01 março 2008

||| POST SOBRE 29 DE FEVEREIRO DE UM ANO BISSEXTO!...


Ontem, era para termos feito um post sobre o 29 de Fevereiro, dia único dos quatro em quatro anos bissextos. Mas varreu-se-me da ideia, quando me sentei a escrevinhar!
Falar do dia 29 de Fevereiro, esse visitante menos assíduo do que os outros 365, é-me sempre algo penoso, confesso. Mas também curioso. Uma neblina inquietante rodeia-o, desde que a mitografia das datações lhe resolveu atribuir o começo da fraternidade, a acção decisiva de Caim sobre Abel. Li isto algures!!!
Todos os nascidos numa dessas menos frequentes recorrências enfermam do estigma da sonegação do festejo lídimo, sem contrapartida na longevidade, fazendo imaginar que não teriam tempo próprio de celebração, o que equivale a esquecer as horas de acerto de calendário.
Um dos vindos ao mundo nestas condicionadas circunstâncias é um ribeirense lonvejo, introspecto, de vida sonegada da sociedade. Todos o conhecemos, mas não digo o nome por razõs óbvias.
Não poderia, no entanto, deixar de o figurar aqui, não hesitando entre subtrair a sua biografia ao público ou dar lamirés dela com indícios de contrafacção que alimentasse a fantasia genealógica de que, aliás, não carecia, o dito-cujo.
Isto vinha a propósito do 29 de Janeiro, dos anos bisextos! Os seus nascidos são conhecidos pela independência, autoritarismo, esperteza e teimosia. Tenho como seguro que é assim ribeirense que nasceu a 29 de Fevereiro. Quem será? Eu sei mas não digo!

Sem comentários: