09 outubro 2011

||| OS JORNALISMOS...


Algum jornalismo é assim: fala das coisas à manada, depois de a notícia ser publicada, comenta-se, comenta-se, comenta-se..., e há sempre uns senhores que sabem opinar sobre tudo e sobre nada, dando à notícia o relevo que entendem, como se quem a lê não soubesse ler e muito menos perceber.
A debandada de canoístas da associação local mereceu uma página inteira de um jornal local, o de um antigo presidente - o padrinho. Olhem, minhas senhoras e meus senhores, que é mesmo uma página inteira, vi-a eu com estes olhos que a terra há-de comer. O Contra só tinha visto a bronca em forma digital.
A notícia, com surpreendentes e até agradáveis e lúcidas declarações de Sesnando Reis (o criador da canoagem na Arcor, não esqueçamos, e isso  lá vem notado na notícia), dá destaque garrafal, com fotografias dos senhores presidentes e tudo, ao fiasco que é a debandada. Porque de um fiasco se trata. Um escândalo!
Mas tudo bem, eu até sou capaz de concordar: o assunto é actual e pertinente, não é todos os dias que um clube perde um treinador e 10 ou 12 atletas - ainda para mais nas condições em que foi. E, já agora, até asseguraram ao Contra que mais vão às de vila de Requeixo.
Voltando à página e reparando melhor, lá se lê também que a Arcor é a 9ª. melhor equipa nacional. Só que a notícia aparece ali ao canto da página, meio envergonhada, como se não existisse. Não sei qual foi o critério do jornal, mas sei, sabemos todos, quem é o director-adjunto, o... padrinho. E, então, sendo padrinho, não deveria proteger mais o(s) afilhado(s)? O Contra acha que sim.
Na verdade, com padrinhos destes, bem podem os afilhados arrumar as botas. Ou as pagaias.
E, já agora, outra coisa: como é que o padrinho deixou passar as descuidadas e aligeiradas declarações do «vice»? Pôxa, pá..., até dá a impressão que andam por aí a passar rasteiras. Era ocasião para que alguém tivesse o bom senso de «censurar» tal ligeireza e descuido. Um bom padrinho deveria fazer tal.

4 comentários:

Anónimo disse...

NAO PRCEVO NADA DISTO! MX PORQUÊ OS ATLETAS FORAM EMBORA? NAO PAGAM AOS ATLETAS? NEM OS DIRECTORES NEM OS ATLETAS PIAM! EXPLIKEM-MA RAZAO.

Anónimo disse...

Isto é mesmo embirrar com o padrinho, ou com o jornalista, é a mesma coisa. O Contra não gosta dele nem com molho de tomate... Deixem lá o homem em paz.

Anónimo disse...

Quanto mais o Contra diz mal do padrinho mais ele se ri!
E para mais diz que não tem nada contra ele! Fará se tivesse!
A diferença é que o padrinho dá sempre a cara e não se esconde atrás de um blogue com administração anónima! Escrever assim é fácil e tudo se pode dizer dos outros! Então disse, no canto superior direito, que não tem nada contra ele, e até o admira, para depois vir aqui citar todos os seus defeitos?!
Cum caraças, isto já não é o Contra contra o padrinho, mas sim o Contra contra o próprio Contra! Vossa mercê detesta tanto o homem que até se descontrola na escrita. Vossa mercê até escreve umas coisas e com umas palavras difíceis à mistura - daquelas que só aparecem no dicionário -, mas está a tornar-se muito repetitivo.
Deixe lá o homem governar a vida dele! Tem familia e muito em que pensar!
Vá lá, continue a dar-nos noticias da terra e esqueça as questões pessoais, se as tem, como parece, para assim dar o exemplo quando nos fala da "qualidade" dos comentários!
Boa continuação!
Já agora, veja lé se descobre o que se passa na canoagem porque as conversas de café não vão a lado nenhum! Todos sabem de tudo mas ninguém sabe de nada!
E para mais a terra é pequena!!!

Anónimo disse...

Não me parece que se passe grande coisa com a canuagem, pois o ditado é velho"QUEM NÃO ESTÁ VEM MUDA-SE" e assim fizeram os ateletas, canoas ás costas e rumo a Requeixo, só ficaram os que correm por gosto... o tempo dirá o resto...