08 maio 2010

||| OS LIVROS DAS MINHAS IDADES...

Os primeiros livros da minha vida foram na extrema infância, ainda nem sabia ler, porque me fizeram perceber que eram uma coisa fascinante. Curiosamente, nem eram livros infantis, pois lá por casa não havia coisas dessas, nem sei até se livros.
Onde eu me consolava era na casa a minha prima, pois o pai dela era (e é) dados às literaturas e tinha livros aos montes, embora também não fosse muito dado a bebezices e não tinha, como meus pais, pachorra nenhuma para andar a contar histórias da carochinha, de fadas ou similares.
La por casa dele abundavam clássicos, basicamente romances/novelas bucólicas, românticas e/ou moralistas, coisas uma criança podia sem conspurcar a mente com impropriedades. Foi a minha fase do básico, que me arregalava os olhos.

A segunda fase foi a da descoberta da fantasia, a de leituras do Noddy, Walt Disney, Tintin, Julio Verne, Arthur C. Clarke, Philip K. Dick, Carl Sagan. E, o que para mim foi uma grande descoberta, um livro que, vejam lá, falava de Óis da Ribeira. E que pena tenho eu de não o ter.
A terceira foi a mais chata, na escola, com a obrigação de interpretar o que lia nas Viagens da minha Terra de Almeida Garrett; do Alexandre Herculano; do Eça, li até Camões e Oliveira Martins. Ganhei-lhe o gosto, até hoje. E não perco livro que possa comprar (estão caros...). E leio tudo o que aparece ela frente. Até blogues!!! Ih, ih, ih, ih...

Sem comentários: