27 setembro 2008

||| UM CARPINTEIRO...


Uma das crias cá da casa perguntou-me
hoje o que era um carpinteiro.
Um carpinteiro, perguntei-lhe eu. Um carpinteiro, exactamente, disse ele.
Fiquei a matutar: então esta criatura de Deus não sabe o que é um carpinteiro, o que é que eu ando a ensinar a este dez reis de gente, que não sabe o que é o carpinteiro!!!? E a questão e muito mais grave que o que se possa imaginar, é uam questão cultural que reduz a minha imagem sobre mim e sobre a cria.
De carpinteiro, sei da história doutrinal de S. José e
lembro-me bem do ti Alípio, atrás da igreja,
que nós espreitávamos por cima do muro, a manufacturar a madeira. A coisa que mais me impressionava, vejam lá... era ele fazer as aduelas dos toneis! Como é que era possível ele fazê-las assim, redondinhas, se eu não conhecia nenhuma árvore que fosse assim! Santa ignorância!!!
Lá expliquei à cria o que era um carpinteiro, com o cuidado de lhe revelar a minha ignorância, na matéria e em idade em que já era maior que a dela!!!
É a vida,
diria o Tónio Guterres!!!

Sem comentários: