20 setembro 2006

||| EDITAIS, POSTURAS, ACTAS E DELIBERAÇÕES DA JUNTA DE FREGUESIA NA INTERNET


O Diário da República electrónico passou a ser, a partir de Julho, de acesso livre universal e gratuito. Boa malha!
A INCM refugiava-se até aí, num pequeno truque legal para cobrar serviços. Os conteúdos (que lhe não pertenciam, porque eram das entidades que os produziam) eram de livre e gratuita distribuição, mas a imagem do Diário da República era propriedade da INCM. Dito de outra forma, até mesmo as fotocópias e imagens publicadas que retratassem o DR eram ilegais, caso não tivessem sido objecto de autorização expressa.
Agora, por uma nota da Presidência do Conselho de Ministros da semana passada, ficamos a saber que foram acrescentados serviços gratuitos à consulta do Diário da República Electrónico e outras novas funcionalidades destinadas a assinantes (serviços pagos).É verdade que os serviços de valor acrescentado são essencialmente dirigidos a determinadas classes profissionais e por isso devem fazer-se pagar. No entanto, incluir entre esses serviços as pesquisas boleanas e em linguagem natural, resulta em absurdo uma vez que são exactamente essas as funcionalidades que melhor servem o cidadão comum.
As tecnologias da Informação disponibilizam uma quantidade infinda de informação que, se não tiverem associados mecanismos simples de pesquisa (como são os motores de busca) resultam em pouca utilidade. (mesmo considerando as que a DIGESTO fornece).
Imagine-se a Internet a funcionar sem os Google, Sapo, Altavista, ou qualquer outro motor de pesquisa.A Inovação e a Simplificação só se atingem com medidas úteis. E agora, para acabar, esta singela pergunta: porque é que a Junta de Freguesia não publica os seus editais e posturas, actas da própria JFOR e da Assembleia de Freguesia?
A JFOR tem um site, tem sala de internet, tem computadores, só não o fará se não quiser.

1 comentário:

d´OIS POR TRÊS disse...

Até que esssa da Junta por as actas e as contas na internet deveria ter a sua piada, mas é o pões.