31 maio 2011

||| CHUVA DE VERÃO...

Há cheiros que são de uma vida. Para mim, é o da terra molhada, quando a água da chuva se começa a misturar com o pó e este se solta em espirais que logo morrem. Sábado, em Óis, foi esse cheiro que recuperei, quando caiu aquela chuvada do meio da tarde.
Isso fez-me lembrar tempos antigos, quando, depois das colheitas do milho da lavoura, as do sequeiro, se lavrava a terra para semear nabos e vinha aquela chuva que levantava a poeira toda. Sabia tão bem, aquela chuva!

Uma vez, nos serrados, andei a rebolar-me na terra ainda quente e mimosinha, onde meus avós tinham andado a gradar, para misturar a semente de nabos e de erva, para o inverno. Era a chuva de verão!
Isso mesmo, chuvas de verão!!! Eu adoro e tenho até saudades! Fazem-me sentir de novo o cheiro a terra. Limpam por completo o ar. Após as chuvas de verão, a atmosfera fica incomparavelmente mais leve. Todos nos sentimos melhor! Parece que há um recomeço. E quem não se sente bem com essa sensação?! Sabe tão bem o cheiro da terra molhada.
A chuva da cidade não é igual, espilra-nos e molha-nos, é uma chata! E eu gosto é da chuva de verão e do cheiro da terra molhada!...

30 maio 2011

||| SER SÓCIO DA ARCOR DÁ VANTAGENS NOS COMBUSTÍVEIS

Já há dias aqui falámos da vantagem de ser sócio da Arcor na compra de combustíveis na Repsol de Águeda Norte, com uma poupança de 6 cêntimos por litro - ou 12$00, se pensarmos à moda antiga. É dinheiro, malta, acho que é de aproveitar. Encher um depósto dá quase para pagar meio ano de quotas. Enchendo dois, paga as quotas do ano todo e  fica-se a lucrar 12 paus por litro até ao final do dito. «Porreiro, pá!...», como diria o Sócrates.
E é de aproveitar, pois a campanha é de três meses, começou em Maio e vai acabar em Julho. Toca a encher depósitos, jerricans e barricas, antes que se passem os três meses! Digo eu de que!!! No aproveitar é que está o ganho!
E divulguem a coisa! Nós, no Contra, já repetimos a nossa obrigação.

29 maio 2011

||| PORQUE HOJE É DOMINGO E A VELHA MÁQUINA DE ESCREVER...

A gente pega no PC, de teclado miúdo e engaratujador e lembra-se das velhas máquinas de escrever. Eu, sempre tive um fascínio por elas e do bater das teclas no tolo, trac-trac-trac, a escrever, escrever, escrever !!! Quantas ideias passei ao papel, batidas no velho teclado?
Uma vez até pensei em escrever um romance policial, vejam lá. E, de outra vez, alambuzei-me para garatujar uma novela.
Hoje, com as saudades, fui buscá-la mas já não escreve. As teclas já não chegam ao rolo, trilhadas de pó velho.  As letras  já não se desenham no papel. E o próprio rolo está riscado e pêrro.
Mesmo assim, confesso que tive uma certa dificuldade em abandonar aquele velho teclado e, neste momento, trocá-lo por este amordenizado do PC. E fiquei com saudades da Óis da Ribeira que eu conheci de criança. Era mais séria e mais solidária.  

28 maio 2011

||| PAZ ASSOCIATIVA, QUANDO AS GALINHAS TIVEREM DENTES...

Um comentário chegado ao Contra, sobre a primeira demissão directiva na Arcor, fez recordar a história das galinhas com dentes, que na década de 50 do século passado fez história em Óis da Ribeira. Diziam os de Travassô que Óis teria a ponte quando as galinhas tivessem dentes e diz agora o nosso comentador que a paz associativa e Óis acontecerá quando acontecer isso mesmo: as galinhas tiverem dentes. E esta é a única parte do comentário que vem à luz.
A curiosidade levou a procurar neste bloge a tal história e reportamo-la ao post que fala da ponte, com dados recolhidos do 1º. site da Arcor.
A ponte foi inaugurada a 25 de Maio de 1952 e a tal graça travasssonense era dita em tom chistoso. Só que Gil Martins dos Reis - o Ti Gil… - fez duas galinhas com dentes e colocou-as na entrada nascente da ponte no dia da inauguração.
Bom, na altura e aqui queríamos chegar, houve o milagre ds dentes das galinhas. É expectável, e desejável, agora, que a não se precise de chegar a tanto, a milagres..., para a paz associativa ser um facto. Se bem que a auto-demissão não seja bom prenúncio.

27 maio 2011

||| EH PÁ, COM´É C´ÓIS DA RIBEIRA ESTÁ?

Lendo hoje o meu correio electrónico, dou com uma pequena dissertação sobre a actualidade política e associativa de Óis da Ribeira e fiquei com um dilema sob o paradigma de três alicerces: há política, há políticos, ou não há uma coisa e outra? Há homens e mulheres de serviço público em Óis? Gente seriamete disponível para o serviço cívico? 

A leitura  trouxe-me à memória as longas e deliciosas discussões que tive com um grupo de queridos amigos, em adoráveis rodas enológicas. Ao tempo, pese muitas vezes o teor alcoólico já às vezes exagerado, a discussão sempre findava em bom termo e sempre achávamos mais conveniente abrirmos mais uma garrafa, para a degustar. E saborear, como quem se quer bem.
Ao tempo, com as devidas palavras e muitos àpartes pelos mais afoitos, cada um dava opinião e não se ofendiam. A enxurrada de críticas e ponderações, se as havia, eram feitas em tom civilizado, ainda que determinado.
Agora, ao que sei, ofende-se mais que se discute e dizem-me ao ouvido que até ameaças veladas se fazem aos "inimigos" políticos. E, vejam lá..., aos associativos. E já se fala em roupa suja, a lavar! Isto, torna-nos todos uns infelizes. Ora, sem felicidade não há paz, melhoria da qualidade de vida, certeza de escolhas afectivas e a realização de trabalho público.
Já esta noite e pelo telefone, troquei conversa com quem me fez o reenvio e sentimo-nos incomodados. E tristes. Ouvi, ouvi... e depois de algumas perguntas, entre mim e o meu amigo, houve um silêncio geral e frio. Eh pá, com´é c´Óis da Ribeira tá?!

26 maio 2011

||| A PRIMEIRA DEMISSÃO NA ARCOR...


O inimaginável aconteceu: a direcção da Arcor já tem uma baixa, resultante da demissão de Hercílio de Almeida, o secretário (em caixa, na foto, de boné).
É algo surpreendente! O novo executivo tomou posse a 6 de Fevereiro deste ano e estamos apenas em Maio. Os boatos sobre as razões da demissão são mais que muitos, mas continuarão misteriosas.
O Contra consultou o site oficial da Arcor e nada transpira sobre o assunto. Moita carrasco!!! Mas toda a gente sabe que o dito cujo secretário andou de porta em porta a convidar pessoas e mais pessoas para a direcção. O que resultou, vê-se: foi logo ele próprio o primeiro a demitir-se.
Demitiu-se, está demitido, mas sobra uma outra questão: como e porque é que ele escolheu quem com quem agora não se entendeu, incompatibilizando-se? Ele há cada mistério! Só mesmo em Óis!!!
Esperemos que a fervura passe e tudo se pacifique.

25 maio 2011

||| A POLÍTICA E O POVO ARREBANHADO...


Os senhores pastores da política andam por aí a cajadar o rebanho e nós sem dar pelo que poderão cumprir do que prometem. E são tantos os pastores, para este rebanho perdido e falido.
Só partidos são 17!!!!
E o povo, arrebanhado e arrebanhável, já nem sabe como reflectir sobre tanta informação e tanta aldrabice, independentemente dos partidos e dos protagonistas. E o que fazer e saber sobre o o ritual das campanhas e programas eleitorais.
Dividamos os pastores em dois grupos:
Os mais arrebanhadores, donos do actual prado político:
- BE - Bloco de Esquerda.
- CDS-PP - CDS Partido Popular.
- PCP-PEV CDU - Coligação Democrática Unitária.
- PPD/PSD - Partido Social Democrata.
- PS - Partido Socialista.

O resto da turba, ainda sem hectare na quinta da República:


- MEP - Movimento Esperança Portugal.
- MPT - Partido da Terra.
- PAN - Partido Pelos Animais e Pela Natureza.
- PCTP/MRPP - Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses.
- PDA - Partido Democrático do Atlântico.
- PH - Partido Humanista.

- PND - Nova Democracia.
- PNR - Partido Nacional Renovador.
- POUS - Partido Operário de Unidade Socialista.
- PPM - Partido Popular Monárquico.

- PPV - Portugal pro Vida.
- PTP - Partido Trabalhista Português.
E chega!!!

23 maio 2011

||| INDIANOS E PAQUISTANESES NOS COMÍCIOS DE SÓCRATES

Uma pessoa não pode ir ali e vir já, que quando volta tem de se surpreender. Então não é que o PS mobilizou imigrantes da Índia e do Paquistão para seguirem José Sócrates para todo o lado, de norte a sul do país, em autocarros pagos pelo partido?!
Os imigrantes, a troco do passeio e o almoço (foi o que li), são usados para compor os comícios, agitar bandeiras e puxar pelo pelos oradores, apesar de muitos deles não perceberem uma palavra de Português e não poderem votar. Se calhar é mesmo pro não saberem Português, pois, se calhasse perceberem o dialecto do 1º. Ministro, não havia bifana que pagasse o sacrifício.

Li que estiveram com José Sócrates em Beja, Coimbra e em Évora, onde deram nas vistas ao exibir os turbantes. Até à porta da RTP, no dia do debate com Passos Coelho, na sexta-feira, estiveram de bandeiras em punho. O que é que um português que vai votar a 5 de Junho pode pensar disto?

21 maio 2011

||| UM DEBATE PARA NÃO LEMBRAR...


Lá tive a pachorra de estar a ver o teledebate, achando Sócrates insolente e até a roçar boçal, talvez inquietado na consciência. E um Passo Coelho que me surpreendeu, por quase sempre conseguir resistir aos golpes baixos do nosso 1º. ministro demissionário.
Estou à vontade a falar, pois não vou votar nem num nem noutro.
O habitual teatro do actor Sócrates voltou a exibir-se mas já só em vulgares esgares,  em repetido riso nervoso miudinho, permanentemente fugindo com o rabo à seringa e incapaz de explicar o buraco em que meteu o país nos seis anos do seu desgoverno. Até mete aflição aquele descaramento de se justificar com a crise internacional.

Passos Coelho lá sobreviveu como pôde aos golpes baixos e até me surpreendeu pela positiva. Não contava com tanto dele. Mas o debate, no geral, esteve ao nível do moderador, sem categoria. Nem foi muito esclarecedor, por causa da obsessão de Sócrates em deixar KO o adversário. Digamos que o resultado foi um empate técnico e até com ligeira vantagem do PSD. E assim lá passou mais um dérbi. 

20 maio 2011

||| UM DEBATE EM ÓIS DA RIBEIRA...



Acho absolutamente irritante o número e diversidade de sondagens que todos os dias nos martelam os ouvidos e cansam os olhos. E já chateia tanto debate político na TV, que não nos leva a nada já que, vá lá saber-se porquê, nenhum dos debatentes tem culpa de nada, não deixa de ter razão em tudo e de acusar o outro.
Hoje, graças a Deus, é o último, entre José Sócrates e Passos Coelho - o que, em linguagem futebolística, será, como ouvi dizer no café, uma espécie de final antecipada, com os respectivos clubes, o PS e o PSD, a prepararem a vitória na final de 5 de Junho.
Era assim uma coisa destas que eu gostava de ter visto nas eleições autárquicas de 2009, entre o permanente Pires e a aspirante Carlos. A debaterem. Devia ser engraçado. Mas a debaterem o quê?



.

19 maio 2011

||| ASSALTOS A CASAS E TRANCAS NA PORTA...


Más notícias lá de casa: há mais assaltos em Óis. Como os acusados de sempre não estão pela aldeia e um outro anda a trabalhar, quem diabo assaltou? Mistério!
Já lá vão os bons tempos em que se podia sair de casa e deixar a porta aberta, sem trancas e enquanto se ia ao aido, ou ao campo, à loja, ou à missa... Mas esses tempos já lá vão!!!
Nesses tempos, todos confiavam uns nos outros!!! 
As coisas, todavia, mudaram... É a factura que se tem que pagar. Quer dizer, temos de pagar todos.... e não esperar grande coisa da lei, que solta os ladrões logo a seguir!!! 

18 maio 2011

||| SER SÓCIO DA ARCOR DÁ VANTAGENS


A direcção da Arcor anunciou uma série de vantagens para os seus sócios, com as quotas em dia. Por exemplo, 6 cêntimos (12$00) de descontos em cada litro de combustíveis na Repsol.
Também descontos na Clínica Dentária do Centro (10%) e na Dermocentro (10%). E no Centro Radiológico Vieira de Carvalho - neste caso entre 25 e 50%, dependentemente dos serviços prestados.
O melhor é ir ver ao site oficial da Arcor.
É interessante que a Arcor se preocupe em prestar serviços aos sócios e, por nossa parte, julgamos que a vantagem mais interessante será a do desconto dos combustíveis. Afinal, todos os dias os consumimos e 12$00 em litro é proveito e vantagem que não é para desperdiçar.
Parabéns, direcção da Arcor!

17 maio 2011

||| PAÍS DE FALIDOS COM 2 EQUIPAS EM FINAL EUROPEIA DE FUTEBOL

Acabo de ouvir na TV que a primeira remessa de euros vai chegar ainda antes do fim de Maio, mesmo a jeito de o governo pagar alguns calotes a fornecedores, funcionários, PSP, GNR, indústria farmacêutica, etc., etc. Nada mais nada menos que 18 mil milhões de euros. Eu nem sei quanta massa é isso.
Leio no Sol, entretanto, que, até 15 de Junho, Portugal já vai ter de pagar 4,9 mil milhões e mais não sei quantos embaraços da herança socratiana.
Entretanto, já deve andar por aí  muito menino a esfregar as mãos e pensar trocar de carro! Ou outros à espera o dinheiro, até para comprar papel higiénico para limpar o traseiro.
O dinheiro está a faltar em todos os sectores... menos no futebol! Aí, sim, há de sobra! Ainda agora para a Irlanda todos os meios foram mobilizados, se calhar já a pensar na tranche do FMI!
E não parece extraordinário que um país de tesos e falido tenha duas equipas a disputar uma final do futebol europeu? Só mesmo Portugal!

16 maio 2011

||| A ARCOR NÃO TEM FUNDADORES...


Andei a navegar na net, à cata de coisas de Óis - que estão cada vez mais de menos. O mais ágil e atento blogue, o d´Ois Por Três, anda insípido e a viver de soro oxigenado de outras fontes.
Perdeu a alegria e a irreverência que todos tão bem lhe conhecemos. Não lhe encontro notícias d´Óis, como a gente gostava.
Meti-me curiosa a ver o novo site da Arcor, que já ouvi elogiado, até mesmo aqui no Contra. Vi e tomei á conta de desconsideração pelos valores associativos uma coisa que outros poderão considerar irrelevantes: o historial.
Então a Arcor não foi fundada por ninguém?
Lê-se o historial descrito no site oficial e é isso que se conclui.  Nem um nome lá aparece. Se calhar, foi obra do Divino Espírito Santo.
Ele, francamente, há cada uma! Deus me perdõe!

15 maio 2011

||| 700 000 DESEMPREGADOS...


O mesmo homem que há 6 anos nos prometeu recuperar 150 000 empregos, elevou a fasquia dos desempregados para números brutais: 700 000!!! E continua a pregar as santas tardes, como se fosse o maior santo do mundo.
Enquanto isso, lesse que cada vez mais mulheres recorrem à prostituição para conseguir sustentar os filhos. E que as famílias estão cada vez mais empenhadas, sem poderem pagar as contas. Isto, torna-se particularmente revoltante nomeadamente quando recordamos a pouco invejável capacidade de previsão do «preparadíssimo» José Sócrates, quando dizia, há apenas ano e meio, que "a minha (a dele) perspectiva é que no ano de 2010, finalmente, comecemos a recuperar emprego"...
Falou verdade, falou! Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo!

14 maio 2011

||| JUNTA DE FREGUESIA VOCACIONADA PARA O CICLOTURISMO... - 2

O Contra não costuma fazer de «câmara d´eco» de comentários que chegam à caixa. Mas a propósito da postagem «Junta de Freguesia vocacionada para o cicloturismo», chegou-nos um que não resistimos a editar. Achámos-lhe piada e como ninguém ofende.

Ei-lo:
«Dizem por aqui (dizem!...) que a Arcor até nem se importava, mas o Pires não está muito pelos ajustes. É que assim a Junta sempre vai fazendo alguma coisa para melar o beicinho de quem neles votou, e também dos outros. Pensa que o nosso Presidente não é profissional na matéria?! Há ali uma série de actividades de que não convém perder o domínio. Pensava então que tudo isto é por acaso? Olhe lá!...».
Esta, o Contra d´Óis subscreve e lembra que o cicloturismo é já amanhã, dia 15 de Maio de 2011.

13 maio 2011

||| O ESTADO EXTERIOR DA CAPELA DE SANTO ANTÓNIO

A família tem vindo a fazer lamúria sobre o estado de conservação da nossa capela de Santo António, com as paredes envelhecidas e rachadelas que são vistas a olho nu. E realmente é verdade. E não deixa lá muito bem a paróquia. O últmo restauro, pelo menos no exterior, tem mais de 20 anos e por dentro nem sei, mas espreita-se pelas janelas da frente e o templo tem um aspecto sombrio.
Tanto quanto se sabe, a comissão fabriqueira tem vindo a fazer tão bom trabalho na igreja paroquial, que talvez agora seja tempo para se virar para Santo António - e não o deixar para o fundo do lugar, como se estivesse por lá sozinho a pregar aos peixinhos.

12 maio 2011

|| A HIPÓTESE DE NÃO IR VOTAR...



Os dias que passam são de marcha-atrás e marcha-frente, com os principais dirigentes políticos - que nos deviam dar bons exemplos... - a exacerbarem-se em exageros de linguagem e trocando mimos que lhes ficam muito mal e não os abonam bem.
A vida vai-nos ensinando e há sempre uma altura para pormos em causa tudo o que até aqui fizemos. Uma altura para fazermos um balanço o mais desapaixonado possível, ponderando tudo que ocorreu, para sabermos como estamos e como aqui chegamos. Não falo de arrependimentos, mas de olhar a vida de frente.
Olho para as próximas eleições e começo a sentir uma enorme dúvida, que é ao mesmo tempo uma desilusão: estou a admitir a hipótese de não ir votar. A fazer isso, será a primeira vez. Será o meu protesto!

11 maio 2011

||| OS TRAMOUCOS QUE SE FAZEM PASSAR POR ESTADISTAS

A gente anda para aí a ouvir, ou a perder o nosso tempo, com os debates e , enquanto isso, a dívida vai crescendo, crescendo, crescendo... sem a gente dar por ela. E os debates trazem alguma solução para a crise? Não.
Andamos todos a ouvir o mesmo há anos e anos, é tudo mais do mesmo e o diabo que escolha entre os tramoucos que se fazem passar por estadistas e não passam dos  medíocres com acesso ao poder. Hoje, enojou-me ouvir Louçã e Sócrates. Mas porque é que que estes gajos não vão cavar batatas?
Ficavam a saber o que a vida custa.

10 maio 2011

||| ISTO DE DEBATES POLÍTICOS ATÉ JA CHATEIA...


Isto dos debates, até chateia. Ontem, plantei-me a ver dois e não sei se me arrependi, ou não. O de Sócrates e portas foi o de dois demagogos, mas gostei mais da autenticidade do líder do CDS, que se mostrou bem preparado e provou as culpas do socialista na razão das dívidas.
Desculpou-se o homem, com a crise internacional, mas isso não o desculpa em nada e Paulo Portas levou mais conteúdo para o debate. Mostrou a evolução da dívida no "reinado" de Sócrates, este desculpou-se com a crise internacional e, como bom manipulador, repetiu uma série de banalidades auto-desculpabilizadoras. Como diria Portas, Sócrates vive na estrastosfera, não vive neste mundo.
O mesmo, ou parecido, fez Pedro Silva Pereira na RTP 1, no debate com Eduardo Catroga. É o que temos, não há nada a fazer!

09 maio 2011

||| AS CENTRAIS DE CONTRA-INFORMAÇÃO A FUNCIONAR NA POLÍTICA


As centrais de desinformação estão instaladas de tal maneira que eu já nem sei quando devo levar a sério o que ouço e vejo na TV. Ontem, então, foi de mais - com os dois principais partidos, PS e PSD, a ver qual confundia mais.
Valha a verdade que, nesse mister, Sócrates é um mestre. É verdade! Assim tivesse sido ele a governar. Enquanto isso, Passos Colho é um modesto  aprendiz.
O PS, em vez de ter vergonha e tentar ao menos emendar a mão das parvalhadas e incompetências com que andou  empobrecer o país, acha-se um modelo de virudes e faz por as gtornar bem visíveis.
O PSD e o CDS, ingénuos, fazenm entre si o despique em vez de fazerem coligação e, alegremente, deixam correr o marfim de Sócrates e dos seus lacaios.
Esquecem-se do principal alvo a abater, o governo que nos levou a este descalabro. 
Não têm ideia do que fazer, ante a máquina de propaganda do PS. Essa é que é essa! E lá teremos de gramar o Pinto de Sousa, outra vez.

08 maio 2011

||| JUNTA DE FREGUESIA VOCACIONADA PARA O CICLOTURISMO...

A volta dominical pelo movimento blogueiro ribeirense deu para ver o habitual: o mais do mesmo que se repete de uns para outros, como se em Óis tudo fosse neutro e não houvesse nada para dizer.
Excluo deste «julgamento», e para não ter de expiar pecados que não quero cometer, os sites e facebooks da paróquia e respectivo pároco - que têm outros objectivos, como toda a gente sabe.
O que encontrei, em todos, foi notícias do teatro e do cicloturismo - e deste até copiei uma foto. Pronto, até nem é mau.
O que achei curioso, e já não é de agora, é que seja a Junta de Freguesia a organizar o cicloturismo, actividade que me parece mais adequada ao espírito realizador da Arcor. Aliás, bem me lembro de há para aí uns 20 anos, ter participado num que foi à Curia e noutro, salvo erro para a quinta de Serém, ambos da Arcor.
Sendo a Junta mais vocacionada para obras públicas e não passeios cicloturísticos, que razão justificará esta actividade? Não há mais nada para fazer? Limpar valetas e caminhos, arranjar o cemitério, limpar a pateira, sei lá..., resolver o problema da rede de saneamento, tratar da questão do pólo educativo... E a associação deixa-se substituir naquilo que é uma das suas vocações estatutárias? Se calhar estou enganada. Oxalá!

07 maio 2011

||| A GNR NÃO PAGA IRS E SEGURANÇA SOCIAL, VEJAM LÁ ESTA SEGURANÇA...

A GNR comemorou hoje 100 anos, passados no dia 3, e ficou a saber-se que o cerimonial foi reduzido, por razões orçamentais. Pior: ficou a saber-se também que a GNR há dois meses que não paga à Segurança Social, porque não tem... dinheiro! O mesmo acontece com o IRS. Não há dinheiro! Eu bem ouvi um general a dizer isso. E há postos sem dinheiro para a gasolina das viaturas. Os salários de Fevereiro estiveram em risco de ser pagos.
Os hospitais mandam os familiares levar medicamentos e comida para os seus doentes.
É Portugal no seu melhor. E não me digam que isto não é falência, ou bancarrota, ou o que quiserem chamar. Pronto, é assim e... pronto!

06 maio 2011

||| A COZINHA DO CHEFE SÓCRATES


A crise vai bela, os partidos assinaram por baixo o documento da «coesão» e até Cavaco está ali a debitar boas intenções, em tudo o que é televisão, embora já vá dizendo que muitos portugueses têm de alterar os seus padrões de consumo e fazer poupança.Os 78 mil milhões de euros, esses é que vem já aí a caminho, portanto não há crise. Até o futebol nos faz felizes, com a final portuguesa da Liga Europa. E com portugueses na final da Champions, o Nani e quem sabe se o tal Bebé do Manchester United. Portanto, isto está tudo numa boa. Até temos mais praias com bandeira azul, o que é que querem mais! Isto não podia estar a correr melhor a Portugal.
Há-de chegar o tempo em que se tem de pagar o calote, mas o que importa?
Seja quem fôr para o Governo, tem tudo cozinhado e bem cozinhado, por mão do Chefe Sócrates. Se for ele a governar, funcionará como demonstração política do Princípio de Jipe: foi ele que nos levou para a lama, será ele que nos tem de tirar dela.
Quanto a Passos Coelho ainda é novo e terá outras oportunidades, quando deixar de dar tantos tiros nos pés..

05 maio 2011

||| A TROIKA INTERNACIONAL E OS 78 MIL MILHÕES...

Os tais senhores da troika vieram hoje dizer que o PEC 4 era uma boa base de trabalho, tá bem, sim senhora, mas não chegava.
Os tipos é que  sabem.
Disseram eles, entre outras coisas que o meu inglês percebeu, que o PEC 4 só trabalhava os impostos (a receitazinha para os srs. da política decidirem gastar como bem entenderem...)  ), mas que se tinham esquecido das reformas estruturais de fundo.
Em bom ribeirês, e traduzindo para quem me lê, a este PEC 4 inevitavelmente outros tantos e mais alguns se seguiriam.
Mas o melhor for eles dizerem que os senhores que vão gastar a massa depois de 5 de Junho vão ter 78 mil milhões de euros disponíveis e a uma taxa de juro inferior à que o Estado se tem estado a financiar.  A 3,25% - se percebi bem.
Então, quer isto dizer que o final foi mais feliz que o que se esperava? Eu sei lá!
Vamos esperar para ver!

Cartoon de Henrique Moreira

04 maio 2011

||| FALTA GENTE DE PESO POLÍTICO EM ÓIS DA RIBEIRA

Começou mais um daqueles espatafúrdios programas de televisão, para encher a vida a estes parolos em que os portugueses cada vez mais transformados.
O programa chama-se «Peso Certo» e andam por ali uns senhores e umas senhoras a dar cabo do cabedal com exercícios físicos e dietas alimentícias, para ver se perdem umas gramas das banhas.
Detesto este tipo de programas. Acho que vulgarizam e estupidificam os portugueses e eu, eu com todas as letras, em nenhuma circunstância me deixaria cair em fazer aquelas figuras.
Não gosto do programa - e não vou esconder que já o vi... - mas ganhei a ideia para o post de hoje: falta gente de peso em Óis da Ribeira. Peso político, bem entendido!
Olhem, peso político para resolver o caso da rede de saneamento! Do pólo educativo! Da pateira! Das casas de renda económica! Da pobreza, se a há! E para cumprir aquela arábia de propostas apresentadas pelos candidatos das últimas eleições autárquicas.

03 maio 2011

||| O ACORDO COM O FMI E AS PALAVRAS DE SÓCRATES....


O casamento real, na sexta-feira, teve 2 mil milhões a ver, através da televisão e por todo o  mundo.

No domingo, foram mais não sei quantos mil milhões a ver a beatificação do papa.
Hoje, quantos papalvos portugueses terão estado a  ouvir as habituais mentirolas de Sócrates, sobre o acordo com a troika?
Eu ouvi-o e não a acreditei em metade do que ele disse. E também foi ele quem disse que com o FMI, jamais.... (jamé.). E que nos pregou umas ilusões que agora mos lixam a vida!
Aliás, aquilo não foi uma comunicação ao país, foi um comício - no qual só falou do que, provavelmente, não vai acontecer, esquecendo-se de falar do que de mau temos pela frente. Manholas, o tipo!
Vou esperar pelos comentadores de hoje e pelos jornais de amanhã.
E quem era aquele tipo, muito parecido com o Ministro das Finanças, que estava ao lado dele? Um segurança? Se era mesmo Teixeira de Santos, não me pareceu que ali estivesse muito solidário com o 1º. Ministro. Estava mais com cara de fazer um frete... Ele não sabia como ter as mãos, ele não sabia onde pousar os olhos, ele... estava ali a fazer o quê?
Cartoon de Henrique Moreira

02 maio 2011

||| A MORTE DE BIN LADEN !

A notícia do dia tem a ver com a morte de  Bin Laden, que terá levado uns tiros do corpanzil, dentro da sua própria casa, por um comando americano. Gajos de coragem, digo eu...  que não me atrevria a entrar no bunker do homem das barbas, nem com uma pistola apontada à testa.
O homem morreu, pronto!
Surpreendeu-me foi o Prémio Nobel da Paz, aquele senhro americiano que é meio-africano, vir dar a notícia com ar de quem está a dar notícia da vitória do FC Porto. O «barraca» Obama! E não  consigo entender as manifestações de regozijo pela morte de Bin Laden da parte dos americanos! Bem sei que foram eles quem mais de perto viveu os massacres que Bin Laden ordenou e todos temos na memória a tragédia das torres, em Nova York. Mas que diabo, o sr. Obama é um pacifista. Prometeu até acabar com todas as guerras e Guantamano e afinal ordena a morte.
Por outro lado, se pensam que com a morte do homem vai acabar o terrorismo, acho que se enganam: a ameaça terrorista até irá piorar.

Nem mais nem menos!
Vão ver!!

01 maio 2011

||| OS PASSOS MAL ANDADOS DO SR. COELHO


A política está na ordem do dos, boa parte dos portugueses quer correr com o engº. Sócrates mas começa também a sentir-se tramada com a alternativa, o dr. Passos Coelho, que se farta de dar tiros nos pés. Ontem e hoje chateei-me de o ouvir dizer que a mudança tem de ser liderada não “por quem nos trouxe até aqui”, mas “por quem ainda tem algum crédito para gastar daqui para a frente”.  Supostamente, será ele.

mas ó dr. Passso Coelho, "ter crédito para gastar"?
Ora, gaita... então o homem-alternativa, no meio da maior crise financeira de sempre do país, crise que resulta do gravíssimo endividamento público e privado, quer sobressair por, supostamente, ainda ter  “algum crédito para gastar”?
Provavelmente, Passos Coelho quis fazer uma alegoria, uma metáfora, um trocadilho, mas saiu-se de mau passo - manifestado que, do meu ponto de vista, não tem jeito para  tal retórica, sendo certo que esta, mesmo ben usada (e não foi o caso), nem sempre representa um espírito tão bom quanto as palavras que se escolhem para fazer piada.
Passos Coelho, que o país lhe perdõe, precisa de ir para a escola do sr. Sócrates e dar menos tiros nos pés.