02 março 2008

||| SE....


Hoje, no fórum, passeava-me eu nas descontrações de um domingo sem cinema e fraldas, quando ouvi uma senhora a palrear, toda cheia de propriedade: "Eu cá, se estivesse no lugar dela...".
Não sei quem é ela, a quem ela se referia, mas ouvi-lhe o remate de conversa, como quem dá a estocada final: "Podes ter a certeza!...".
Deu-me vontade de lhe mandar umas bocas e perguntar-lhe que certezas eram as dela, sobre outrém que não a ouvia.
Não simpatizo muito com quem pensa que sabe tudo sobre as pessoas e, pior ainda, a mania que têm do que fariam se estivessem no lugar das outras... Sabem lá como reagiriam!!!
Pode lá aquela criatura afiançar o que lhe passava pela cabeça se o marido a trocasse pela cabeleireira da esquina, por alguma loura platinada com metade da idade dela, com unhas de meio metro e beiços grossos, pintados de encarnado vivo?
Pode lá saber o que sentia se lhe morresse um filho. Na guerra, na estrada, com um tiro na cabeça, ou a assaltarem-lhe a casa...
Ou se fosse despedida. Se ganhasse o Euromilhões. Se atropelasse alguém. Ou se o médico chegasse junto dela, cabisbaixo, e lhe sussurrasse: "Temos aqui um problema, minha senhora, você tem um cancro na mama!». - Deus me perdõe.
A todos os que estão cheios de certezas posso apenas dizer a minha: Eu cá, se estivesse no lugar deles... calava-me. E calo-me. Por hoje.

Sem comentários: