27 maio 2010

||| ASNEIRAR COM O DINHEIRO DOS OUTROS




Uma inesperada indisposição arrumou-me ontem do blogue e estive a ler a imprensa. Quanto à local e a falar de Óis da Ribeira, lemos as lérias do costume no único jornal que ainda vai falando da terra.  Olhando a nacional, lá vêm os aeroportos, os TGV e os aumentos de o
impostos e cortes de regalias sociais.
A política local está para o político nacional como a fisga está para a catapulta: ambos arremessam projécteis, mas uns fazem mais porcaria que outros. É tudo uma questão de dimensão. Sempre foi assim e assim há-de ser sempre!
Asneirar com o dinheiros dos outros, dos contribuintes, é o que o governo faz em grande escala e uma característica tipicamente gloriosa de alguns lideres menores. À escala, um autarca típico não tem a capacidade intelectual nem financeira para dar cabo da economia do país, pois, como a própria designação implica, asneiram a um nível muito restrito. Mas, no geral e em boa verdade, tanto autarcas como políticos muitas vezes gastam o dinheiro dos contribuíntes em aleivosias disparatadas. Só que, caso dos políticos locais, são aleivosiazinhas, disparatezinhos, pequenos insuflares de egozinhos, coisas a que verdadeiramente já nem muitos ligam, mas não coisas que nos melhorem a vida. É uma espécie de Portugal dos Pequeninos da política.
Talvez se perceba, por esta e outras razões, porque em Óis continuamos com a rede de saneamento que temos, sem se saber quando a teremos completa.

1 comentário:

Anónimo disse...

em relação à rede de saneamento é muito fácil explicar! é uma decisão que está unica e simplesmente nas mãos da Câmara Municipal. tenho a certeza, que se dependesse da Junta de Freguesia, a obra do saneamento em Óis da Ribeira já estava completa. mas como quem manda é o Gil... e ele ficou com a nossa freguesia atravessada porque apostou forte na dra. e nem assim destronou o pires... Acho que só quando este mandato estiver para acabar é que as obras voltarão, e se calhar só em algumas ruas...

felicidades ao blog, que ultimamente tem tido muitos poucos comentários... (na altura das eleições não era assim!!!!)

abraços