08 abril 2009

||| AS PETAS POLÍTICAS DE 1 DE ABRIL




Estamos no mês de Abril, cujo dia primeiro é dito ser o das mentiras. E cada um espeta a peta que quer, a quem melhor lhe apetecer. É a tradição!
Também engoli uma, que me deixou a pensar: aqui no correio chegou-se a notícia de uma nova lista independente em Óis da Ribeira, nas autárquicas que aí vem, talvez lá para Outubro. «Uma lista sem ressabiados», dizia a nossa correspondente.
Não percebi essa dos ressabiados, mas pelos vistos muito atenta, lá explicou ela que a LIOR de 2005 tinha nos três primeiros lugares estavam ribeirenses que já andaram por listas partidárias, dois deles candidatos a presidentes de Junta.
Ficou-se por aqui e chamou a minha atenção para os bastidores locais: vai haver outra lista independente dos partidos, verdadeiramente independente.
Eu não sei bem o que é isso de listas verdadeiramente independentes e acho até a destrinça delas com as dos partidos como um gesto inútil – que não adianta nem atrasa.
Dei-lhe resposta e tive outra: era mentira do 1 de Abril. Não vai nada haver uma lista verdadeiramente independente. E disse ela: vão continuar as raivas, os ciúmes, as acusações, os ataques, o sangue inútil das violações do respeito, as traições aos interesse de Óis, o implacável duelo entre classes separadas pelos quilómetros que os separam no poder - como nas novelas da TVI, cheias de (des)amores e perfídias, para alimentar as históricas desavenças entre os homens.

Sem comentários: