08 setembro 2008

||| OS JOGOS OLÍMPICOS E ÓIS DA RIBEIRA

O ano é o dos Jogos Olímpicos, agora dos deficientes. Emocionei-me na cerimónia de abertura, ao ver a delegação portuguesa, liderada por uma atleta em cadeira de rodas.
A pista do Estádio Ninho do Pássaro estava cheia e a missão de Portugal mostrou uma nova adaptação da mascote nacional do desporto adaptado: um boné colorido, em que se destaca a estrela, símbolo dos atletas que competem ao mais alto nível. Vestido de azul e vermelho, as cores de um verdadeiro super-atleta, o Bicas pretende simbolizar o querer e a vontade dos atletas portadores de deficiência que, tal como ele, “voam sem asas”.

Em forma de boneco, Bicas já atravessou fronteiras, mas na versão boné fez hoje a sua primeira aparição na “passarele” da mais importante competição de desporto adaptado do Mundo, tornando-se provavelmente o “primeiro pássaro sem asas” a “voar... no Ninho do Pássaro."

Ao ver isto, lembrei-me da primeira pessoa que conheci numa cadeira de rodas - e que morava encostada ao cemitério velho, em Óis. Semprer pensei que fora castigada por Deus e ficara assim e a morar encostada ao cemitério. É evidente que não era nada disso, era apenas a minha loucura da infância! Ela que me perdõe!

Sem comentários: