12 outubro 2009

||| OS PRÓXIMOS 4 ANOS DO PODER LOCAL RIBEIRENSE



Agora já se sabe, ou já se imagina, o futuro próximo da política ribeirense: será pouco mais ou menos mais do mesmo!
A quase dramática bipolarização das eleições locais desnudou algumas legítimas ambições e apetites e, simultânemente, algum excesso de romantismo e credubilidade.
A leitura mais ou menos atenta - e não precisa sequer de ser muito precisa... -  deixa antever que o febril entusiasmo destes outonais dias eleitorais não tardará a chegar ao inverno dos sonhos. Algumas das coisas agora escritas, sabe-se lá com que intenção, certamente farão avermelhar o rosto de alguns dos seus pais e padrinhos, não demorará muitos anos! Escreveram-se coisas algo irresponsáveis. E levianas!

A bipolarização, por outro lado, fez perceber duas realidades vitais para o futuro político ribeirense:

1 - A necessidade absoluta de renovação de quadros partidárias.
2 - O amadurecimento imperioso dos que,  legitimamente, ambicionam o melhor para Óis da Ribeira e por Óis da Ribeira terçam sonhos.

Não é político quem quer! Ou quem tem um amigo na política e com ele troca eventuais favores! Quem tem amigo político que, nas mais das vezes, se aproveita de ingenuidades para catalizar serviços e benesses pessoais.

Se acontecerem estes dois anátemas (1 e 2), tanto quanto possível ao mesmo tempo e com as mesmas pessoas ou instituições!, será possível acreditar que alguma coisa poderá mudar (para melhor) na comunidade política ribeirense - onde se vive em excesso com paixões exacerbadas e se pensa menos com lucidez estratégica, em favor de questiúnculas pessoais e interesses partidárias.
A sociedade política ribeirense está perigosamente bipolarizada, fragmentada, dilui-se!
Assim, cá para mim que ninguém me ouve, Óis da Ribeira ficará a ganhar cousa pouca.

2 comentários:

Unknown disse...

Depois de aguardar este momento à já vários meses, é com grande satisfação que me pronuncio neste “famosíssimo Blogue” que tanto tem dado que falar. Em primeiro lugar gostaria de felicitar a lista do PSD pela vitória, esperando que façam um bom trabalho nestes próximos 4 anos. Gostaria também de felicitar a lista do Partido Socialista, encabeçada pela Dra. Carla Tavares, a audácia e persistência que tiveram neste últimos meses. Como todos sabemos não é fácil mudar mentalidades, principalmente numa terra tão pequena e com tantos reaccionários, no entanto é de valorizar que haja pessoas que de uma forma ou outra se “opõem” e consequentemente criem debate, discussão de ideias e tentem melhorar o sistema. Penso que será uma mais-valia para Óis da Ribeira ter elementos do PS na assembleia de freguesia, havendo desta forma uma maior interacção dos dois partidos nos interesses da freguesia e paulatinamente um crescimento saudável e sustentável no quotidiano dos ribeirenses.
Terminando o meu pensamento, apenas quero realçar a importância da identidade nesta história toda. Todos somos diferentes e graças à democracia podemos expressar de forma livre as nossas ideias, por isso deixo aqui um apelo a todos estes anónimos que deixem cair as máscaras e que façam deste blogue um “fórum” de discussão saudável, tendo Óis como um objectivo em comum.

Eliane Pires.

Pedro Penedro disse...

Konkordo totalmente..., com korda ou s/ korda...