08 outubro 2009

||| OS LIVROS DE REGISTO DA JUNTA PAROQUIAL DE ÓIS DA RIBEIRA



Os livros do Registo Paroquial de Óis da Ribeira foram para o Registo Civil de Águeda a 11 de Fevereiro de 1912 e disso foi feito auto de entrega, assinado pelo Padre Ricardo Pires Soares e João Bernardino dos Reis (presidente e secretário da Comissão Administrativa Paroquial), Manuel Joaquim dos Reis (regedor) e Fernando Ferreira Baptista (oficial do Registo Civil de Águeda).
Os livros estavam guardados na residência particular de Manuel Maria Ala de Resende -casa que ficava onde agora é o edifício de Aníbal saraiva -, onde morava o padre José Bernardino dos Santos Silva (foto), seu familiar e pároco local - que então estava preso, por «suspeitas de alta traição».
O sacerdote viria a ser solto a 22 de Maio, depois de ter estado cinco meses nas cadeias do Alto do Duque e do Limoeiro, em Lisboa.
O auto de entrega da documentação foi assinado, ainda, por Manuel Maria Ala de Resende, Fernando Maria dos Reis e José Maria Morais.
Dados recolhidos e adaptados da
revista «Ois da Ribeira - A história,
as sedes e as Juntas»

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
JR disse...

Ouço muito falar no padre, ou monsenhor José Bernardino, mas não sei quem é alguém saberá explicar exactamente que foi ele? Para ter estado preso no Limoeiro, não deve ter sido por rezar missa, desculpem.