As imagens chegadas à televisão, depois de mostradas no You Tube, sobre a triste história passada numa escola do Porto, faz-nos, sem querer, estabelecer um relação connosco. Com Óis da Ribeira.
Seria possível acontecer uma coisa destas na escola de Óis? Quero acreditar que não!
Avancemos, entretanto, sobre o olhar sobre as tais cenas de violência com a política da actual ministra ou de qualquer outro responsável pela pasta da Educação.
O problema da violência nas escolas têm múltiplas e antigas causas, começando desde logo pela forma como foi introduzida a democracia nas escolas, passando por experiências pedagógicas idiotas e acabando na demissão e cobardia colectiva. Há muito que desapareceu a autoridade nas escolas e que os professores preferem evitar processos disciplinares a exercer autoridade. Um sistema idiota que levou a que qualquer gesto de autoridade pode ser entendido como coacção ou violência e promove o aluno indisciplinado "criança vulnerável" só podia dar nisto. Antes de terem medo dos alunos os professores aprenderam a ter medo das consequências de qualquer gesto de autoridade, o resultado está à vista.
Que Deus nos livre disso em Óis ou em Águeda!
Sem comentários:
Enviar um comentário