22 novembro 2012

||| ORÇAMENTAR E PROGRAMAR, SEI NÃO...


Orçamentar, seja onde for e por quem for, não é para todos. Todos nos lembramos das previsões feitas, por exemplo, para as idas aos Feiras Novas, Modelos e Continentes, que são claramente ultrapassadas quando passamos pela menina do caixa. São os chamados erros de previsão.
O Contra, confessa, está longe de ser perito em política orçamental, mas todos sabemos que campeiam por aí erros em tal área e tão colossais que já nem podem ser considerados como meros erros do modelo ou dos parâmetros nele considerados. São, efectivamente, erros que se afastam da realidade muito mais do que qualquer palpite. São erros de palmatória, nem sequer aceitáveis  a um qualquer comerciante de aldeia, ou de algum lugar sertanejo - daqueles que fazem contas com o lápis pendurado na orelha. Quanto mais a gente que passou pelas universidades, mesmo com cursos à Relvas.
Os erros, por vezes, ganham tal forma e dimensão que é legítimo questionar se a governação erra por incompetência grosseira, ou se o faz de forma premeditada.
O mais grave é ver como uma instituição democrática, que na democracia do voto se assenta e justifica, se torna uma governação fraca e autoritária, caprichosa, deslumbrada e leviana. Como se faz uma governação que usa um programa e uma orçamentação para fazer experiências e sustentar as suas debilidades.
Assim, para onde há-de correr este país. Sei não, dizem os brasileiros. 

2 comentários:

R A A C disse...

Se estes políticos gerissem as finanças do país como gerem as suas finanças pessoais, éramos o país mais rico do mundo !!

R A A C disse...

Como as coisas andam, a política nada mais é que corrupção.