03 maio 2010

||| TOMAR CAFÉ...

Acho que isto acontece mais ou menos com todos nós: estamos com uns amigos e conhecemos uma pessoa que é amiga de amigo, que tem uma conversa engraçada, culta, até com sentido de humor e por estas ou outras razões, logo procuramos privar com ela?! E como é que fazemos? Convidamo-la para um café!
Na verdade, podemos até nem tomar café, mas convidamos sempre para um café. Já repararam?
Os portugueses, realmente, são muito adeptos das relações sociais acompanhadas com café. Ou de um copo! Fecham-se negócios, marcam-se encontros de amigos e até... o começo dos engates. Digo eu, de que...
Ir tomar café com alguém do sexo oposto mais ou menos quer sempre quer dizer que a relação está a evoluir. Um café a dois permite aquelas conversas de reconhecimento, é uma prospecção de terreno. Fala-se de tudo e mais alguma coisa, tiram-se nabos da púcara, provoca-se, enfim é o aperitivo óptimo. Aprofunda-se o conhecimento e recolhem-se pistas para o passo que se vai dar a seguir.
Tomar café não demora o tempo de engolir a pequena quantidade de líquido que repousa no fundo da chávena, é bem mais que isso. Pode ser doce ou amargo, escuro e forte ou macio e descafeínado, com açúcar ou adoçante, com oui sem bagaço... mas é sempre uma boa opção.
Se estiver a correr bem, pede-se outra coisa e marca-se outro. A correr mal desmarca-se e parte-se para outra coisa com a desculpa: «É pá, tenho de ir embora. E logo agora que a conversa tava tão boa!...».

Sem comentários: