19 agosto 2010

||| ESCREVER NA PRIMEIRA PESSOA...

Um destes dias entrei num blog da terra, anónimo como quase todos, onde li que o senhor administrador - ou a senhora administradora?! - apagaria todos os comentários anónimos: toda a gente teria que se identificar para poder comentar.
Achei alguma piada e a curiosidade levou-me a ler a caixa de comentários onde, com surpresa minha, apareceu um insulto à minha excelentíssima pessoa. Do género, de que eu não me identificava por cobardia.
Ora vejam, por cobardia? E logo um comentário escrito por um a-n-ó-n-i-m-o!!!
Pus-me a maturar no caso e cheguei à conclusão que há malta profundamente desequilibrada na blogosfera e outra malta que leva isto demasiado a sério. Tirando duas ou três figuras de quem lhes conhecemos o nome ou o estilo, digamos que, no que à blogosfera diz respeito, aí 99% dos blogueiros ribeirenses são anónimos... conhecidos. O simples facto de usarem um nick só aparentemente lhe dá uma identidade qualquer, que lhes faz perder o anonimato.
Os tipos que (supostamente) usam o seu próprio nome também devem achar que não são anónimos. O simples facto de usarem um nome corrente, pensam deles, dá-lhes uma saída do anonimato. O caso é que mesmo que o nome seja mesmo o nome deles, não deixam de ser uns anónimos quaisquer a escrever o que lhes passa pela cabeça. Não se iludam.
Se não fossem tão poucochinhos da moleirinha, estes anti-anónimos pseudo-identificados não se preocupariam com a identidade de quem escreve ou comenta na internet. É infinitamente mais interessante ver o que as pessoas têm para dizer e mostrar, do que saber quem é que está a dizer. Ou não será assim?

Sem comentários: