27 maio 2011

||| EH PÁ, COM´É C´ÓIS DA RIBEIRA ESTÁ?

Lendo hoje o meu correio electrónico, dou com uma pequena dissertação sobre a actualidade política e associativa de Óis da Ribeira e fiquei com um dilema sob o paradigma de três alicerces: há política, há políticos, ou não há uma coisa e outra? Há homens e mulheres de serviço público em Óis? Gente seriamete disponível para o serviço cívico? 

A leitura  trouxe-me à memória as longas e deliciosas discussões que tive com um grupo de queridos amigos, em adoráveis rodas enológicas. Ao tempo, pese muitas vezes o teor alcoólico já às vezes exagerado, a discussão sempre findava em bom termo e sempre achávamos mais conveniente abrirmos mais uma garrafa, para a degustar. E saborear, como quem se quer bem.
Ao tempo, com as devidas palavras e muitos àpartes pelos mais afoitos, cada um dava opinião e não se ofendiam. A enxurrada de críticas e ponderações, se as havia, eram feitas em tom civilizado, ainda que determinado.
Agora, ao que sei, ofende-se mais que se discute e dizem-me ao ouvido que até ameaças veladas se fazem aos "inimigos" políticos. E, vejam lá..., aos associativos. E já se fala em roupa suja, a lavar! Isto, torna-nos todos uns infelizes. Ora, sem felicidade não há paz, melhoria da qualidade de vida, certeza de escolhas afectivas e a realização de trabalho público.
Já esta noite e pelo telefone, troquei conversa com quem me fez o reenvio e sentimo-nos incomodados. E tristes. Ouvi, ouvi... e depois de algumas perguntas, entre mim e o meu amigo, houve um silêncio geral e frio. Eh pá, com´é c´Óis da Ribeira tá?!

Sem comentários: