02 janeiro 2007

||| DESEMPREGO !!!

O governo anda a iludir os mais distraídos. O desemprego não baixou. A lista de desempregados baixou porque milhares se reformaram, antecipadamente, em 2006.
O universo de desempregados que passou à reforma antes da idade regulamentar, disparou em 2006. Segundo dados do Instituto de Informática e Estatística da Segurança Social (IIESS), o número de desempregados com pensão antecipada ascendia, em Novembro, a 63 706, mais 23,5% do que no final de 2005. Em termos líquidos (deduzindo os que perfizeram 65 anos ou faleceram), registou-se um aumento líquido de 12 mil até Novembro.
Deste modo, a suspensão de alguns mecanismos de antecipação da idade de reforma decretada pelo Governo em Agosto de 2005 revelou-se incapaz de impedir o aumento das reformas antecipadas, que no seu conjunto (incluindo todos os regimes especiais como por exemplo mineiros ou pescadores) foi de 9% até Novembro de 2006, atingindo os 120,5 mil.
E este é um verdadeiro impedimento para Portugal se aproximar da Europa. A massa de população activa é cada vez menor e o esforço necessário para aguentar as pensões de reforma aumenta geométricamente. Apesar do governo apontar os 65 anos como a idade de reforma, o número de reformados com idade inferior aos 65 anos é cada vez maior. O modo encontrado de resolver este dilema é pagar baixas reformas e reduzir a massa salarial dos activos, cortando subsídios, horas extras e outros benefícios.
O facto dos trabalhadores excedentários ou desempregados, não serem novamente incluídos no mercado de trabalho, cria uma política de contracção económica que a médio/longo prazo não trará nada de bom. O incentivo à criação de novas empresas, a liberalização das leis laborais e a redução de impostos sobre o trabalho, fazendo com que mais pessoas entrem no mercado de trabalho, deveria ser o caminho a seguir.

E a propósito, faz ideia de quantos desempregados há em Ois da Ribeira? E de quantos, sem dever, recebem subsídio de desemprego?

Sem comentários: