A construção da actual sede da Junta de Freguesia surgiu em finais da década de 80 do século XX, num mandato de Manuel Soares e seguida por Fernando Pires.
A sede da Junta fôra construída no mandato de Armando Resende, um edifício de dois pisos, construído entre 1969 e 1970.
As obras começaram a 24 de Fevereiro de 1969, segundo a acta de 2 de Março desse ano, mas não houve inauguração.
O primeiro piso incluía o salão principal e uma saleta de ligação para o secretariado. Tudo em linhas sóbrias e mobiliário simples. A cave, tem um salão principal (equivalente ao de cima, outra saleta (mais estreita) e uma outra, que dá para o lavadouro (e rio). É agora a sede da Tuna de Ois da Ribeira.
A cedência foi aprovada na Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira, de 9 de Fevereiro de 2007, por dez anos e por maioria (4-3). Votaram contra os eleitos Diamantino Correia e Vital Santos (Lista Independente de Ois da Ribeira - LIOR) e José António Pires (PSD), por discordarem do período de cedência - que do seu ponto de vista deveria ser igual ao do mandato do executivo.
A Junta de Freguesia que a construiu entre 1969 e 1970 era presidida por Armando dos Santos Ala de Resende, com o secretário Jaime Pinheiro dos Reis e o tesoureiro Custódio Lopes Correia.
Extraído da Revista «Ois da
Ribeira - A história, as sedes e as Juntas»
Foto da antiga sede da Junta,
agora da Tuna Musical
2 comentários:
Assim vista a coisa, atão perderam todos, só ganhou gaijo k pôs os fogetes e apanhou as canas...
Se isto está na revista para que é que o Contra anda a copiar e a publicar isto? Não dá para entender...
Enviar um comentário