30 setembro 2008

||| O PADRE FONSECA!!!

Anteontem foi dia de passeio, pelos lados da ria, até S. Jacinto - onde vi gente de Óis que mora lá. E eu nem sabia, filhas do sr. A. Nem fazia ideia, mas uma delas reconheceu-me e chamou-me. As nossas famílias eram próximas...
Era o meu último domingo de férias e aproveitámos para ficar à conversa, perto do cais de embarque e ela perguntou-me coisa de Óis - que eu não soube explicar. Sobre algumas.
Mas foi uma conversa muito interessante e até emocionante, duas gentes de Óis que se encontraram no istmo de S. Jacinto, a cheirar a ria que por alguns momentos me parecia a pateira. Disse-me ela que deveria ter passado perto da casa do padre Fonseca, eu fui de carro pela Murtosa. «Ele mora no Monte».
No Monte, vou procurar! O Padre Fonseca foi quem me baptizou e ainda me lembro bem dos tempos da catequese, por onde ele ia de vez em quando fazer-ns umas perguntas e parabolar a os testamentos. Procurei, mas não o vi, disseram-me que ainda é vivo mas está a morar na serra, sem me saberem dizer onde.
Fotografei este azulejo, na terra dele - o Monte, da Murtosa! É a minha recordação do Padre Fonseca!

Sem comentários: