02 maio 2010

||| A GERAÇÃO DO RASQUIDO...


Antigamente, chumbava-se por faltas, na escola. Agora, ao que sei, há faltas mas já não há «chumbos» ou, sequer «retenções» - um palavrão estranho para quem não passa de ano, não por saber menos que os outros mas por não ir às aulas. Ser cábula...
Não fui estudante exemplar, nesse capítulo, e lá dei as minhas faltas - quase sempre até ao limite... - mas, alto lá, o baile logo parava quando ficava próximo desse limite. Agora, o eduquês que se passeia nas escolas quer acabar com os "chumbos por faltas", substituindo-os por "medidas de diferenciação pedagógica com o objectivo de promover aprendizagens que não tenham sido realizadas em virtude da falta de assiduidade".
Eu, francamente, leio isto e não entendo nada.
Dizem-me, porém, que agora os senhores e as senhoras estudantes podem faltam quando e quanto quiserem para além do limite - se é que o há... - e, depois, em vez de chumbarem pela sua cabulagem, vão ter os professores e as escolas a dar-lhe lições à pressa e a correr para não os "reter".
Alguém, há uns anos, chamou de geração rasca á que, ao tempo, crescia neste país. E a esta, de estudantes que passam sem saber e nem vão às aulas? Vamos chamar-lhe geração do rasquido? Ora bolas!!

Sem comentários: