01 outubro 2011

||| O PROFESSOR !


A democracia tem destas coisas engraçadas: prende-se um presidente de Câmara, com todo o espalhafato mediático à volta, e solta-se ao outro dia - sem se saber quem foi a douta Juíza que o mandou para o calabouço. A democracia pode ser uma coisa muito engraçada. E é. Para quem gosta do género. Mas às vezes até elege quem não conhece.
Elegemos, por exemplo, o actual governo e, hoje mesmo, ele pregou-nos mais não sei quantos por cento de aumento no que consumimos e comemos, no gás e na electricidade. E promete um 2012 de tanga e a pão e água. Mas, pronto, é a democracia. A mesma democracia que levou 180 000 pessoas às avenidas de Lisboa e Porto, protestando contra os eleitos e os efeitos que temos.
Foi também a democracia que elegeu o professor.
O professor é homem de sábias ideias e palavras curtas, impulsivas, fortes, duras e grossas. Manda, pode e quer, debitando ordens do alto da sua magnitude física e dimensão intelectual.
O professor inspecta e rodeia-se de gente à altura e volume da sua circunstância. 
O professor não se encircula apenas de sábios aprendizes do saber e da cultura. Também de gente que o entende, o atende, o aceita e o respeita e lhe obedece.
O professor auto-reflecte, introspecta, ouve a sua sombra e dispara para os alvos que acha.
O saber docente, assim como outros saberes, deve ser plural, pluridisciplinar, aberto, formado pelo amassar de saberes paridos da escola, da formação profissional, da doutrina, da família ou dos conhecimentos curriculares e experienciais. É a isto que se chama o saber professoral!
Contextualizando a prática docente para a realidade local, dir-se-ia que deveria parir uma nova cultura. Mas o professor fecha-se ao saber ouvir e cerra quaisquer possibilidades de entendimento, de negociação, de potenciação dos saberes docentes, construídos, construtores e educantes, profissionais, sociais e tudo o mais que faz uma melhor sociedade, mais igual e fraterna. Tudo o que anda à volta, é objecto, não é pessoa.
O professor é o construtor de uma nova realidade social. Uma realidade arriscada e periclitada, desapoiada, apenas e meramente obstinada, escusada à racionalidade e furtada á participação concreta dos actores do mesmo palco, sejam principais, sejam segundos planos ou meramente figurantes.
A partir desta concepção de saber e de autoridade, a construção social local debilita-se perigosamente e mata a aprendizagem de competências, o desenvolvimento de projectos, o desabrochar de futuros que se anseiam.
O professor exerce. Seja ele quem for. É docente e dirigente, é agente de saberes e estes são condições para o exercício da cidadania, da solidariedade, da cultura, do recreio, do desporto, do conhecimento e do amanhã. 
O professor, porém, precisa ir além dessa sua assimilação, operando também a mobilização, a instrução e a contextualização. Para mais e para melhor construir, mais se aproximar da realidade, da escola cidadã e da associação de todos. Problematizar a realidade, é espartilhar o futuro, condicioná-lo, esmagá-lo e deferi-lo. O professor tem de ir além da escola e da conduta inspectiva que amarguram os dias de uma governação que parece alheia da realidade institucional.
A escola ou a instituição só são mais cidadãs quando são livres, responsáveis, civilizadas, construtoras e próximas do educando ou do profissional. A cidadania não se constrói com demandas persecutórias, com o exercício de autoridades fragmentadoras e muito menos com lógicas irreflectidas, formatadas, autistas e inspectivas.
Bom domingo!
Até de hoje a 8 dias!

11 comentários:

Anónimo disse...

Magnífico texto. Magníficas entre-linhas!

Anónimo disse...

Magnífico, na verdade. É uma caricatura de quem sabe do que fala. E agora, Contra, vai de férias uma semana, também é dos que aproveita os feriados para fins de semana prolongados e fazer mini-férias? Olhe que assim não ajuda nada o país.

Anónimo disse...

Na muxe...

Anónimo disse...

O Contra fala muito bem mas não dá a cara. Assim sendo, o que diz e escreve vale apenas o que vale e acho que todos lhe andamos a dar atenção amais.

Anónimo disse...

O Contra fala muito mas fala bem, quem em Óis seria capaz de falar destas coisas com esta pinta? Quem será o Contra?
O professor anda a ver-se mal com os alunos e expulsa-os da escola e eles vão-se embora, o problema é esse e assim se mata a canoagem e logo no ano em que pela primeira vez temos uma medalha de bronze europeia.
s antigos dirigentes da Arcor que tanto deram pela canoagem devem estar revoltados mas n/ meixem uma palha e lá vai por água abaixo todo o trabalho de muitos anos.

Anónimo disse...

Seja quem for que escreveu, merece um grande aplauso, não pela contundência mas pela oportunidade e pelo rigor da observação. Porque é que o Contra não dá a Cara?

Anónimo disse...

Um é professor, outro é padrinho e os outros são o quê? Vão é todos dar uma volta e não se esqueçam de parar com o dar cabo da associação que andama fazer.

Anónimo disse...

Assim se mata a canuagem...
E assim se mata a instituição...
se calhar a ideia é mesmo essa,é só poupar no milho e esbanjar farinha...Será que vai dar resultado?

Anónimo disse...

O contra não deve deixar o anonimato, pois se o fizer perde a piada,além de mais não é dificil é só comparar e estar atento.

Anónimo disse...

Mata-se a canoagem e dá-se cabo da instituição mas deixem-me perguntar, que eu sou meio burrinha, o que andam a fazer a assembleia geral e o conselho fiscal?
Os associados terão ideia do ambiente interno de perseguissão e mau estar dentro da associação, se calhar não e as trabalhadores tem que agoentar por cauza da crise do trabalho, podera...

Anónimo disse...

Mau estar e perseguição na instituição, então as funcionárias aprendem representação pois pelo que vejo andam sempre bem dispostas... concerteza que não são todas, pois DEUS que é DEUS não agrada a todos!...