16 outubro 2009

||| AS PERCENTAGENS DE VOTANTES E A VONTADE DO POVO...



Se reparamos nos resultados eleitorais para as legislativas, em Óis da Ribeira, observamos coisas engraçadas. Ou, vamos lá, sem graça nenhuma. Mas as senhoras e senhores que andam por aí a pregar política, como quem toma leite com mokambo ao pequeno almoço, bem poderiam reparar nisto:

1 - O PS teve 187 votos nas legislativas e 220 nas autárquicas. Os candidatos estão na foto e, aparentemente, tiveram mais 33 votos.

2 - Todavia, o PS das autárquicas somou os votos do CDS (a viver em regime de comunhão de bens com os socialistas) e dos partidos de esquerda. Somemos então os 68 do CDS, os 28 do Bloco de Esquerda, os 7 do PCP e os dois do MRPP, aos 187 das legislativas. Temos 292! Assim vista a votação, o PS autárquico perdeu 72 votos - a diferença entre 220 e 292!
Assim os tivesse e ganharia as eleições e teríamos uma mulher como presidente da Junta de Freguesia! Até que era bonito! 

3 - O PSD legislativo teve 164 votos e o autárquico somou 277. Mais 113!  Quer isto dizer, na prática, que o eleitorado se acasamentou com o candidato Pires, numa coligação exclusivamente ribeirense - que juntou votos da extrema direita à extrema esquerda e que socialistas, centristas e outros istas houve que roeram o voto à esquerda que o PS representava.

4 - O PS, nas legislativas, arregimentou 38,88% dos votos. E 43,14% nas locais. Mais 4,26%!

5 . O PSD teve 34,10% nas legislativas e 54,31% nas locais. Mais 20,21%!

Chamar-se-á a isto a chamada vontade do povo?!

2 comentários:

JR disse...

Ena pá, foi tido a ir por aí abaixo, deve ser porque o povo começa a ficar faro da charlatinice da política, dever ser...

RESIDENTE disse...

Palavra de honra que gostava de ver uma mulher na presidência... era fixe, as mulheres tem mais sensibilidade para estas coisas, não servem só para lavar a loiça..., bem pelo contrário...