23 maio 2009

||| AS PROMESSAS E AS IDAS A FÁTIMA A PÉ!...

A minha raíz religiosa é cristã e católica, mas sempre me impressionou ouvir as histórias de sofrimento das pessoas de Óis que iam a Fátima a pé! Eu nunca faria isso e não creio menos em Deus que essa gente que se sujeita(va) a esse sacrifício.
Aliás, tenho para mim que - e Deus me perdõe... - uma promessa não é mais que a institucionalização da cunha ao nível da religião. Isto é: «Ouve lá o Deus Meu, ou um Santo devotado, se me fizeres este favor, eu pago-te indo a Fátima a pé!».
Não concordo com isso.
Atrevo-me mesmo a dizer que as igrejas, ou quaisquer outras organizações, que de uma forma ou de outra fomentam esta prática, não estão a prestar um bom serviço aos seus fiéis. Isso devia ser discutido muito seriamente. Um Deus que se deixa(sse) «corromper», assim, não teria qualquer sentido. Acredito noutro Deus!

Sem comentários: