17 maio 2010

||| OS TRABALHOS MENORES E A GENTE FINA...

O ambiente de trabalho traz-nos, por vezes, surpresas interessantes. Como esta: há uns tempos tive uma colega moçambicana a estagiar nos meus ambientes. Era uma fulana nova, até atraente, e inteligente. Estava fora do seu país pela primeira vez e um dia, na conversa de café, confidenciou que uma das coisas que mais a impressionara em Portugal fôra ver brancos a descarregar o lixo, varrer as ruas e a servir á mesa. Para ela, essas coisas eram trabalhos menores.
Por lá, ao que me contou, seriam impensável ver um branco servir à mesa num restaurante ou a varrer o lixo. Certos trabalhos só seriam para os negros. Bom, se era assim, pois que fosse, ou seja.
Isto deu para olhar que, em Portugal, que passa por ser, e é, um dos países mais pobres da Europa, todos mais ou menos nos gostamos de armar ao fino e preferir engrossar a lista de desempregados, em vez de fazer os tais trabalhos considerados menores.

Fica por explicar, se alguém quiser, é porque raio é que um tipo que retira o lixo diariamente do nosso caixote, ou do contentor mais próximo da porta, é um trabalhador menor? E agora a piada de uma amiga: conheço muitos administradores de empresas que não só não limpam merda nenhuma, como ainda fazem mais merda e são considerados quadros superiores (?). É Portugal! Mas também somos outra gente! Gente fina! O que é outra coisa!

Sem comentários: