25 maio 2010

||| IR A BANHOS PARA A PRAIA DA BARRA AINDA NÃO PAGA IMPOSTO...

Estes dias de calor fizeram-me lembrar as nossas antigas idas a banhos, na praia da Barra - onde passávamos um mesinho por ano, que era um luxo. Eram bem melhores e mais descontraídos esses tempos, nem nos incomadavam os impostos. Pagava o pai, pagava a mãe.
E como vou de férias para a semana, cuidei de me preparar para elas - encomendando uma viagem. Mas qual não foi o meu espanto que, a perguntar por ela, logo fui avisado de que ia ser taxada com os mais recentes impostos criados por essa abstracção incómoda, designada por Estado Português. Ou, Governo!
Ao somar o custo dos dois novos impostos reparei na percentagem que eram do custo do bilhete de avião - e considerei-os um exagero. É nestas pequenas coisas que se vê que o governo não anda muito longe do modus operandi de um arrastão, ou de um fogo que nos entra em casa. Uns e outros passam por nós de qualquer maneira, levam tudo o que podem rapidamente, e deixam-nos com aquele ar estupefacto do estilo «isto está mesmo a acontecer ou estou num filme de mau gosto?».
Contas feitas, desisti da viagem e acho que vou voltar a banhos para a praia da Barra. É que ir para lá, ainda não paga imposto e sempre se apanham umas banhocas de borla.

Sem comentários: