no sofá durante a tarde. Penso que, só por si, é argumento justificativo para que amanhã fosse fim-de-semana.
Como todos sabemos, mais ou menos, toda a gente trabalha normalmente como dias por semana e, por isso, tenho uma pergunta para vos fazer: quem é que estaria disposto a abdicar de 20% do seu salário para trabalhar apenas quatro dias por semana?
A pergunta pode ter água no bico, porque realmente muitas pessoas não podem abdicar de nada do seu rendimento. E muito menos fazer greves, pois também ficam sem a massa.

09 março 2009

||| O PALCO E A VIDA!...

A vida é um teatro diário, onde muitas vezes não fazemos a nossa figura, mas que gostaríamos de não fazer, simulando, encenando, distorcendo, enraivecendo.
A vida é um palco onde nos movimentamos, mas que muitas vezes surpreendentemente achamos vazio e triste. Mesmo assim é um palco, onde ensaiamos e representamos - vendo-nos ao espelho do que queríamos ser. Assim mesmo, é um palco!

08 março 2009

||| OS AMIGOS SÃO PARA AS OCASIÕES...


Encontrar um amigo que não se vê há muito tempo e de quem se guardam boas recordações, é sempre um momento de alegria que me toca fundo.
Encontrar-se alguém com vivemos bons momentos é cmo achar a chave de casa que perdemos. porque le sentimos a falta e que já não vemos há muito! Os amigos verdadeiros não precisam de estar sempre juntos, pois é suficiente nas mais das vezes que nos lembremos deles e sabermos e termos a certeza que se forem precisos, eles aparecem nessas alturas. Esta certeza é única e conforta imenso. Encontrá-los é ter também um encontro marcado com a juventude...
Hoje encontrei um amigo de escola, que deu uma novidade triste: morreu um outro amigo, ceifado por um carro que fugiu. É um amigo que fica à nossa espera!

06 março 2009

||| AS MOLAS DA ROUPA E OS TEMPOS MODERNOS...


Se há coisa vulgar nas nossas casas, é a mola, sejam em famílias ricas, ou pobres, todas precisam das molas para a roupa. Não sei é se já repararam na beleza do seu enquadramento fotográfico.
Procuremos descortinar muito do bonito (e bom...) que nos rodeia, que de tanto olharmos, deixamos de o valorizar por completo.
O que acontece é que a malta anda toda presa por arames e esquece-se das molas, digo eu. E as coisas que as molas da roupa nos fazem lembrar, Agora, temos máquina de secar a roupa - o que, comparando-a com a mola, é modernice para enquadramentoas fotográficos.
Assim a falar, vem-me à lembrança as tardes de verão, quando tinha de ir levar e buscar a bacia da roupa ao rio, ao pé da ponte!

05 março 2009

||| A EXPWERIÊNCIA DE VOLTAR A ANDAR DE COMBOIO...


Andar de comboio era coisa que ja não experimentava há muito tempo, mas andei hoje, por me aconselharem a viagem, numa ida mais ou menos inesperada ao Porto, mas a verdade é que não tinha grandes saudades. Nem as ganhei.
O lugar onde me sentei era aquele que realmente detesto, frente a frente com duas senhoras que desde logo chamaram a minha atenção pela linguagem desbragada e pela forma natural como as asneiras lhe saam da boca…
Chegou-se à primeira paragem e alguém veio com a mesma conversa: “Está sentada no seu lugar?”
“Não, o meu é que está ocupado…”.
Lá tive de me levantar, enquanto olhava para a moça no meu lugar, que fazia ar de vítima e não parecia não perceber nada do que se passava. Lá me sentei noutro lugar vago à espera de que a cena se repetisse na paragem seguinte…. Paciência de santa. Nem me reconheci.
Depois, quis passar pelas brasas, quando me dei a dar um salto na cadeira. Era o revisor a tocar-me no braço. Não consegui dormir mais, claro está. Em vez disso, tive de aturar a conversa estupidamente infeliz das outras duas ordinárias, uma a tentar explicar à outra o que é a bateria de computadores; depois a explicar-lhe onde fica a Turquia, o fuso horário…. O tipo ao meu lado não se continha e ria-se a bom rir, disfarçando com a revista que fingia ler.
Lá terminou a viagem e saí! Sem saudades!

03 março 2009

||| FALAR DA VIDA DOS OUTROS!... E NÃO DA NOSSA!!!

É costume ouvir-se dizer, por piada, acho eu, que Portugal não se salva enquanto todos os portugueses não forem obrigados, por lei, a fazer um estágio no estrangeiro, mas proibidos de encontrarem-se uns com os outros.
A proibição de contacto é da maior importância, para impedi-los de assarem colectivamente sardinhas, cozerem bacalhau com fervor nacionalista ou trocarem sofregamente as últimas novidades que lhes chegam de telemóvel, em mensagens ou de voz.
É um bocado como nós, os de Óis! Muitas vezes não sabemos falar uns com os outros mas passamos a vida a falar da vida dos outros! Atchim!....

02 março 2009

||| SORTE, AZAR E FERRADURAS...

Sou pessoa pouco supersticiosa mas também sou daquelas que penso que há... bruxas! Talvez porque pensar assim, me dá... sorte! Ou porque sou aquilo já me dá azar! Só não sei bem o que é ter sorte ou detestar o azar? Normalmente é uma justificação a posteriori.
A verdade é que há dias, no super, me ofereceram uma ferradura, como amuleto! E não é que nesse mesmo dia um polícia me perdoou uma multa, por ir a falar ao telefone?!

01 março 2009

||| A CRIANÇA QUE TEMOS DENTRO DE NÓS...


Por muito que não queioramos e bos esqueçamos, sempre ontinua a haver um miúdo dentro de nós. Mas temos vergonha!! Devíamos era mostrá-lo aos outros, sem qiasiquer receios, sem qualquer tipo de pudor.
Quanto a mim, isso seria a forma de conseguirmos que os outros façam o mesmo e nos possamos abrir uns aos outros! Sim... porque os miúdos não são tão previsíveis quanto os adultos! São muito mais espontâneos e alegres. Estamos mesmo precisados dessa alegria de voltarmos a ser crianças.